Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Sumário Introdução Etapa de análise – Conceito – Modelo conceitual – Modelagem conceitual 2
Introdução Ciclo de vida (padrão-básico) é composto por uma série de fases ou etapas: –Levantamento de requisitos –Análise –Projeto –Implementação –Testes –Implantação –Manutenção 3 Aglutinadas e/ou postas em ordem diferente Aglutinadas e/ou postas em ordem diferente
Análise Etapa: Análise –É uma etapa que pode conter o levantamento de requisitos Análise de Requisitos –Seu objetivo maior é conceber um modelo conceitual que permita representar a realidade do problema a ser resolvido Principal atividade corresponde à modelagem conceitual. 4
Modelagem conceitual –Visa identificar entidades ou conceitos que serão gerenciadas pelo software –Artefato do domínio do problema e não do domínio da solução –Suas fontes de informação encontram-se em: Levantamento de requisitos Casos de uso expandidos Cliente/usuário Documentos... 5
Modelagem conceitual Exemplo 6 Modelo conceitual ou de domínio construído a partir do diagrama de classes da UML Modelo conceitual ou de domínio construído a partir do diagrama de classes da UML
Modelagem conceitual Componentes –Conceito ou entidade: algo do mundo real Atributos: características de um conceito –Associações: correspondem as ligações entre conceitos, complementam a informações entre eles 7 ministra
Modelagem conceitual Como Encontrar Conceitos e Atributos? –Verificar o texto dos casos de uso expandidos –Selecionar termos que representam informação transmitida do e para o software –Agrupar sinônimos 8
Introdução Exemplo 9
Modelagem conceitual 10
Análise Como encontrar associações? –Observe cada conceito e se pergunte se a informação representada por ele é completa se não for, deve-se criar uma associação entre este conceito e outro(s) conceito(s) de forma a complementar a informação necessária para que o conceito faça sentido. 11
Análise 12 Evitar colocar atributos em conceitos para estabelecer uma associação
Análise Conceitos dependentes e independentes –Dependentes: precisam estar ligados a outros conceitos para fazer sentido –Independentes: não precisam estar ligados a outros conceitos para fazer sentido 13
Análise 14
Análise Papéis nas associações 15
Análise Multiplicidade –Corresponde ao total de instâncias de uma determinada entidade participantes da associação Tipos: 0, 1 e * 16
Análise Direção das Associações –Uma associação, no modelo conceitual, deve ser não- direcional –Sentido de leitura padrão Cima para baixo e da esquerda para direita 17
Análise Associações especiais –Agregação Todo é composto de partes de mesma natureza física Composição: partes são exclusivas do todo –Corpo humano é composto por braços –Avião é composto de asas Compartilhamento: partes não são exclusivas do todo –Curso pode ser composto por disciplinas. Estas podem formar outros cursos (estar na composição de) 18
Análise Associações especiais –Agregação Todo é composto de partes de mesma natureza física Composição: partes são exclusivas do todo Compartilhamento: partes não são exclusivas do todo 19
Herança Conceito – A partir de uma classe Pai ou base é possível definir classes filhas ou específicas. É um mecanismo que permite a uma classe (subclasse), estender o seu comportamento a partir de outra classe (superclasse). 20 Super Subclasse1 Subclasse 2 Comportamento estendido (atributos e/ou métodos) É um tipo de
Herança Cont... – O processo de definição de subclasses, em que uma classe herda (estende) características de outra classe e assim por diante, cria uma hierarquia de classes. Esta hierarquia é representada através de uma árvore, onde na raiz tem-se a classe base (de mais alto nível) e nos nível abaixo ficam as subclasses com novas funcionalidades; – Também é chamada de relacionamento é um tipo de; – O principal ganho no uso da herança é a reusabilidade de métodos e atributos já definidos. 21
Herança Hierarquia em Java 22
Herança Exemplo 23
Herança Generalização e Especialização – Quando classes são definidas a partir de superclasses, tem-se um processo de Especialização. – A definição de uma classe mais geral a partir de um conjunto de classes mais específicas é um processo chamado de generalização. 24 Especialização Generalização