Estrutura do Sistema O sistema Inofrota foi desenvolvido para empresas interessadas na implementação de sistemas de: –Localização de veículos, –Optimização.

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Transcrição da apresentação:

Estrutura do Sistema O sistema Inofrota foi desenvolvido para empresas interessadas na implementação de sistemas de: –Localização de veículos, –Optimização de recursos e –Gestão de frotas Este sistema permite às empresas que o utilizam, uma maior proximidade entre o centro operacional que controla a frota e os respectivos veículos que circulam pelo país ou no estrangeiro. O sistema Inofrota está dividido em duas componentes principais: –Unidades de localização inteligentes –Central de controlo

É instalado um módulo (equipamento GPS/GSM) na viatura que não fica visível (normalmente dentro da consola): É colada uma antena no vidro da frente (não necessita furos) Este equipamento tem capacidade de armazenamento de dados (6.000 posições) Na Viatura

Central De Controlo É instalado no computador do cliente o software Inofrota Pro e um módulo GSM (modem comu- nicações móveis) O software vai fazer o controlo de todo o sistema Como funciona: Quando o condutor liga a ignição activa a memória do equipamento que se encontra na viatura, o módulo GPS/GSM, na sua função GPS, recebe informação constante da posição geográfica da viatura e armazena uma dessas posições de minuto a minuto (capacidade até 6000 minutos)

Funcionamento A central, manualmente ou automaticamente, estabelece uma comunicação à viatura (GSM chamada de dados) e extrai toda a informação armazenada Comunicações Automáticas: –Pode-se programar a Central para em x dia e x horas extrair a informação armazenada Comunicações Manuais: –Ordena-se a extracção quando necessário, a partir da Central Nota: É possível pedir somente uma localização e deixarmos a extracção de dados para a hora programada

Explicação Do Sistema Ao extrairmos toda a informação das viaturas será possível visualizarmos uma série de informação: –Rotas percorridas pelas viaturas (no mapa) –Relatórios de viagem –Relatórios de velocidades –e mais informação que iremos apresentar

Mapa Em escala reduzida de toda a Europa, ilhas da Madeira e Açores Os quadrados negros indicam as principais cidades e onde temos mais pormenor de estradas e ruas Poderemos visualizar onde se posicionam todos os nossos veículos Com um click no icon “lupa” do canto superior esquerdo ou utilizando o “rato”, premindo a tecla direita, pode-se desenhar um rectângulo ampliando à escala pretendida

Mapas A Inosat tem dois mapas disponíveis: –Europa –Ibéria Ambos incluem toda a Europa, com as principais cidades europeias em pormenor. O Mapa Ibéria inclui as cidades portuguesas e espanholas em pormenor, por exemplo: ruas de Lisboa com nºs de porta

Marcos Podemos criar marcos no mapa, com nomes de clientes, postos de abastecimento, restaurantes, bancos, casa dos condutores, etc… Carregando na tecla direita do rato abre-se uma janela que nos permite introduzir o nome do marco e seleccionar o ícone que se pretende que apareça no mapa É conveniente abrir o mapa á escala máxima para a posição ser mais precisa Os ícones disponíveis representam alguns dos principais pontos de paragem dos veículos. A colocação de marcos é uma funcionalidade para que nos relatórios de viagens, apareçam dados como o nome do cliente, fábrica, ou outro ponto importante conjugados com os dados de paragens e velocidades

Exemplo de Marco

Extrair Rota Rota com gráfico, neste gráfico podemos seguir toda a rota de cada veiculo minuto a minuto com informação da velocidade instantânea, paragens e respectivas horas, verificamos se o condutor seguiu as estrada indicadas, etc… Pode ser visualizado na escala que quisermos Clicando no gráfico com o rato, com as setas do cursor podemos avançar ou recuar a rota minuto a minuto, por exemplo

Visualização De Rota Podemos visualizar: –Toda a rota –Pontos de paragem –Em várias escalas, como nestes dois exemplos

