Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sismos.
Advertisements

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Trabalho realizado por:
INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.
Agentes modificadores do relevo
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
S i s m o s.
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
Catástrofes naturais 2010/2011
Recuperação Trimestral de Geografia
Riscos e Catástrofes Naturais
Terremotos e Maremotos no Japão
Teoria da Tectónica de Placas
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
Sismologia Prof. Ana Rita Rainho.
Ciências Naturais – 7.º ano
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
no Brasil e em Montes Claros
SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Riscos e catástrofes.
Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A dança dos continentes.
Já ouviste falar no tsunami e no sismo que houve no Japão?
A Dinâmica da Litosfera:
Catástrofes naturais.
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Catástrofes Naturais Área de Projecto 2010/11.
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
A superfície e o interior da Terra
Os sismos têm origem no interior da Terra mas são sentidos à superfície …
Placas Tectônicas.
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Letícia Peixoto Soares n°15 6°ano A
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Prova de 7º Ano
Patric Santana Silva nº 16
Afonso E. V. Lopes Sismicidade Mundial Outubro de 2011.
no Brasil e em Bebedouro
Tempo Geológico Também conhecido como tempo da natureza.
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
Grandes Estruturas Geológicas
A Terra e seus fenômenos
Geografia.
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
AGENTES DO RELEVO.
Sismos O que é? Quais as causas? Como se detectam e registam?
Revista eletrônica Nome: Gabriela n° 7 6BF Índice.
Sismologia e Interior da Terra Estudo das Ondas Sísmicas
Escola Secundária Seomara da Costa Primo
Terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
Dobras e de Falhas.
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
Teoria da Deriva dos Continentes
Terra – Planeta Activo A actividade sísmica constitui uma prova evidente de que a Terra é um planeta activo. Um sismo ou um tremor de terra é caracterizado.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
K2 Registo e avaliação dos sismos CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
Agentes Formadores de Relevos
S ISMOS Como se registam os sismos?. O QUE SÃO SISMOS? Os sismos, tremores de terra ou terramotos (sismos catastróficos) são abalos naturais da crosta.
Ciências Naturais – 7.º ano
Transcrição da apresentação:

Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS

Os sismos têm origem no interior da Terra mas são sentidos à superfície … Em todo o planeta verificam-se mais de 3000 abalos sísmicos por dia: um em cada trinta segundos…

Sismo ou TERRAMOTO TREMOR DE TERRA Sismo: Vibração ou tremor da superfície terrestre que ocorre bruscamente e num curto período de tempo, causado pela libertação de energia.

Anualmente são registados em todo o mundo milhares de sismos, embora a maioria não seja sentida pela população. Apenas os sismos mais fortes são sentidos pelas pessoas e alguns podem causar elevados prejuízos nas construções humanas e vítimas mortais, além de poderem, inclusive, alterar a paisagem.

SISMOS Premonitórios Sismo principal Réplicas

SISMOS Premonitórios – são pequenos sismos que antecedem os grandes sismos. São geralmente sentidos pelos animais. Ex: ratos, galinhas, cobras, etc. Sismo Réplicas – Depois do sismo principal forte, podem ocorrer mais sismos de menor intensidade, os quais correspondem ao reajustamento progressivo das rochas fraturadas.

SISMOS Foco ou Hipocentro - zona do interior da Terra, onde se origina o sismo com libertação de energia. Epicentro - local da superfície terrestre, na vertical do hipocentro, onde o sismo se sente com maior intensidade.

SISMOS Ondas sísmicas – são manifestações de energia, que se propagam em todas as direções, acabando por atingir a superfície terrestre. Falha – Fratura nas rochas devido a forças ativas no interior da crusta terrestre.

Causas naturais Falhas; Movimentos do magma; Vulcânicos Erupções vulcânicas explosivas; Abatimento de terrenos.

COMO SE ORIGINAM OS SISMOS TECTÓNICOS? O local no interior da Terra onde o sismo tem a sua origem é designado por hipocentro ou foco. A energia que estava acumulada é libertada a partir do hipocentro, sendo propagada em todas as direções, sob a forma de ondas sísmicas.

