Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Advertisements

Exercicio 1 Dados três valores X, Y e Z, Faça um programa em C para verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, se forem,verificar.
Exercícios Extras 5 pontos
ALGORÍTMOS E ESTRUTURA DE DADOS SLIDE - 2
Programação de Computadores - 2
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Comandos condicionais
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Algoritmo Exibe a nota de um aluno aprovado
Comandos de Repetição Comando Para-Faça
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
ALGORITMOS.
Estrutura de Decisão Multipla
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
BC-0505 Processamento da Informação
1.2 Variaveis - conceito Podemos imaginá-la como uma caixa com tampa que pode conter algum dado. Se precisarmos conhecer esse dado, abrimos a tampa da.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
ESTRUTURAS DE CONTROLE
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Algoritmo e Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Algoritmo e Estrutura de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura de Repetição
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados.
Algoritmos.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Lógica de Programação EAGS SIN – Módulo II
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Professor: André L. R. Didier Autor: Francisco Airton
Algoritmo Triângulo Problema: Precisa-se de um programa capaz de ler três valores para os lados de um triângulo e verificar se os lados fornecidos formam.
Algoritmos – Exercícios
1Unidade – Estrutura Condicional SE Algoritmos e Linguagens de Programação Estrutura Condicional SE Faculdade INED – Abril 2007 Prof. Edwar Saliba.
Funções Prof. Márcio.
GEOMETRIA DE POSIÇÃO Matemática Dorta.
Aula 4 Comandos de Repeti çã o Prof. Filipe Mutz..
Vetores em C# Kaio Dantas IFRN Vetores int[] números = new int[5]; números[0] = 1; números[1] = 5; números[2] = 10; números[3] = 55; números[4]
IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura de Repetição Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Algoritmos Grupos de Slides No 1. Prof. J. M. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS.
Prof. Tertuliano Estrutura Condicional em C++
Fundamentos de Programação 1 Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Laços de Repetição em C” 1.
Introdução a Programação Aula 05 Jackson Eduardo
Adriano A. Ribeiro. Escolha...Caso Em algumas situações é necessário termos várias soluções ligadas a respostas diferentes. Temos então o comando de alternativa.
Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva
Determinantes e Sistemas Lineares parte I Profª Juliana Schivani Laplace (1749 – 1827) Pierre Sarrus (1798 – 1861) Jacobi (1804 – 1851)Cramer (1704 – 1752)
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Fundamentos de Programação 1 Slides 7 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Funções” 1.
Algoritmos Grupos de Slides No 4. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão de múltipla escolha “escolha-caso” switch case Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e.
Fundamentos de Programação1 Aula N. 01 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Introdução e elementos principais” 1.
Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Fundamentos de Programação 1 Linguagem C Slides 03 – ‘Vetores’ Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Estrutura de Dados Homogêneas “Vetores” 1.
Computação – Informática Aula N. 05 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Matrizes em C” 1.
PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA HP-12C. A MÉMÓRIA BÁSICA DA HP-12C A MÉMORIA BÁSICA DA HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE POSSUI 8 LINHAS A HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
ESTRUTURAS DE CONTROLO Estrutura sequencial: é um conjunto de instruções em que são executadas pela ordem em que aparecem escritas no programa. Mas como.
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Algoritmos e Estruturas de Dados I
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Estruturas de Decisão
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Transcrição da apresentação:

Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Estrutura Condicional A estrutura condicional permite a escolha de um grupo de ações a ser executado quando determinada condição, representada por uma expressão lógica, é ou não satisfeita. Esta estrutura pode se apresentar de duas formas: 1.Estrutura Condicional Simples 2.Estrutura Condicional Composta

Estrutura Condicional 1. Estrutura Condicional Simples Formato : Se condição então sequência de comandos Fim se Neste caso, a sequência de comandos só será executada se a condição for verdadeira. Exemplo 1: Faça um algoritmo que leia um número e o imprima caso ele seja maior que vinte. Algoritmo Algoritmo inteiro: num Inicio leia (num) se (num>20) então escreva (“O numero”, num, “eh maior que 20”) escreva (“O numero”, num, “eh maior que 20”) fim se fim seFim

Estrutura Condicional Exemplo 2: Faça um algoritmo que leia dois valores numéricos inteiros e calcule sua soma. A soma será impressa se o resultado for maior que 20 Algoritmo inteiro: a,b,c Inicio leia (a,b) c ←a+b se (c>20) então escreva (“A soma de ”,a,”e”,b,”, e igual a: “, c) escreva (“A soma de ”,a,”e”,b,”, e igual a: “, c) fim se Fim

Estrutura Condicional 2. Estrutura Condicional Composta Formato : Formato : Se condição então Se condição então sequência A de comandos senão senão sequência B de comandos Fim se Fim se Neste caso, a sequência A de comandos só será executada se a condição for verdadeira e a sequência B de comandos só será executada se a condição for falsa.

