Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am As dificuldades da Ciência e Tecnologia da Amazônia Audiência Pública da Comissão da Amazônia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
Antonio Carlos F Galvão
FÓRUM NACIONAL CONSECTI CONFAP Fórum de Secretários Municipais de CTI Natal, 25 fevereiro de 2010.
COMITÊ DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Secretaria de Educação Básica
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SUGESTÕES DA REGIÃO NORDESTE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PLENÁRIA FINAL.
Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva.
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Um Banco da Amazônia.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
O fomento ao cooperativismo mineral no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
AÇÕES CT-Petro / CNPq Flavio de Queiroz Costa COENE – Coordenação do Programa de Pesquisa em Energia - CNPq Florianópolis, 3 de agosto de 2006.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Mulheres do Amazonas em C&T Nidia Noemi Fabré Diretora técnica-científica Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Perspectivas para as Universidades Comunitárias no Contexto do Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. “Perspectivas para as Universidades Comunitárias no contexto do financiamento para.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Investir e inovar para crescer Brasília, 20 de novembro de 2007.
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Associação Brasileira
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Inclusão Social.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Os Programas Institucionais de IC e IT na DCOI Brasília, 9 de outubro de 2013 Liane Hentschke Diretora de Cooperação Institucional.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
FINANCIAMENTO.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am As dificuldades da Ciência e Tecnologia da Amazônia Audiência Pública da Comissão da Amazônia – Câmara dos Deputados José Aldemir de Oliveira – SECT Amazonas Brasília 21/6/2007

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Como enfrentar os conflitos entre governo (financiador), universidades e institutos de pesquisa (produtores de conhecimento e de tecnologia) e o setor produtivo (consumidor de know – how)”? Como enfrentar o dilema da insuficiência e da escala de financiamento? Como mudar o fato de que o conhecimento científico não se transforma em inovação e menos ainda em desenvolvimento? Como alterar a preferência das empresas em importar, adaptar, copiar tecnologias, mesmo pagando royalties? DESAFIOS

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am DESAFIOS Como fazer para que as ações de C&T se transformem em CT&D?

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am A natureza como foco Induz a visão predominante da natureza indomável pela magnitude de suas dimensões e pela inacessibilidade de seu território

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am DESAFIOS Fotos: Wolfgang Junk Foto: NEPECAB

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am BrasilNorte% Universidades Federais Universidades Estaduais Universidades Municipais500.0 Universidades Privadas - Particulares Universidades Privadas - Comunitária/Confessional/Filantrópica Centros Universitários Professores Graduados Professores com Especialização Professores com Mestrado Professores com Doutorado Fonte: INEP/CENSO 2005 DADOS COMPARATIVOS

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Fonte: CNPq/Relatório 2006 CONCENTRAÇÃO REGIONAL

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Fonte: CNPq/Relatório 2006 “Essa distorção reflete a história da ciência do país e não pode ser modificada ex-abrupto. Deve, porém, ser minorada.”

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Pressupostos A responsabilidade do Governo Federal com o desenvolvimento da Região; O princípio federativo e a soberania; A necessidade da descentralização e desconcentração de ações e recursos de C, T & I; As especificidades e diversidades intra-regionais (a realidade de cada Estado)

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am A valorização dos sistemas estaduais de C, T & I; A reciprocidade (a parceria como uma via de dupla mão); A participação da sociedade; O reconhecimento da importância da inovação como instrumento de competitividade. Pressupostos

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Secretária de Ciência e Tecnologia ENTIDADES VINCULADAS Universidade do Estado do Amazonas – UEA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas - CETAM

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Projetos financiados pelo Governo do Estado/ FAPEAM e sua distribuição nos municípios do Estado do Amazonas

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am FAPEAM A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) é a instituição do Governo, que garante os investimentos necessários para promover o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em nosso Estado. Os investimentos efetuados no atual Governo propulsionaram significativamente o sistema de C & T no Estado do Amazonas. O total de investimentos em C & T no período de 2000 a 2006 foi da ordem de R$ 81 milhões, dos quais 79% representaram investimentos do atual Governo do Estado, por meio da FAPEAM

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Fomento à Pesquisa no Amazonas é um desafio que “começou” a ser enfrentado com a SECT/FAPEAM. *A FAPEAM foi instituída em março de 2003, como órgão vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECT. *Lançou seus primeiros Editais em julho de 2003.

