Tolerância. A tolerância é hoje uma noção fortemente enaltecida, reconhecida por vários Estados em declarações de direitos internacionais como o sustentáculo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OBJETO: O SIGNIFICADO DE CERTAS AFIRMATIVAS DE JESUS
Advertisements

da palavra/do diálogo/ de visão crítica
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
ÉTICA AULA TEÓRICA 13 9 DE Dezembro de 2008
Filosofia - 6º Ano DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS
Análise de contos Realismo
Serão os valores morais universais?
Metodologia apologética: alguns sistemas
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
1 Samuel 4,1-11 Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer,
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
Teorias do Conhecimento
O Cachorro e o Coelho.
“Não questionar a vida é trilhar em um labirinto
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
ACREDITE SE QUISER.
O Segredo do Sucesso.
O Poder da Palavra.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
O I L U M N S Professor: Odair.
Gúbio, uma cidade na Úmbria, estava tomada de grande medo.
INTOLERÂNCIA É....
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Em busca de uma compreensão
Palavra de vida Julho de 2012.
O Segredo do Sucesso.
Ação Social Inclusão Social.
Ah!! a amizade!! ah!! a amizade!!.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Chiara Lubich – Novembro de 2009
ACREDITE SE QUISER.
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
“Não falem tão orgulhosamente, nem saia de sua boca tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens. 2 Sm 2.3.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Por um mundo mais digno.
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Jesus chama os doze discípulos
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
Em certa esquina por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:
Racismo, Preconceito, Discriminação.
Lei de justiça, amor e caridade
O iluminismo O período histórico marcado entre os Sécs. XV a XVIII se caracteriza por uma produção filosófica intensa, dando inicio a uma série de transformações.
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
No mundo de hoje, vemos que o BEM e o MAL caminham juntos. Por que Deus permite tudo isso? Por que não intervém para castigar os pecadores? A Liturgia.
Prof. Ricardo Filosofia
Leitura e interpretação de texto
Introdução à História Medieval
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
ENFRENTANDO OBJEÇÕES.
Trigo e Joio.
O ÚLTIMO SOCIALISTA A. Lana.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Trabalho de geografia Mauricio Rotação da terra.
Uma linda história contada por Osho ~ Sobre a Coragem~
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
ARISTÓTELES Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. JUSTIÇA.
Esta mensagem foi elaborada por PL Mensagens – Cadastre-se no site
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
CHORAI COM OS QUE CHORAM Clique para passagem de slides Ligue o som Clique para passagem de slides Ligue o som.
Intolerância Religiosa
Por: Dom Julio Endi Akamine  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  Muitas vezes a fé é descrita como um salto no escuro. Isso é verdade? Pensando sobre.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Tolerância

A tolerância é hoje uma noção fortemente enaltecida, reconhecida por vários Estados em declarações de direitos internacionais como o sustentáculo dos direitos dos homens. Por isso, é comum nos dias atuais que a sociedade reaja com indignação diante de quaisquer atos que denotem intolerância, preconceito ou discriminação. Todavia, nem sempre foi assim. No século XVI a palavra tolerância mantém o máximo de sua carga negativa (que existe, de certo modo, até hoje), condizente com seu sentido original: tolerar então era sofrer, suportar pacientemente um mal necessário, como se se tratasse de uma doença ou infecção. Também era comum que a tolerância designas se uma atitude de impunidade frente ao mal, o que poderia significar uma espécie de conivência ou aceitação de um ero. Quem era "tolerante" poderia ser acusado de indiferença religiosa, ou mesmo de subversão. Por outro lado, a intolerância designava uma virtude, uma espécie de integridade moral ou firmeza para com os preceitos morais. De acordo com alguns historiadores, o conceito de tolerância não surgiu antes do século XVI, e o seu episódio mais dramático foi sem dúvida a noite de São Bartolomeu, em 1572 na França. Especialmente a partir deste evento houve a necessidade de se pensar em uma saída para o ódio e a violência desmesurada que ocoria entre os diversos cultos. Esta noite mostrou o poder das crenças religiosas que culminou no massacre de protestantes por católicos, num cortejo de atrocidades que tomou as ruas de Paris durante vários dias.

Tolerância: uma virtude essencialmente moderna/iluminista A tolerância é uma virtude que remete a um movimento duplo: 1o  Julgamos de modo a desaprovar 2o  Lutamos contra essa desaprovação Daí que a tolerância seja considerada por muitos uma “virtude provisória”. Ou seja: quando estivéssemos plenamente desenvolvidos não julgaríamos, nem mesmo em um primeiro momento, o “outro” (ou a alteridade) de modo a desaprová- lo. Com isso, não teríamos de lutar contra uma desapravoção infundada. Aceitaríamos o outro, a alteridade de modo simples e imediato. O que remete, como disse Leandro Karnal no terceiro vídeo visto em sala sobre o tema, ao que ele denominou de tolerância ativa.

A virtude da tolerâcia no debate Iluminista Locke  Carta sobre a tolerância (1689) Voltaire  Tratado da tolerância (1763)

Algumas citações “A tolerância para com os defensores de opiniões opostas acerca de tema religiosos está tão de acordo com o Evangelho e com a razão que parece monstruoso que os homens sejam cegos diante de uma luz tão clara.” Locke

“É claro que todo particular que persegue um homem, seu irmão, porque ele não tem a sua opinião, é um monstro.” “O direito à intolerância é, pois, absurdo e bárbaro: é o direito os tigres, e bem mais horrível, pois os tigres só atacam para comer enquanto nós nos exterminamos por parágrafos” “Sem a tolerância entre os homens, o fanatismo devastaria a terra ou pelo menos a afligiria sempre!” Voltaire

Vídeos sobre o tema kYiY kYiY E9I E9I PWM