Estrutura Condicional Exemplo 3:Faça um algoritmo que leia dois números e realize a soma. Caso a soma seja maior que 20, deverá se somar a ela 8 e imprimir este novo valor, caso o valor seja menor ou igual a vinte, este deverá ser apresentado subtraindo­-se 5. Algoritmo inteiro: a,b,c Inicio leia (a,b) c ←a+b se (c>20) então c ←c+8 senão c ←c-5 fim se escreva (c) Fim

Estrutura Condicional Exemplo4: Faça um algoritmo que dadas três notas de um aluno, determine a média e imprima o conceito Aprovado ou Reprovado, para média >=7 e <7 respectivamente. Algoritmo real: nota1,nota2,nota3,media Inicio leia (nota1,nota2,nota3) media ←(nota1+nota2+nota3)/3 se (media>=7) então escreva (“Aprovado”) senão escreva (“Reprovado”) fim se Fim

Estrutura Condicional Composta Exemplo 5. Faça um programa que leia um número inteiro e verique se o mesmo é par ou ímpar.

Estrutura Condicional Composta Algoritmo inteiro: num Início Leia (num) Se (mod(num,2)=0) então escreva (“O número”, num,”é par”) senão escreva (“O número”, num,”é ímpar”) fim se Fim Exemplo 5. Faça um programa que leia um número inteiro e verique se o mesmo é par ou ímpar.

Estrutura Condicional Composta Algoritmo inteiro: senha SENHA_VERDADEIRA=12345 Início Leia (senha) Se (senha=SENHA_VERDADEIRA) então escreva (“Senha verdadeira”) senão escreva (“Senha falsa”) fim se Fim Exemplo 6. Faça um programa em que o usuário digite uma senha numérica, e o algoritmo deverá reconhecer se a senha é verdadeira ou falsa, de acordo com um valor estabelecido previamente no algoritmo.

Estrutura Condicional Simples Algoritmo inteiro: ano Início leia (ano) se (mod(ano,400)=0 ou (mod(ano,4)=0 e mod(ano,100)<>0) então escreva (“O ano”, ano,”é bissexto”) fim se Fim Exemplo 7. Verificar se um determinado ano, fornecido pelo usuário, é bissexto. Um ano é bissexto se for divisível por 400 ou se for divisível por 4 e não for divisível por 100. Exemplos: 1988, 1992, 1996, Repare que 1900 não é bissexto.

Estrutura Condicional Composta Algoritmo inteiro: idade, tempo Início leia (idade, tempo) se (idade>=65 ou tempo>=30 ou (idade>=60 e tempo>=25)) escreva (“Pode se aposentar”) senao escreva (“Não pode se aposentar”) fim se Fim Exemplo 8. Leia a idade e o tempo de serviço de um trabalhador e escreva se ele pode ou não se aposentar. As condições para aposentadoria são: Ter pelo menos 65 anos de idade. Ou ter trabalhado pelo menos 30 anos. Ou ter pelo menos 60 anos e ter trabalhado pelo menos 25 anos.

Estrutura Condicional 01. Faça um algoritmo que permita a leitura de um numero e informe se ele é ou não é divisível por 5. 02) Faça um algoritmo que permita a leitura de um número e informe se ele é divisível por 3 e por 7. 03) Faça um algoritmo que permita a leitura do ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual e imprima a idade da pessoa. Não se esqueça de verificar se o ano de nascimento é um ano válido. 04) Faça um algoritmo que permita a leitura de um nome, sexo e idade de uma pessoa. Se a pessoa for do sexo feminino e tiver menos de 25 anos, imprima nome e a mensagem: ACEITA. Caso contrário, imprima o nome e a mensagem: NÃO ACEITA.

