O mal gerenciamento e planejamento territorial pode favorecer o surgimento de áreas de risco em taludes às margens de rodovias. Tal situação ocorre no.

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Transcrição da apresentação:

O mal gerenciamento e planejamento territorial pode favorecer o surgimento de áreas de risco em taludes às margens de rodovias. Tal situação ocorre no RODOANEL Metropolitano, trecho Oeste, em que foram verificadas áreas irregulares sujeitas a riscos geotécnicos a escorregamentos e a inundações. Por isso, o objetivo deste trabalho é realizar o mapeamento das áreas de risco a escorregamentos e a inundações no trecho Oeste do RODOANEL Metropolitano, no município de Barueri (SP), particularmente, nas ocupações irregulares do Parque Imperial (Figura 1), localizadas próximas às margens da rodovia, bem como, apontar medidas geotécnicas de estabilização com fins a minimizar os impactos ambientais negativos ao local. Definiu-se três trechos do bairro Parque Imperial por apresentar características que podem causar escorregamentos e inundações. Figura 1 - Localização do bairro Parque Imperial no Estado de São Paulo e no município de Barueri. Nota-se a proximidade do bairro às margens do RODOANEL. Fonte: Imagens aéreas Google Earth (2015). Aplicação de fichas de campo para identificação e classificação de áreas de risco (R1 a R4), baseado no método do MINISTÉRIO DAS CIDADES e IPT (2007) (Tabela 1); Divisão em 08 setores de risco a escorregamento e 01 setor de risco a inundação com espacialização das áreas e; Proposição de medidas geotécnicas. As áreas avaliadas apresentam risco a escorregamentos e a inundações e necessitam de intervenção; Os dados poderão ser apresentados à Defesa Civil do município para o monitoramento das áreas avaliadas; Pretende-se analisar novas áreas no município visando minimizar os impactos causados por processos geotécnicos. DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS PARA RISCO A ESCORREGAMENTOS Indicadores naturaisVegetação, cobertura superficial, relevo, perfil da encosta e declividade. Indicadores antrópicos Padrão construtivo, presença de sedimentos, densidade da ocupação, vias de circulação, redes de infraestrutura, água, distância das moradias em relação ao topo e distância das moradias em relação à base. Evidências de movimentação Trincas, muros e paredes embarrigados, árvores postes e muros inclinados, degraus de abatimento, cicatrizes de escorregamentos e construções comprometidas. Tipologia dos escorregamentos Escorregamentos em encosta natural, escorregamentos em talude de corte, escorregamentos em talude de aterro e ausência de escorregamentos. DESCRIÇÃOCARACTERÍSTICAS OBSERVADAS PARA RISCO A INUNDAÇÃO Características das áreas Condição das vias, sistema de drenagem, cobertura, pontos de erosão, densidade de ocupação e moradias (do canal). Características do canal Tipo de canal, lâmina d’água, identificação da situação de montante e identificação da situação de jusante. Intervenções na área Diques, barragens, piscinões, pontes, canalizações e travessias. Tabela 1 - Informações contidas nas fichas de campo a escorregamentos e a inundações. Fonte: Adaptado de MINISTÉRIO DAS CIDADES e IPT (2007). MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO A ESCORREGAMENTOS E INUNDAÇÕES NO TRECHO OESTE DO RODOANEL METROPOLITANO, RMSP (SP) Flávio de Souza Rodrigues 1 ; Fabrizio de Luiz Rosito Listo 2 1 Discente de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Anhembi Morumbi 2 Docente dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi A Figura 2 apresenta a localização dos setores de risco a escorregamentos vistoriadas e, a Tabela 2 apresenta as características encontradas nos setores avaliados. 1 - INTRODUÇÃO 2 - MATERIAIS E MÉTODOS SELEÇÃO DA ÁREA PILOTO IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE RISCO 3 - RESULTADOS ÁREA DE RISCO A ESCORREGAMENTOS Figura 2 - Localização dos setores de risco e seus respectivos graus de risco (R1 a R4), no bairro Parque Imperial. Fonte: Imagens aéreas Google Earth (2015). Tabela 2 - Quadro-resumo das características observadas nos setores. 4 - CONCLUSÕES Para o setor de risco R4 espera-se a ocorrência de escorregamentos planares rasos nos taludes de corte, com possibilidade de ruptura dos depósitos de encosta, que podem atingir moradias. Sugere-se a execução de estudo geológico-geotécnico para dimensionamento de obras necessárias; avaliar as obras de contenção aos fundos das moradias; monitorar trincas em moradias e terrenos e inclinação das árvores nos taludes e; orientar os moradores das ações em períodos de chuvas. A Figura 3 apresenta a localização do setor de risco a inundações vistoriada e, a Tabela 3 apresenta as características encontradas nos setores avaliados ÁREA DE RISCO A INUNDAÇÕES Figura 3 - Localização do setor de risco e seu respectivo grau de risco (R1 a R4), no bairro Parque Imperial. Fonte: Imagens aéreas Google Earth (2015). Tabela 3 - Quadro-resumo das características observadas no setor. GRAU DE RISCOSETOR NÚMERO DE MORADIAS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS R1--- R2--- R3170 Alta densidade ocupacional, com canal meandrante, assoreado, com cerca de 1,5 m de largura, margens com 2 m de altura e edificações na margem direita do córrego R4--- O setor foi definido como de risco R3 e, espera-se a ocorrência de inundações rápidas, com grande possibilidade de impacto nas construções e ruas da região. Sugere-se a execução de estudo hidrológico da bacia do rio para dimensionamento das obras necessárias; o monitoramento dos processos de solapamento das margens; realizar a limpeza do córrego; instalar réguas de nível de água e; orientar os moradores das ações em períodos de chuvas. AGRADECIMENTOS GRAU DE RISCO SETOR NÚMERO DE MORADIAS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS R11, 3, 6, 7, 8Mais de 100 Alta densidade ocupacional; pode ser considerada sem risco devido a inexistência de características indicadoras de risco a escorregamentos R2--- R34, 5Aprox. 100 Média densidade ocupacional, com sinais aparentes da última ocorrência de escorregamento na região R4225 Média densidade ocupacional, com porção de encosta com alta declividade, ocupada por moradias; lotes oriundos de cortes da encosta, com alturas que variam entre 4 e 8 m e inclinações na ordem de 90º