PARNASIANISMO LITERATURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Introdução ao Romantismo
Vanguardas e Modernismo
O romantismo I – Contexto Histórico.
O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.
Mario Raul de Moraes Andrade
Parnasianismo.
PARNASIANISMO Profª. Mara Magaña.
Escolas literárias e tradições artísticas
A POESIA DO FINAL DO SÉCULO XIX
Classicismo.
PARNASIANISMO temas e estilos
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
PARNASIANISMO – 1850 Valéria Lima
ORIGENS, CARACTERÍSTICAS & AUTORES
PARNASIANISMO PRODUÇÃO LITERÁRIA.
Raimundo Correia.
Introdução aos gêneros literários
Classicismo.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Parnasianismo.
Anton Raphael Mengs – Apolo e as musas no Parnaso
Parnasianismo No Brasil.
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
RENASCIMENTO CULTURAL
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa
CLASSICISMO Renascimento.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Grupo: Bruno, Claudia, Felipe B., João Lucas, Lyara. Série: 2B
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Revisão – professora Margarete
Prof.ª Patrícia tavares
Parnasianismo.
Antologia Poética do Romantismo
Parnasianismo final do século XIX origem - França
CLASSICISMO.
CLASSICISMO Renascimento.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
EU SOU UMA POETISA.
PARNASIANISMO.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Crônica.
Parnasianismo.
DICAS DE LITERATURA.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Parnasianismo.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
A poesia Parnasiana.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
PARNASIANISMO (final de 1870 – 1922)
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Parnasianismo Turma: ADM3AM Prof. Chico Arruda.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Transcrição da apresentação:

PARNASIANISMO LITERATURA

Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, a “Tríade Parnasiana”. | Foto: Reprodução

Introdução Surgido no Século XIX na França, o Parnasianismo apareceu como um movimento opositor ao Romantismo, tentando lutar contra o descuido textual e o sentimentalismo exagerado. O interesse pela beleza trouxe a arte pela arte, com textos rebuscados e o culto à forma. O próprio nome dado remete à Parnasos, o lar das musas na mitologia grega, e o estilo retomou conceitos da Antiguidade Clássica como o racionalismo. A perfeição na escrita e a inspiração da arte, sendo a principal característica parnasiana a valorização do soneto, da métrica, da rima, foram os pontos mais importantes dessa escola literária.

No Brasil O surgimento do Parnasianismo no Brasil foi marcado pela publicação da obra “Fanfarras”, de Teófilo Dias, em 1882, embora tenha ganhado força com os nomes Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia. O Parnasianismo foi um movimento de estilo poético que marcou bastante a elite brasileira no final do século XIX. No começo do movimento, ele apresentava nítida influência francesa, valorizando a forma e o culto à arte sempre. Com o passar dos tempos, os parnasianos brasileiros não seguiram todos os acordos propostos pelos franceses, pois muitos dos poemas apresentavam subjetividade e preferências voltadas ao que acontecia de fato no Brasil, algo que contrariava o “universalismo”, característica do Parnasianismo francês. Os temas universais que apareciam na França se opunham ao individualismo romântico que mostrava os aspectos pessoais, os desejos, sentimentos e aflições do autor.

Principais características da poética parnasiana A poética parnasiana se baseia no binômio culto da forma/objetividade temática, em uma postura totalmente antirromântica. A objetividade temática surge como uma negação ao sentimentalismo romântico, tentando atingir a impessoalidade e impassibilidade. Era uma poesia carregada de descrições objetivas e impessoais, se opondo ao subjetivismo decadente do universalismo francês. Foi uma poesia de meditação filosófica, no entanto artificial.

Principais características da poética parnasiana Retomava os conceitos da Idade Antiga clássica: o racionalismo e formas perfeitas. Suas poesias tinham uma perfeição formal, com forma fixa dos sonetos, métrica dos versos alexandrinos (12 sílabas poéticas) e decassílabos perfeitos, rima rica, rara e perfeita. O poeta evitava utilizar as palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas mais ricas na estética.

Principais autores do parnasianismo brasileiro e suas obras Autores e Obras Autores e Obras Adalberto de Oliveira: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916). Olavo Bilac: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906), Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade, Crônicas (1916), Tarde (1919). Raimundo Correia: Primeiros Sonhos (1879), Sinfonias (1883), Versos e Versões (1887), Aleluias (1891), Poesias (1898). Curiosidade: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formaram a chamada “Tríade Parnasiana”.