Capítulo 5- Europa: um velho continente ou um continente velho? Professora: Débora Resende Cordeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
Advertisements

EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Projeto de Geografia.
A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL
“Europa esquenta mais do que o esperado, diz WWF”.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
EUROPA.
Europa – Aspectos Gerais
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Os Continentes Daniela Ferreira Seco 4º D.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
União Européia.
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
ASPECTOS FÍSICOS,ECONÔMICOS E SOCIAIS
União Européia O Bloco Europeu.
Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização
Professor Luiz Felipe Geografia
EQUIPE: MARIANA, LARISSA, Mª ALICE, YAN, FELIPE E JOÃO PEDRO. – 6º A
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
Professor Luiz Felipe Geografia
A formação da União Europeia
EUROPA – QUADRO NATURAL
Europa União Européia:
Prof. Arnaldo Geografia trilobita.org.br/arnaldo
União Européia: Sonho ou Realidade
O Continente Europeu.
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
EUROPA II – Divisão Regional Frente 4B Aula 07
Europa: aspectos físicos
O continente Europeu: Político
Fluxos Migratórios.
Geografia GERAL e geopolítica
EUROPA.
A distribuição da população a nível mundial
América Anglo-Saxônica
O Continente Europeu.
O continente Europeu: Físico
LIMITES NATURAIS DA EUROPA
EUROPA UNIDADE II CAPÍTULOS 4, 5 E 6.
Continente europeu Aspectos gerais Localização: * Hemisfério norte
AULA 5 CONTINENTE EUROPEU.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
População e espaço da Europa
Atividade sobre a Economia Europeia
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Europa : Características Físicas
RELEVO EUROPEU De maneira geral, no relevo europeu predominam as baixas altitudes, devido as grandes extensões de planícies. Embora haja grandes cadeias.
Revisão Percursos 13 ao 16.
UNIÃO EUROPÉIA.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
CONTINENTE ASIÁTICO..
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
O continente europeu Geografia - 9º ano.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Europa Aspectos naturais Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
América Aspectos gerais.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
EUROPA FÍSICA ECONÔMICA E HUMANA. EUROPA – POSIÇÃO GEOGRÁFICA Europa – Velho Mundo. Norte do Trópico de Câncer e cortada pelo Círculo Polar Ártico.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 5- Europa: um velho continente ou um continente velho? Professora: Débora Resende Cordeiro

Europa

Continente europeu: ocupação e formação de seu espaço geográfico  A Europa possui uma área de aproximadamente de Km².  A Europa forma, juntamente com a Ásia, um bloco continental, denominado Eurásia. Isso quer dizer que fisicamente esses dois continentes são uma só extensão de terras.  Ocupação do espaço europeu: A produção do espaço geográfico europeu teve a contribuição de vários povos. Principais etapas da ocupação: a formação e expansão do Império Romano (entre os séculos I a.C e II d.C), dominou terras também na África e no Oriente Médio. Influência dos povos bárbaros e árabes( que ocuparam a Península Ibérica-séc. VIII) Formação do primeiro Estado Nacional: Portugal – séc. XII Revolução Industrial- Século XVIII

A regionalização do espaço europeu  A Europa possui diversidade de suas características étnicas, religiosas, culturais, sociais, políticas e econômicas.  Uma das formas de dividir esse continente é a partir do critério de sua posição geográfica: Europa Meridional, Europa Setentrional, Europa Central, Europa Oriental e Europa Ocidental.

A regionalização do espaço europeu  Regionalização do espaço europeu utilizada durante o período da Guerra fria: Ocidental: formada por um conjunto de países capitalistas que possuíam uma economia de mercado consolidada. Oriental: reunia o bloco de países que eram socialistas e tinham uma base econômica planificada.  Essa regionalização caiu em desuso com o fim da URSS em  Outra forma de regionalizar o espaço geográfico europeu são os blocos econômicos: União Europeia Comunidade dos Estados Independentes (CEI) Leste Europeu

União Europeia (EU)  A União Europeia é o bloco regional de maior integração econômica e política.  Histórico: Cooperação econômica: Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e França Tratado de Roma – Mercado Comum Europeu (MCE) Tratado de Maastricht –criada oficialmente como União Europeia Adesão da Croácia, passou para 28 o número de Estados-membros  A integração entre os países participantes, com garantias de livre acesso de mercadorias, serviço e pessoas, caracterizava esse acordo, que ganhou a inclusão de uma moeda única (união monetária), o euro, e um sistema de defesa regional.  Mas nem todos os países que compõem a União Europeia adotaram o euro como moeda, como Reino Unido, Suécia, Polônia, República Tcheca, Croácia, Hungria, Romênia e Bulgária.

