Revoluções Inglesas Séc. XVII E a Crise do Antigo Regime. Capítulo 18. P.333-337.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

ABSOLUTISMO FRANÇA E INGLATERRA.
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
Presbiterianos e puritanos Liberdade de organização e discussão
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Revolução Puritana ( ) Revolução Gloriosa (1689)
ABSOLUTISMO EUROPEU.
A REVOLUÇÃO INGLESA.
REVOLUÇÃO INGLESA Antecedentes da Revolução:
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INGLESA ( ) Prof° Davi Ruschel.
Revolução Inglesa.
Correção exercícios Iluminismo Revoluções Inglesas REUNIÃO DE PAIS
Revoluções Burguesas TESE: Fundamental para a consolidação do capitalismo, na medida em que serão elas que contribuirão para abrir caminho para a superação.
Prof. Emerson Guimarães
Revolução inglesa.
- VANGUARDAS ILUMINISTAS -
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
- VANGUARDAS ILUMINISTAS -
MONARQUIA ABSOLUTISTA E PARLAMENTAR
A REVOLUÇÃO INGLESA SÉCULO XVII
REVOLUÇÃO INGLESA.
REVOLUÇÕES INGLESAS.
Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia.
Revolução Inglesa.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
História Prof° Felipe Augusto. Carlos II Guilherme III.
As Revoluções Inglesas
Avaliação Mensal: 7º A . B : 31/10 7º C: 01 /11
REVOLUÇÃO INGLESA ou REVOLUÇÃO GLORIOSA
Formação da ordem capitalista
O mercantilismo (Séc. XV-XVIII)
REVOLUÇÕES INGLESAS.
Revoluções Liberais Burguesas
A primeira REVOLUÇÃO BURGUESA SÉCULO XVII
AS REVOLUÇÕES INGLESAS DO SÉCULO XVII
COLÉGIO CEME Profº Bergson Vieira Disciplina: História
REVOLUÇÕES INGLESAS PROF. RICARDO SCHMITZ.
Consequências da Revolução Inglesa − 1688
Revolução Inglesa Morte ao Rei.
Professor Edley
Revolução ou Revoluções Inglesas? Revolução ou Revoluções Inglesas? Revolução Puritana Revolução Gloriosa.
AS REVOLUÇÕES INGLESAS
A Revolução Inglesa (século XVII)
Revisão.
Puritana e Gloriosa Século XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas
Revolução Burguesa ou Liberal
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
Cap. 06 Formas específicas de Absolutismo na Europa.
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
• O que foi a Revolução Inglesa?
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
Absolutistas França Inglaterra. Absolutismo Francês GUERRAS DE RELIGIÃO atrasou o absolutismo. Início: massacre dos protestantes em Vassy (1º/03/1562.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
PARTE 2. A Revolução Inglesa A Inglaterra passou por uma verdadeira “revolução” e iremos saber os motivos. Antes disso, precisamos saber sobre um documento:
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
REVOLUÇÃO INGLESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
“Temei a Deus, honrai o rei”
Revolução Inglesa Absolutismo Revolução Inglesa. Absolutismo Inglês Atraso por causa Guerra de 100 anos ( ) com França e guerra interna – Duas.
Profª - Giovanna Ribas. Contexto / antecedentes  ABSOLUTISMO;MERCANTILISMO;DOGMAS RELIGIOSOS x A scensão da burguesia; Cercamentos, Surgimento da Gentry,
ABSOLUTISMO INGLÊS Características originais 1.1. Magna Carta (1215) - fixava direitos e deveres do Rei e seus vassalos - imposto só com consentimento.
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Professor Romildo Tavares
Revolução Inglesa.
Revolução Inglesa.
Transcrição da apresentação:

Revoluções Inglesas Séc. XVII E a Crise do Antigo Regime. Capítulo 18. P

Revoluções Inglesas Jaime I Petição De Direitos Convocação do Parlamento Morre Carlos I Bill of Rights 1688/1689 Início Rev. Gloriosa Rep. Puritana 1660 Assume Carlos II Morre Elizabeth. Fim dinastia Tudor.

Revoluções Inglesas Jaime I, que sucedeu Elizabeth tomou medidas que desagradaram aos burguesas como a elavação de impostos na alfândega. Em 1627 deixou o trono para seu filho Carlos I Carlos I – prosseguiu política de arrecadação de receitas e domínio do Estado sobre atividades produtiva. Mandou para prisão os que não respeitassem medidas fiscais.

Revoluções Inglesas O Parlamento mobiliza-se através da Petição de direitos que afirma que a Coroa não poderia mais recolher impostos sem a aprovação do Parlamento. Carlos I, depois de ceder à pressão dissolveu o Parlamento para não ter maiores problemas. O órgão ficou sem funcionar durante 11 anos.

Revoluções Inglesas Porém, foi necessário reunir o Parlamento 11 anos depois para discutir a arrecadação de fundos na guerra contra a Escócia que desejava tornar-se independente política e religiosamente. O Parlamento conseguiu fazer pressão e obter decisão sobre assuntos tributários, além de estar apto a revogar ações de Carlos I

Revoluções Inglesas Eis, que surgiu Oliver Cromwell, o líder puritano e dos Cabeças Redondas, isto é dos defensores do Parlamento. Ele queria limitar o poder da Igreja anglicana a nível estatal

Revoluções Inglesas Cromwell criou o Novo Exército Modelo composto por ricos senhores rurais e religiosos exaltados. Cromwell foi responsável pela execução de Carlos I

Revoluções Inglesas Tem início o Período da República ou Commonwealth ( ) Figura Central Oliver Cromwell. Porém ele se encontrou com um caldeirão de interesses Interesses dos religiosos exaltados puritanos que tentavam preservar suas igrejas Ricos membros do parlamento e burgueses que queriam defender suas propriedades Interesses de camadas pobres do exército que estavam insatisfeitas com o regime monárquico- niveladores que queriam o voto universal

Revoluções Inglesas Os niveladores não notaram alteração na ordem social e muitos deles foram executados por ordem de Cromwell!! Além disso os irlandeses que faziam parte da Grã-Bretanha e eram católicos viam com desconfiança o próprio Cromwell. Com a morte de Cromwell assumiu o poder seu filho Ricardo que não conseguiu resistir às pressões......

Revoluções Inglesas Carlos II fez a restauração da monarquia e governou como o apoio dos burgueses. Instituiu o “habeas corpus”, ou direito de responder em liberdade à uma acusação criminal, proibiam-se prisões arbitrárias. O sucessor de Carlos II foi seu irmão Jaime II que tinha vínculos estreitos com o absolutismo francês e conselheiros católicos- o que desagradava a muitos ingleses.

Revoluções Inglesas Para controlar a situação entrou no lugar de Jaime II. Guilherme de Orange- protestante, e genro de Jaime. Orange comprometeu- se a respeitar o Parlamento.

Revoluções Inglesas Essa passagem para o governo de Orange em 1688 ficou conhecida como Revolução Gloriosa. São características da Rev. Gloriosa: _respeito pelos direitos essenciais através da Bill of Rights (Carta dos Direitos) _ estabelecimento de uma monarquia constitucional e Parlamentarista.

Revoluções Inglesas A Bill of Rights também estabelecia: - Que o rei deveria respeitar as decisões do Parlamento. - Que o rei criaria impostos e estruturas econômicas que favorecessem o desenvolvimento econômico e a comercialização de produtos.