CAUSAS DOS SISMOS (tectónicos) Falha A Epicentro Hipocentro ou Foco B Ondas sísmicas C Movimento tectónico.

COMO SE ORIGINAM OS SISMOS TECTÓNICOS ? Tensões compressivas Ruptura Hipocentro ou foco Epicentro Casas afectadas

CAUSAS NATURAIS: TECTÓNICOS

Tipos de Falhas Falha inversa Falha normal Nas falhas são acumuladas tensões que, subitamente, são libertadas!!! Tal como numa mola… Falha normal

As falhas normais geralmente estão inseridas em zonas onde há alívios das tensões, resultando abatimento de blocos.

Falhas inversas ou de cavalgamento são formadas em função de um stress compressivo horizontal e causam encurtamento e espessamento da crosta. A maior parte das falhas mostra rochas mais velhas sobre as mais novas.

Erupções vulcânicas explosivas CAUSAS NATURAIS VULCÂNICOS Sismos Vulcânicos: A movimentação do magma no interior da Terra pode originar sismos. As erupções vulcânicas são acompanhadas geralmente por centenas de sismos. Erupções vulcânicas explosivas

CAUSAS NATURAIS SISMOS DE COLAPSO O abatimento do teto de cavidades subterrâneas ou até mesmo o deslizamento de terras podem originar sismos.

Atividade sísmica: riscos e proteção das populações A passagem das ondas sísmicas pode alterar a forma dos materiais que compõem os terrenos, destruindo edifícios, vias férreas, pontes, barragens e canalizações de água e de gás. Nas montanhas pode provocar avalanches e deslizamentos.

Tsunami ou maremoto ??? ONDAS GIGANTES provocadas por um sismo cujo epicentro se localiza no fundo oceânico Img substituidq

Os tsunamis formam-se quando o fundo oceânico é deformado, na sequência da libertação de energia sísmica, deslocando verticalmente a coluna de água que repousa sobre ele

Tsunami ou maremoto

Japão 2011

SISTEMA DE ALERTA DE TSUNAMI

Pedreiras e construção civil Sismos de origem artificial Pedreiras e construção civil Explosões em minas Testes nucleares Barragens

RESUMO O hipocentro de um sismo pode situar -se a poucos metros da superfície ou atingir profundidades até 700 km. À superfície, é no epicentro que as ondas sísmicas chegam em primeiro lugar e onde, geralmente, provocam maiores estragos. Antes de um grande sismo podem ocorrer tremores de terra mais fracos designados por abalos premonitórios. Após o sismo principal também é frequente registarem-se outros sismos, mais fracos, conhecidos como réplicas.

Alguns sismos com epicentro no mar originam maremotos. Síntese Os sismos são vibrações bruscas da superfície terrestre resultantes da libertação súbita de energia acumulada nas rochas. De acordo com a sua origem, os sismos podem ser classificados em tectónicos, vulcânicos ou de colapso. O ponto no interior da Terra onde o sismo tem origem designa-se por hipocentro ou foco. O epicentro é o local situado na superfície da Terra, na vertical do hipocentro. Alguns sismos com epicentro no mar originam maremotos.

Síntese As ondas sísmicas, que se propagam a partir do hipocentro, são detetadas por sismógrafos que as registam sob a forma de sismogramas. A intensidade sísmica é a medida do grau de destruição provocado por um sismo. A intensidade pode ser avaliada através da escala de Mercalli.

Síntese Pontos de igual intensidade sísmica podem ser unidos por linhas designadas por isossistas, permitindo assim elaborar as cartas de isossistas. A magnitude sísmica é a quantificação da energia libertada por um sismo e pode ser medida pela escala de Richter e, mais recentemente, pela Escala do momento sísmico.

Síntese A região circumpacífica (Anel de Fogo do Pacífico), a cintura Mediterrânica-Asiática e as dorsais médio-oceânicas são zonas de grande frequência sísmica. Portugal é um país de risco sísmico moderado, sendo este maior no arquipélago dos Açores e no Algarve. Para minimizar as consequências dos sismos devem ser adotadas normas de construção antissísmica e sensibilizar a população para o cumprimento das normas de segurança.