Características naturais da Europa  Na maior parte do território, predomina o clima temperado: Estações bem definidas; Chuvas sem excessos; Temperaturas amenas; Ocorrência de neve no inverno.  Outros tipos climáticos do continente: Subpolar, Frio de Altitude, Frio continental. Semi-árido.  O relevo é formado basicamente por planaltos e maciços antigos, planícies, cadeias de montanhas e depressões. Depressões: Holanda e fronteira com a Ásia. Planícies: Centro-oriente. Planaltos e maciços antigos: Planalto Central Russo, Montes Apeninos (Itália), Montes Urais(Rússia), Meseta Espanhola e o Maciço Central Francês.

Características naturais da Europa  Cadeias de montanhas: Cáucaso: localizado na Geórgia, Federação Russa, Azerbaijão e Armênia; Alpes: Alemanha, Suíça, Itália, Áustria, França; Balcãs: Sérvia, Macedônia e Bulgária; Pirineus: França e Espanha; Montes Urais: limite natural entre a Europa e a Ásia; Cárpatos: República Tcheca, Eslováquia, Romênia, Ucrânia e Polônia.  Vegetação: Estepes; Pradarias; Taiga; Tundra; Floresta temperada; Vegetação mediterrânea.

Características naturais da Europa  Hidrografia:  O formato desse conjunto hídrico favorece seu uso para diversos fins: Geração de energia; Abastecimento rural, urbano e industrial; Navegação.  Rios mais importantes: Volga (Rússia); Sena (França); Tâmisa (Inglaterra); Danúbio (Áustria e Hungria). Outros rios: Ural, Péchora, Don, Reno, Dniepre, Diniestre e Kama.  Principais penínsulas do litoral europeu: Escandinava, Balcânica, Jutlândia, Ibérica e Itálica.  O conjunto de áreas lacustres também é expressivo, a exemplo do Ládoga e do Onega, localizados na Federação Russa.

População europeia  A Europa possui 742,5 milhões de habitantes (2013) – segundo continente mais povoado.  Países europeus com alta densidade demográfica (possuem área territorial reduzida): Mônaco, San Marino, Liechtenstein, Malta e Andorra.  Cidades muito populosas: Londres, Moscou, Berlim, Roma, Madrid, São Petersburgo e Paris.  Maior concentração populacional: Alemanha, Itália, França e Reino Unido.  Características populacionais: Baixos índices de natalidade e de mortalidade; Crescimento natural da população é baixo, em alguns países é negativo; Expectativa de vida alta – envelhecimento da população.

População europeia  Elementos que favorecem a diminuição da sua população: As pessoas optam por casar mais tarde; A população tem mais desejo de melhorar sua condição social antes de ter filhos; Elevado custo de vida; Aumento do uso de anticoncepcionais; Redução do número médio de filhos por mulher; Maior acesso à educação; Melhoria nas condições de saúde, incluindo a alimentação; Maior participação da mulher no mercado de trabalho.

O processo de urbanização europeia  O continente europeu é considerado predominante urbano, com um processo que se iniciou com a Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII).  Países que se destacam pelo seu alto índice de urbanização: Mônaco, Bélgica, Reino Unido, Andorra, Suécia, Holanda, França, Alemanha e Bulgária.  Um dos fatores que contribuem para o crescimento das cidades é o processo intenso de imigração para o continente.  A Europa era, até a Segunda Guerra Mundial, um continente de emigrações, sendo a América e a Oceania os principais destinos escolhidos.  Em meados do século XX, a situação se interviu e o continente europeu passou a atrair muitos imigrantes.  Aspectos negativos do processo de imigração: Xenofobia crescente; Alguns governos passaram a impedir a entrada de imigrantes.

O processo de urbanização europeia  As migrações internas também aconteceram de forma expressiva desde meados do século XX.  Londres e Paris já foram consideradas cidades populosas, destacando-se entre as dez maiores cidades do mundo em população.  Áreas que se encontram em perigo na Europa: Áreas com elevados riscos de inundação; Áreas que apresentam altos índices de industrialização, especialmente em centros urbanos; Áreas de pântano, lagoas, estuários fluviais e deltas; Áreas com níveis de poluição elevada, principalmente marítima e chuva ácida.