Estrutura Condicional 05) Um número n no intervalo de 100 a 999 é chamado número de Angstron se n obedece a seguinte regra: n = centenas 3 + dezenas 3 + unidades 3 Exemplo: 153 = Escreva um programa que leia um número inteiro no intervalo [100;999] e verique se é um número de Angstron.

Estrutura Condicional Desvio condicional aninhado: Usado para tomadas de decisões para mais de 2 opções. Exemplo: se condição então seqüência A de comandos senão se condição então seqüência B de comandos senão seqüência C de comandos fim se

Estrutura Condicional Exemplo 9) desvio condicional aninhado: Escreva um algoritmo que determine o grau de obesidade de uma pessoa, sendo fornecido o peso e a altura da pessoa. O grau de obesidade é determinado pelo índice de massa corpórea (massa=peso/altura 2 ) através da tabela abaixo Indice Massa corpórea Grau de obesidade <26Normal >=26 e <30Obeso >=30Obeso mórbido

Estrutura Condicional Algoritmo<grauobesidade> real : peso,altura,indicemassa literal:grauobesidadeInicio leia (peso,altura) indicemassa←peso/altura**2 se (indicemassa<26) então grauobesidade ←”normal” senão senão se (indicemassa<30) então grauobesidade ←”obeso” senão grauobesidade ←”obeso morbido” fim se escreva (grauobesidade) Fim

Estrutura Condicional Aninhada Exemplo 10: Faça um algoritmo que leia três valores inteiros, determine e imprima o menor deles (suponha números diferentes) Algoritmo Algoritmo inteiro: a,b,c,menor Inicio leia (a,b,c) se (a<b e a<c) então menor ←a senão se (b<c) então menor ← b senão menor ← c fim se escreva (menor) Fim

Estrutura Condicional Aninhada Exemplo 10: (outra solução) Algoritmo Algoritmo inteiro: a,b,c,menor Inicio leia (a,b,c) se (a<b) então menor ←a senãomenor←b fim se se (c<menor) então menor ← c fim se escreva (menor) Fim

Estrutura Condicional Aninhada Exemplo 11 O Botafogo Futebol Clube deseja aumentar o salário de seus jogadores. O reajuste deve obedecer a seguinte tabela: Escreva um algoritmo que leia o nome e o salário atual de um jogador, e exiba o nome, o salário atual e o salário reajustado. Salário atualAumento < =100020% >1000 e <=500010% >50000%

Estrutura Condicional Aninhada Exemplo 12. Dados três valores distintos, faça um algoritmo que os coloque em ordem crescente (suponha números diferentes)

Estrutura Condicional A. Algoritmo Real: a, b, c,aux Inicio leia (a,b,c) se (a>b ou a>c) então se (b<c) então aux ←a a ←b b ←aux senão aux ←a a ←c c ←aux fim se se (b>c) então aux ←b b ←c c ←aux fim se escreva (a,b,c) Fim

Estrutura Condicional Aninhada Exemplo 12 (outra solução)

Estrutura Condicional A. Algoritmo Real: a, b, c,aux Inicio leia (a,b,c) se (a>b ) então aux ←a a ←b b ←aux fim se se (a>c) então aux ←a a ←c c ←aux fim se se (b>c ) então aux ←b b ←c c ←aux fim se escreva (a,b,c) Fim

Estrutura Condicional Aninhada Exemplo 13 Dados três valores x,y e z, verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, se forem, verificar se é um triângulo eqüilátero, isósceles ou escaleno. Se eles não formarem um triângulo, escrever uma mensagem. Revisão: O comprimento de cada lado de um triângulo é menor do que a soma dos comprimentos dos outros dois lados Chama-se de triângulo equilátero ao triângulo que tem os comprimentos dos três lados iguais. Chama-se triângulo isósceles ao triângulo que tem os comprimentos de dois lados iguais. Chama-se triângulo escaleno ao triângulo que tem os comprimentos de três lados diferentes.

Estrutura Condicional Aninhada Algoritmo Real: x,y,z Inicio leia (x,y,z) se (x<(y+z) e y<(x+z) e z<(x+y)) então se (x=y e x=z) então escreva (“triângulo equilátero”) senão se (x=y ou x=z ou y=z) então escreva (“triângulo isosceles”) senão escreva (“triângulo escaleno”) fim se senão escreva (“não existe triângulo”) fim se Fim

Estrutura Condicional – Exercícios Resolver a lista de estrutura condicional preparada pelo monitor e enviada ao da turma.