Somos todos seres sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
Dinâmica e Gênese dos Grupos
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Psicologia das Relações Interpessoais
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Indivíduos e sociedade:
O Principio de convivência na Sociedade
Principais características da Escola de Relações Humanas
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
O Marxismo de Adam przeworski
Revisão para Avaliação I
A CONDIÇÃO HUMANA.
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
O PROCESSO CIVILIZADOR
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Linguagem verbal.
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
Cultura.
A Sociedade humana: generalidades
O homem, ser sociocultural
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
Max Weber e as ações sociais
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Gestão Estratégica de Pessoas
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
CULTURA O QUE É?.
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE Sociologia. Pontos de enfoque: O homem é um animal diferente dos outros porque não age instintivamente mas necessita de.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Socialização.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Socialização e sociedade da informação
PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Comportamento Organizacional
CULTURA: uma palavra muitas definições
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Matriz de avaliação processual
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Somos todos seres sociais convivência com outras pessoas Homem dependência das outras pessoas Desenvolveu a capacidade de se Homem comunicar e interagir com outros indivíduos (sociabilidade)

Humano Homem vivendo em sociedade Portanto, um aspecto fundamental da existência do homem, é sua vida social, os aspectos relacionados a coletividade. Para viver em sociedade os homens desenvolveram diversos padrões de entendimento e compreensão dos eventos sociais e naturais. Moral Valores Costumes Assim como Regras Leis Sentimentos Cria e organiza artifícios simbólicos que representam e expressam esses fatores

Relações Sociais As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na sociedade, ao mesmo tempo que as estimulam e interferem nelas.

Socialização Quando surge a Cultura? Processo pelo qual ao longo da vida a pessoa aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura da sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, adaptando-se assim ao ambiente social em que vive.

De acordo com seus conhecimentos sobre as Ciências Sociais assinale a alternativa incorreta. a) O estudo de como os seres humanos se relacionam na vida social, das formas pelas quais interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores, das coisas que produzem e das trocas simbólicas no curso dessas relações constituem tarefa de um grupo de disciplinas reunidas sob o nome de Ciências Sociais. b) As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na socieda­de. c) O objeto de estudo das Ciências Sociais são os seres humanos no contexto de sua esfera individual, particular. Não identificamos a necessidade da convivência entre os indivíduos, nem de uma relação de dependência entre as pessoas numa sociedade. d) A sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais. Por isso, podemos analisar a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como no nível da forma ou estrutura de tais relações, posto que estas aparecem personificadas no entendimento, nas normas e regras que regulam a conduta social. e) O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio social e natural em que vive. Forma-se de determinada ma­neira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com a estrutura social em que vive, mas também a transforma com suas ações.