Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

Articulação no Semi-Árido Brasileiro
O MINISTÉRIO PÚBLICO EM DEFESA DAS ÁGUAS
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica
Aproveitamento de Água de Chuva
É UM BEM DA NATUREZA INESGOTÁVEL ?
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.
Recursos hídricos Ciências Naturais.
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
Trabalho realizado por: Beatriz Gonçalves Laura Brito
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR
22 de MARÇO de 2013 Dia Mundial da Água
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
« Pela sede aprendemos a água. » Emily Dickinson
Reaproveitamento da Água de Chuva
22 de março Dia Mundial da Água
ÁGUA.
PROJETO ÁGUA.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
PARA A SUSTENTABILIDADE
A Água e o Futuro.
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
Assunto: A Estiagem no Paraná Atualmente, o Paraná vem sofrendo com a falta de chuvas e, conseqüentemente, com a seca. Atualmente, o Paraná vem sofrendo.
A FOME NO MUNDO.
Água.
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
«Pela sede aprendemos a água.» Emily Dickinson
A sede « Pela sede entendemos a água. » Emily Dickinson.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
Engenheiro civil Plinio Tomaz
Limites de Água Potável
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
Escola: Coopen Série: 4º ano B Alunos: Maria Eduarda Campos e Arthur
junho 2014 Ariel Gui Cesinha agosto assinaturas petição.
CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
Escola: Coopen Série: 4º ano A Alunos: Marina e Pedro Paulo.
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
AMBIENTE É o lugar onde crescem as plantas….
Camila Comassetto e Amanda Scherer
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
ÁGUA.
Maneiras de Reutilizar e Economizar a água
Apresenta:.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Ano Internacional da Água Doce
Água a energia da vida.

Canudos.
PROF. ADEMIR AMARAL.
no nordeste brasileiro
Recursos Hídricos.
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
ÁGUA DOCE O ouro de século 21. O consumo mundial de água subiu cerca de seis vezes nas últimas cinco décadas.
Desde 1976, a FIDO, sediada na cidade de Olímpia (SP), atua em cinco segmentos: caixas d'água, reservatórios de pequeno, médio e grande porte, bebedouros.
Transcrição da apresentação:

Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro. A importância da captação e armazenamento da água de chuva para o abastecimento humano, a dessedentação animal e a produção de alimentos no meio rural Semiárido. Pistas para superar a crise hídrica no Brasil.

Abrangendo uma área de 969. 589,4 km2 e 1 Abrangendo uma área de 969.589,4 km2 e 1.134 municípios, sua população corresponde a 22.581.687 habitantes, representando 11,8% da população brasileira, o Semiárido brasileiro, um dos maiores, mais populosos e também mais chuvosos do planeta

2010/2015 1982 1952 1932 1915 1877/1878 1845 1816 (...) 1559 * Da chegada dos Portugueses aos dias atuais já somam 72 secas (40 anuas e 32 plurianuais)

... para escapar da “velha do chapelão” – como a fome era conhecida no imaginário do Semiárido. Trilhos do campo de concentração no Nordeste brasileiro, seca de 1932 Para inserir este slide em sua apresentação   Salve este modelo como uma apresentação (arquivo .ppt) em seu computador. Abra a apresentação que conterá o slide da imagem. Na guia Slides, coloque o ponto de inserção após o slide que precederá o slide da imagem. Procure não selecionar o slide errado. O ponto de inserção deve estar entre os slides. No menu Inserir, clique em Slides de Arquivos. Na caixa de diálogo Localizador de Slide, clique na guia Localizar Apresentação. Clique em Procurar, localize e selecione a apresentação que contém o slide da imagem e clique em Abrir. Na caixa de diálogo Slides de Arquivos, selecione o slide da imagem. Marque a caixa de seleção Manter formatação original. Se você não marcar essa caixa de seleção, o slide copiado herdará o design do slide que o precede na apresentação. Clique em Inserir. Clique em Fechar. O Besouro - primeira página de edição de 20 de julho de 1878, marco do fotojornalismo brasileiro

“O problema do Nordeste não é a falta de chuva, mas, o sub-aproveitamento, da água, dos 700 bilhões de metros cúbicos que caem por ano, 92% se perdem porque não há reservatórios para captá-los e também pela ação normal da evaporação,” Revista Veja de 24 de março de 1993

As soluções quase sempre são endógenas; O pequeno, simples e barato em detrimento do grande, complexo e caro; É preciso sistematizar o que existe e propor ampliar a escala; A solução tem que ser para todas as pessoas; As pessoas não querem ser assistidas, elas querem e precisam participar.

Cisterna Cisterna Calçadão Barragens Subterrâneas Tanques de Pedra Bomba D’água Popular Infraestruturas hídricas para armazenar água para beber e produzir alimentos

NORMAIS CLIMATOLÓGICAS

USOS DA ÁGUA No Brasil 200 litros diários de água são destinados ao consumo doméstico, assim distribuído: 27% consumo (cozinhar e ingerir água), 25% higiene (banho e escovar os dentes), 12% lavagem de roupa; 3% outros (lavagem de carro) e 33% em descargas das bacias sanitárias. A economia poderá chegar a 1/3 caso exista duas redes de reuso: uma de água de chuva e outra resultante dos banhos e lavagens (NOGUEIRA apud TORDO, 2004).

DIMENSÕES NECESSÁRIAS Acesso; Qualidade; Gestão. Podemos mudar esta realidade...

Dados das Nações Unidas apresentados no 6º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, 2012 são alarmantes: 1,7 bilhões de pessoas não tem acesso à água potável – equivalente a 18% da população mundial; 2,2 milhões morrem a cada ano por causa de doenças de veiculação hídrica; Até 2025, se for mantido o padrão de consumo e os altos índices de poluição, dois terços da população do planeta poderá sofrer escassez moderada ou grave de água; A previsão para 2050 é que apenas um quarto da humanidade terá água para satisfazer suas necessidades básicas.

www.asabrasil.org.br barbosa@asabrasil.org.br