Pedido de Relatório de Viagens Podemos fazer pesquisas: –Entre datas –Horas –Minutos –Grupos de veículos Podemos ver neste relatório uma coluna de alarmes que representam o nº de minutos que a viatura excedeu a velocidade. Estes parâmetros são programados no sistema segundo a velocidade permitida por veículo

Relatório de Utilização Indevida Este relatório permite- nos verificar a utilização indevida ou verificar as horas extraordinárias realizadas Neste quadro introduzimos os dias a que permitimos utilização (semana, sábados e domingos) e entre que horas O relatório vai apresentar todas as viagens fora dos dias e horários permitidos

Relatório de Actividade Este relatório é sempre semanal Faz-se a selecção da semana, selecciona- se um marco para saber, por exemplo, quantas vezes na semana o condutor foi a um determinado marco (casa, obra, cliente)

O relatório permite- nos também visualizar: –Hora que o veículo começou o serviço e acabou, –Tempos condução, ralenti, paragem, estacionamento, etc…

Relatório Gestão Técnica Depois de introduzirmos os dados no módulo de gestão podemos ver o relatório mensal de gestão técnica de veículos, em duas páginas

Relatório Gestão Técnica 1º) Aparecem todos os dados introduzidos de cada veículo. Os quilómetros e combustíveis vão sendo actualizados automaticamente. Na coluna final o sistema indica “acções a tomar curto prazo”, como a datas em que é necessário fazer a inspecção, pagar o seguro, validar o cartão de combustível, etc. Este aviso é mostrado com dois meses de antecedência

Relatório Gestão Técnica 2º) Aparecem os gráficos de consumos, km percorridos, custo km, custo viatura, com gráfico custos fixos contratados, variáveis contratados, e não contratados

Módulo de Gestão É nesta aplicação que são introduzidos todos os dados das viatura (toda a despesa e custos imputáveis às viaturas, tempos contrato, km contratados, as datas de revisões, inspecções, seguros, franquias, garantias, licenças, cartões combustível, via verde, dados do motorista etc…)

Módulo de Gestão

Informações Adicionais Estes são apenas alguns dos relatórios mais importantes do Inofrota Pro Para além destes existem outros igualmente importantes: –Relatório de Velocidades Este relatório ajuda-nos a verificar o porquê duma avaria ou de um acidente, ou eventualmente se o condutor provoca avarias desnecessárias por conduzir rápido demais, etc.. –Relatório De Posições Por exemplo verificar se uma encomenda foi entregue na hora combinada, ou se o condutor esteve á porta do cliente ás x horas quando o cliente nega. Este relatório contém a informação, que visualizamos no mapa de minuto a minuto, em papel, com todos os pontos geográficos e marcos por onde a viatura passou. Ideal para pesquisas mais especificas, com datas e horas –Relatório de Passagem por Marcos Neste relatório é possível visualizar todas as passagens por marcos, clientes visitados, distribuição realizada, a que horas, etc…

–Relatório de Distâncias Detalhadas Neste relatório verificamos os km percorridos entre datas. Podemos visualizar os km efectuados numa viagem especifica que demorou 2 ou 3 dias. Também é útil para viagens longas como é o caso dos transportes internacionais –Relatório de Distâncias Totais Neste relatório verificamos o total de km percorridos entre datas –Relatório Condução Legal Este relatório permite verificar o disco no tacógrafo. Poderemos avisar o condutor dos tempos excedidos ou ajudar-nos a escolher rotas com pontos de paragem previamente estudados, etc.. –Parâmetros Do Controlo Tacógrafo –Relatório de Anomalias de Abastecimento Para utilizarmos este relatório a empresa deverá utilizar o cartão de combustível, Galp frota, BP frota, Shell frota, etc…A factura, que poderá ser mensal, quinzenal, semanal, pode ser recebida em formato de ficheiro que contém toda a informação do local do abastecimento e km na altura do abastecimento. Ao fazer o download deste ficheiro, o sistema vai comparar com a informação armazenada se o local de abastecimento ás x horas coincide com o da viatura e se os km introduzidos coincidem com os do sistema