Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar.
Advertisements

Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
Subdesenvolvimento.
Guerra Fria Geografia.
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
Prof. Jeferson C. de Souza
América Latina Professora Rosaine Lima
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Outra Regionalização do Mundo
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
Crescimento econômico
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Divisão Internacional do Trabalho
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
Capítulo 22 – Os países emergentes
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
subdesenvolvidos e IDH
SUBDESENVOLVIMENTO. Um Mundo diferenciado Expansão Marítimo Comercial Européia Expansão Marítimo Comercial Européia Estabelecimento da relação Metrópole.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
América Platina.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Atividade sobre a Economia Europeia
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
ÍNDIA.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
GRUPOS INTERNACIONAIS
Princípios da Geografia Econômica
G-20.
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Origens e bases do mundo global.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Os países Emergentes no Cenário Mundial
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
G - 2.
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
A nova regionalização do mundo
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Rússia China Brasil Índia Africa do Sul.
Brasil: Rico ou Pobre “ O Brasil não se desenvolveu; modernizou-se. O desenvolvimento verdadeiro só existe quando a população é beneficiada”
O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
{ Aula 2 Formas de análise do subdesenvolvimento.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Transcrição da apresentação:

Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Professora: Débora Resende Cordeiro

Regionalização durante a Guerra Fria: Primeiro Mundo: os países capitalistas desenvolvidos; Industrialização, alta tecnologia, investimento científico, consumismo, economia fortalecida, baixo índice de analfabetismo e desemprego, qualidade de meios de transporte, sociedade economicamente ativa, boa qualidade de vida, população praticamente urbana. Ex.: EUA, França, Inglaterra. Segundo Mundo: os países socialistas; Economia planificada, economicamente menos fortalecidos, mas em crescimento. Terceiro Mundo: os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos; Alta dependência externa, sérios problemas sociais (violência, miséria extrema) e baixo índice de desenvolvimento humano. Essa regionalização durou até o fim da Guerra Fria. Em seguida o mundo passou a ser dividido entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos no sistema capitalista de produção.

Desenvolvimento O desenvolvimento corresponde à melhoria dos aspectos socioeconômicos de um dado país. Ser desenvolvido significa que o país, além de ter uma economia forte, possui altos índices de qualidade de vida de sua população. Características dos países desenvolvidos: Poder aquisitivo alto; Consumo expressivo; Oportunidade no mercado de trabalho; Melhor divisão de renda; Alfabetização e bons índices educacionais; Crescimento populacional baixo; Boas condições de saúde e saneamento básico, habitações adequadas e boa alimentação; Expressivo processo de industrialização; Setor Terciário moderno e expressivo; Avançado nível tecnológico; Nível alto de urbanização. Exemplos: EUA, Canadá, Inglaterra, França, Holanda, Japão, Austrália, entre outros.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Medida que avalia o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de um população. O índice é calculado a partir da taxa de escolaridade, renda per capita e expectativa de vida. O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, maior é o nível de desenvolvimento de um país e vice-versa.

Produto Interno Bruto (PIB) PIB é o valor de todos os bens produzidos por um país durante um determinado período. O PIB é um indicador de nível de desenvolvimento dos países. O PIB per capita é o produto interno bruto dividido pelo número de habitantes de um país ou região. Porém, esse índice, mascara as desigualdades de renda de um país, já que esse cálculo indica uma média.

Subdesenvolvimento É caracterizado pela dependência das economias dos países nessas condições em relação aos países que apresentam desenvolvimento. Os países subdesenvolvidos são considerados pobres , com baixo índice de desenvolvimento econômico e social e têm dependência econômica e tecnológica de outros países. São países que foram antigas colônias. Características dos países subdesenvolvidos: Economia baseada no setor primário; Setor secundário dependente dos países desenvolvidos; Setor terciário deficiente; Falta de acesso à educação básica; Distribuição de renda desigual; Sistema de saúde precário; Altas taxas de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida;

Os países emergentes ou em desenvolvimento São países já considerados polos regionais entre os países subdesenvolvidos e que, nas últimas décadas, conquistaram grandes taxas de crescimento econômico e importância na economia internacional. Esse grupo destaca-se pelo aumento de seu PIB e pelo nível de industrialização, com realidade mais próxima dos países desenvolvidos, mas aquém destes. Características dos países em desenvolvimento: Economia mais segura a investimentos; Indústria mais independente; Grandes mercados consumidores; Ainda apresentam problemas socioeconômicos; Problemas ambientais. Exemplos: China, Brasil, África do Sul, Rússia.

G-20 Grupo que reúne os vinte países mais ricos, desenvolvidos e em desenvolvimento. O objetivo do grupo é promover auxílios econômicos e financeiros e entre os membros e estabelecer políticas internacionais de estímulos econômicos a outras nações. 20 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

G-8 São os oito países mais ricos e influentes do mundo. Fazem parte os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia. A função do G8 é decidir qual ou quais caminhos o mundo deve seguir, pois esses países possuem economias consolidadas e suas forças políticas exercem grande influência nas instituições e organizações, como ONU, FMI, OMC. A discussão gira em torno do processo de globalização, abertura de mercados, problemas ambientais, ajudas financeiras para economias em crise, entre outros.

BRICS BRICS é um pacto de desenvolvimento composto, atualmente, por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo do BRICS é a busca de força política e econômica no cenário mundial e, ao mesmo tempo, uma cooperação na situação econômica e no desenvolvimento dos países participantes. O BRICS possui mais de 21% do PIB mundial, 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Características dos BRICS: Situação econômica e política estável; Produção, exportação, qualidade de vida da população, IDH, PIB e infraestrutura em crescimento; Significativa reserva de recursos naturais; Aumento de investimentos de capitais estrangeiros e instalação de empresas transnacionais.

Linha da Pobreza Tem como objetivo identificar a realidade da população em relação à falta de uma condição de vida digna. A Linha da Pobreza de um país é construída a partir de algumas informações baseadas em aspectos relacionados às suas áreas sociais e econômicas, como a renda per capita e valores nutricionais. Os valores variam de acordo com o nível de desenvolvimento dos países: Nos países desenvolvidos, o valor de referência mínimo necessário para a sobrevivência de um indivíduo é de 14,4 dólares; O Banco Mundial atribui o valor de 1,25 dólar por dia para que uma pessoa seja considerada extremamente pobre.