A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza."— Transcrição da apresentação:

1

2 FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.

3 ENERGIA Historicamente...

4 CINÉTICA, associada ao movimento
ENERGIA MECÂNICA CINÉTICA, associada ao movimento

5 CINÉTICA, associada ao movimento
ENERGIA MECÂNICA CINÉTICA, associada ao movimento Depende: Da massa (m) Da velocidade (v) FRESULTANTE = Ec

6 ENERGIA MECÂNICA POTENCIAL (“armazenada”), associada à possibilidade de produzir movimento

7 ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL
(associada à distância que um corpo está de uma superfície)

8 ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL
(associada à distância que um corpo está de uma superfície)

9 h Massa (m); “Altura” (h); Gravidade (g). M Depende de:
ENERGIA POTENCIALGRAVITACIONAL M h Depende de: Massa (m); “Altura” (h); Gravidade (g).

10 B ENERGIA POTENCIALGRAVITACIONAL Associada ao trabalho realizado pela força peso. Não depende da trajetória descrita entre a posição inicial e a posição final. Apenas da diferença de altura entre elas. A

11 Trabalho da Força Peso O trabalho realizado pelo peso do corpo depende apenas das suas posições inicial e final (não depende do percurso) – Força Conservativa ho situação inicial: hf situação final:

12 forças CONSERVATIVAS  FA, B = EA - EB

13 A B D C

14 Ex. 14

15 Ex. 15 (Enem 1999) Muitas usinas hidroelétricas estão situadas em barragens. As características de algumas das grandes represas e usinas brasileiras estão apresentadas no quadro a seguir. A razão entre a área da região alagada por uma represa e a potência produzida pela usina nela instalada é uma das formas de estimar a relação ente o dano e o benefício trazidos por um projeto hidroelétrico. A partir dos dados apresentados no quadro, o projeto que mais onerou o ambiente em termos de área alagada por potência foi a) Tucuruí b) Furnas c) Itaipu d) Ilha Solteira e) Sobradinho

16 Ex. 16 A eficiência de uma usina, do tipo da representada na figura da questão anterior, é da ordem de 0,9, ou seja, 90% da energia da água no início do processo se transforma em energia elétrica. A usina Ji-Paraná, do Estado de Rondônia, tem potência instalada de 512 Milhões de Watt, e a barragem tem altura de aproximadamente 120m. A vazão do rio Ji-Paraná, em litros de água por segundo, deve ser da ordem de: (A) 50 (B) 500 (C) (D) (E)

17 A disponibilidade de água é essencial para a agricultura
 A disponibilidade de água é essencial para a agricultura. Um projeto do governo brasileiro, que pretende aumentar a irrigação na região Nordeste, planeja a transposição das águas do Rio São Francisco. O projeto é dividido em duas partes: Eixo Norte e Eixo Leste. Em seu Eixo Norte, serão bombeados cerca de 50m³/s de água do rio até uma altura de 160m, para posterior utilização pelas populações locais. Considere g = 10m/s² e a densidade da água 1,0g/cm³. a) Qual será a massa de água bombeada em cada segundo no Eixo Norte? b) Qual será o aumento de energia potencial gravitacional dessa massa? c) Conhecendo a quantidade de água bombeada em cada segundo e o correspondente aumento da energia potencial gravitacional, o engenheiro pode determinar a potência do sistema de bombeamento, que é um dado crucial do projeto dos Eixos. No Eixo Leste, planeja-se gastar cerca de 4,2 ×109J em um minuto de bombeamento da água. Determine a potência do sistema do Eixo Leste. resposta: a) M = 5 × 104kg b) O aumento de energia potencial gravitacional será de Eg = 8 × 107J. c) P = 7 × 107W.

18 ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA (associada a materiais flexíveis – molas, elásticos, borrachas, etc)

19 ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA
Depende de: Material (k); Deformação (x).

20 FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = -Eel RESUMINDO...
Energia Cinética ENERGIA MECÂNICA FRESULTANTE = Ec Energia Potencial Gravitacional P = -Eg Energia Potencial Elástica Fel = -Eel

21 CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA
Se desprezarmos os atritos: A Energia Mecânica se Conserva E mec 0 = E mec f

22 Energia potencial elástica.
Livro Ler e resumir: Energia potencial elástica. Pgs. 275 a 277.


Carregar ppt "FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google