ENERGIA MECÂNICA Energia Cinética  F RESULTANTE =  E c Energia Potencial Gravitacional  P = -  E g Energia Potencial Elástica  F el =  E el.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho no Campo Elétrico
Advertisements

RELATIVIDADE ESPECIAL
O que você deve saber sobre
O que é energia? Não podemos vê-la diretamente...
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = Eel ENERGIA MECÂNICA
Rcp = m . V2 R Rcp = m . acp Resultante Centrípeta:
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel ENERGIA MECÂNICA
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
FORÇA GRAVITACIONAL A força gravitacional é a força mútua de atracção entre dois corpos quaisquer do Universo A lei da gravitação de Newton afirma que.
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
3.2 Energia potencial gravítica
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Introdução a termodinâmica: trabalho e energia Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
LAB. Física. No ponto B, a bolinha de massa 200g (0,2kg) só possui energia cinética (Ec=m.v B 2 /2) No ponto C, a bolinha possui energia cinética (Ec=m.v.
A energia e sua conservação
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
Consideremos uma carga q, positiva, fixa, e uma carga q 0, negativa, colocada inicialmente num ponto A. A carga q 0 terá tendência a aproximar-se de q.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Física I Aula 7 Energia Cinética e Trabalho 2009/2010.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Primeira lei da termodinâmica
Revisão e Aplicação de Trabalho, Potência e Energia Mecânica (ENEM/UERJ/PUC-RJ) Sérgio Ferreira de Lima
Hidrodinâmica Aula 01 (1 0 Sem./2016) 1. Parte I – Movimento Relativo: referenciais acelerados 2 Motivação: o estudo da circulação global das grandes.
Física Geral e Experimental p/Eng. I
Energia está relacionada com a possibilidade de alterar a velocidade de um objeto ou modificar as propriedades da matéria.
III. Temperatura e Teoria Cinética dos gases
Professor; Albino nunes
1 SUBDOMÍNIO REAÇÕES ÁCIDO-BASE 1.1Ácidos e bases 1.2Acidez e basicidade de soluções 1.3Ácidos e bases em soluções aquosas 1.4Acidez e basicidade em soluções.
Aula 5: O Potencial Elétrico
Equação de energia para fluidos ideais
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Física I Aula 17 Momento de uma Força e Momento Angular 2009/2010.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina E2: Momento de inércia Energia cinética de rotação Halliday : cap 10 E2: Momento de inércia.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Exercícios de Revisão Para AG
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
Laboratório na semana que vem!
FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
ENERGIA Historicamente... ENERGIA MECÂNICA ENERGIA QUÍMICA
ENERGIA Energia está relacionada com a possibilidade de alterar as propriedades de um sistema. Energia relaciona-se com a capacidade que um sistema tem.
PROVA.
ENERGIA Energia está relacionada com a possibilidade de alterar as propriedades de um sistema. Energia relaciona-se com a capacidade que um sistema tem.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA MECÂNICA Energia Cinética  F RESULTANTE =  E c Energia Potencial Gravitacional  P = -  E g Energia Potencial Elástica  F el =  E el

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Se desprezarmos os atritos: E mec 0 = E mec f

Eg = 400x10x8 = J Ec = 400x5 2 /2 = 5.000JEc = 400x10 2 /2 = J Eg = 400x10x3 = J Ex. 23 ABΔ Ec (J) Eg (J) Em (J)

Exercício 24

[FUVEST] O ano de 2005 foi declarado o Ano Internacional da Física, em comemoração aos 100 anos da Teoria da Relatividade, cujos resultados incluem a famosa relação E = .m.c 2. Num reator nuclear, a energia provém da fissão do Urânio. Cada núcleo de Urânio, ao sofrer fissão, divide-se em núcleos mais leves, e uma pequena parte,  m, de sua massa inicial transforma-se em energia. A Usina de Angra II tem uma potência elétrica de cerca 1350MW, que é obtida a partir da fissão de Urânio-235. Para produzir tal potência, devem ser gerados 4000 MW na forma de calor Q. Em relação à Usina de Angra II, estime a a) quantidade de calor Q, em joules, produzida em um dia. b) quantidade de massa  m que se transforma em energia na forma de calor, a cada dia. c) massa M U de Urânio-235, em kg, que sofre fissão em um dia, supondo que a massa  m, que se transforma em energia, seja aproximadamente, 0008 (8x10 –4 da massa M U ). E = m.c 2 Essa relação indica que massa e energia podem se transformar uma na outra. A quantidade de energia E que se obtém está relacionada à quantidade de massa Dm, que "desaparece", através do produto dela pelo quadrado da velocidade da luz (c). NOTE E ADOTE: Em um dia, há cerca de 9x10 4 s 1MW = 10 6 W c = 3 x 10 8 m/s

Rcp = m. V 2 R Rcp = m. a cp Perpendicular Resultante das Forças na Direção Perpendicular ao Movimento Resultante Centrípeta:

N P P > N P - N = Rcp P - N = m. V 2 / R Resultante Centrípeta: Ex. 25 (a)

N P N > P N - P = Rcp N - P = m. V 2 / R Resultante Centrípeta: Ex. 25 (b)

N P N + P = Rcp N + P = m. V 2 / R Resultante Centrípeta: Ex. 25 (c)

N P N = Rcp N = m. V 2 / R Resultante Centrípeta: Ex. 25 (d)

É UMA FORÇA INERCIAL OU FICTÍCIA, OU SEJA, É UMA “FORÇA” QUE APARECE APENAS EM REFERENCIAIS ACELERADOS, COMO AQUELES QUE ESTÃO EM ROTAÇÃO. Na verdade trata-se de um efeito da inércia e não realmente de uma força, daí o nome fictícia.

No ponto B, a bolinha de massa 200g (0,2kg) só possui energia cinética (Ec=m.v B 2 /2) No ponto C, a bolinha possui energia cinética (Ec=m.v C 2 /2) e Gravitacional (Eg=m.g.R) No ponto D, a bolinha possui energia cinética (Ec=m.v D 2 /2) e Gravitacional (Eg=m.g.2.R) No ponto A, toda energia mecânica da bolinha de massa 200g (0,2kg) esta na forma de energia gravitacional (Eg=m.g.h) Eg = 0,2.10.3,2 = 6,4 J

No ponto A, toda energia mecânica da bolinha de massa m esta na forma de energia gravitacional (Eg=m.g.h 0 ) Ex. 34 No ponto D, a bolinha possui energia cinética (Ec=m.v D 2 /2) e Gravitacional (Eg=m.g.2.R) A menor altura corresponde, então, à menor velocidade!

N P N + P = Rcp N + P = m. V 2 / R Resultante Centrípeta: Ex. 25 Se N = 0, então m.g = m. V 2 / R V 2 = g.R