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Bolsas e Auxílio-Pesquisa aos PPGSS sediados no AM

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am CETAM Interior Inclusão digital Cursos de qualificação Cursos técnicos TOTAL ManausAlunos atendidos Em dois anos e seis meses de funcionamento TOTAL CETAM na Empresa

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Fonte: 1 – MCT/CT Brasil, 2005 (Balanço Gerais dos Estados) 2 - Balanço da FAPEAM 3 – FAPEAM - Dados até julho de 2006 Investimentos em C&T 2000 – ,7 % dos Investimentos em C&T no Amazonas se deram a partir da institucionalização do Sistema SECT/FAPEAM. R$ 70,4 milhões

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am R$ ,14 (Novos Convênios) Convênios Celebrados Captação de R$ 22 milhões para investimentos no período de Valor Total – Novos Convênios Vigência 2010 Convênio MS/CNPq - PPSUS Valor global (R$ 1,00) ,00 Concedente (R$ 1,00) ,00 FAPEAM (R$ 1,00) , CNPq - PRONEX , , , CNPq - DCR , , , CNPq - PIBIC - JR , , , FIOCRUZ ,00 0,00 FIOCRUZ ,00 0,00 FIOCRUZ ,00 0, FINEP ESTRUTURANTE , , , FINEP EVENTOS , , , , , , , , , , , , , , , , , , , CNPq - PPP , , ,00 FINEP - GENOPROT , , , , , , , , , , , , ,36 CAPES

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Os problemas de C&T na Amazônia não decorrem da falta de Diagnósticos: Fórum de Secretários de C&T Fórum de Pró-Reitores

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Formação: Atração e formação e fixação de recursos humanos avançados para a Região -Proposta da SBPC 10 mil doutores em áreas estratégicas e em locais estratégicos. -Programas como o DCR do CNPq em convênios com o Estado. Prioridades

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am  Implementação de um programa integrado de educação tecnológica voltado para vocações meso e microrregionais;  Implantação e/ou implementação, pelo Governo Federal, de pelo menos um Centro de Excelência em cada Estado da Região Norte; Prioridades

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Prioridades  Apoio do Governo Federal ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais, fundamentais para o processo de inclusão social;  Implantação e/ou implementação de programas de tecnologias apropriadas para inclusão social em todos os Estados da Região;  Recuperação, modernização e ampliação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica da Região;

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Prioridades  Instalação de uma infra-estrutura laboratorial de suporte ao desenvolvimento tecnológico (tecnologias industriais básicas) na Região;  Consolidação e fortalecimento dos sistemas estaduais de ciência e tecnologia, com ênfase na constituição de organismos próprios;  Garantia, mediante todos os instrumentos legais, da continuidade e sistematicidade de políticas estaduais de financiamento de ciência e tecnologia.

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am  Não contingenciamento do CT- Amazônia -

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am  CT-Amazônia - fundo setorial que recebe aporte de recursos da lei de informática local. Os recursos do CT-Amazônia são depositados em uma conta do FNDCT e representam 0,5% do faturamento das empresas incluídas na lei de informática.

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Resumo dos problemas: Resumo dos problemas: – Falta de orçamento em 2003, com perdas aproximadas de 33 milhões para a região. – Falta de orçamento em 2003, com perdas aproximadas de 33 milhões para a região. - Orçamento muito inferior à arrecadação em 2004, com perdas de valor superior a 10 milhões. - Orçamento muito inferior à arrecadação em 2004, com perdas de valor superior a 10 milhões. – Contingenciamento de 3,5 milhões em – Contingenciamento de 3,5 milhões em 2007.

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am  Funcionamento urgente do CBA.

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am A Amazônia é importante porque contém vida, vidas da natureza. Porém, muito mais do que pelo fatalismo de uma vida governada pela determinação da natureza, há a cultura amazônica que se estrutura como lógica e como razão, da qual também compartilha o sonho, a esperança e a resistência. A Amazônia é importante porque contém vida, vidas da natureza. Porém, muito mais do que pelo fatalismo de uma vida governada pela determinação da natureza, há a cultura amazônica que se estrutura como lógica e como razão, da qual também compartilha o sonho, a esperança e a resistência.

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am Muito Obrigado!