GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
O surgimento do Estado Nacional
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
Bolívia.
Irlanda.
Projeto de Geografia Profº Meiriele Lazarin
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
AULAS 11 E 12 BAIXA IDADE MÉDIA FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
Formação das Monarquias Nacionais
Expansão Marítima Grandes Navegaçãoes.
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
O Antigo Regime No absolutismo o poder central sobrepunha ao local (nobres) e ao universal (Igreja). O rei detinha a totalidade do poder político, valendo-se.
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
INDEPENDÊNCIA – AMÉRICA INGLESA
CONFLITO BASCO.
RUSSIA.
IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.
REPUBLICA POPULAR DA CHINA
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI – XV)
HISTÓRIA.
Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3
A GUERRA COMO INSTRUMENTO DOS REIS
Comercio, Empresa e Industria, sua História e Herança
HOLANDA.
Irlanda do Norte e País Basco
O Estado Moderno.
Trabalho de Geografia Canadá
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
AS REVOLUÇÕES INGLESAS DO SÉCULO XVII
Unificação Italiana.
Depois da queda do império romano do ocidente
REVOLUÇÕES INGLESAS PROF. RICARDO SCHMITZ.
conflito da Irlanda do norte
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Portugal Trabalho de Geografia.
Puritana e Gloriosa Século XVII
Baixa Idade Média.
ABSOLUTISMO.
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
A Formação das Monarquias Nacionais
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
ABSOLUTISMO INGLÊS Dinastia Tudor
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
CORREÇÃO ATIVIDADES 2º Ano
SUÍÇA SWITZERLAND. ÍNFORMAÇÕES GERAIS forma de governo: república confederal; superfície: km²; população (2008): habitantes (94º posição.
Cap. 06 Formas específicas de Absolutismo na Europa.
Região, Regionalização e regionalismos
Antigo Regime – parte I.
México.
• O que foi a Revolução Inglesa?
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
{ Monarquias Nacionais (conflitos) Cultura na Idade Média – Aulas 28 e 29.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
Estados Nacionais Modernos
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel.
A Primeira Guerra Mundial
REVOLUÇÃO INGLESA.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Pós-Graduação em Gestão Ambiental – Universidade Cândido Mendes - UCAM Mestre em Geografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

*Área: km² *População: 4,47 milhões *Moeda: EuroEuro *Governo: Democracia parlamentar *Cidade Principais: Dublin, Cork, Limerick, Galway e Waterford.Cork

*Densidade Demográfica: 63,59 hab./km2 *Fuso Horário: + 3h *Clima: Temperado oceânico *Religião: Cristianismo 94,3% (católicos 91,6%, Igreja Anglicana Irlandesa 2,3%, presbiterianos 0,4%) e outras 5,7%.Cristianismo *IDH: 0,908 (Pnud 2011) - desenvolvimento humano muito alto

*Produtos Agrícolas: trigo, cevada, beterraba, cereais e batata. *Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos e suínos. *Mineração: chumbo, zinco e turfa. *Indústria: produtos eletrônicos e máquinas. *PIB: US$ 172,3 bilhões. *Renda per capita: US$

Durante o início de sua colonização a Irlanda era dividida em diversas tribos distribuídas em cinco regiões distintas: Ulster, Connacht, Meath,Leinster e Munster.

- Henrique II (rei da Inglaterra) queria aumentar seu poder real e para isso estava em busca de novos territórios, daí então, começou a conquista inglesa do território Irlandês. - Adotou relações feudais com a Irlanda, de modo que a nobreza irlandesa tornava-se vassala do rei e consequentemente passava a lhe dever benefícios, tanto em gêneros, como em tributos ou inclusive em homens para a formação de exércitos. - Introdução do Tratado de Windsor.*

- Nos séculos XIV e XV, houve um período de crise decorrente da Guerra dos Cem Anos ( ) contra a França; - Logo após houve Guerra das Duas Rosas ( ), que envolveu praticamente toda a Inglater- ra, numa disputa entre as grandes famílias de nobres pelo poder. - Em seguida veio a Dinastia Tudor, que centralizou o poder e, com Henrique VIII (rei da Inglaterra no séc XVI) consolidou o absolutismo no país.

- Em 1534 Henrique VIII rompe com a Igreja Católica, o que dá início à Reforma Protestante.* - Ressaltando que o conflito não começou por causa da religião e sim por questões políticas e territoriais. - A discriminação e a exploração sofrida pelos irlandeses fizeram com que eclodissem diversas Revoltas: Em 1798, houve uma Revolução dirigida por uma sociedade secreta denominada Irlandeses Unidos.

Em 1829, um movimento nacionalista e popular conquistou alguns direitos políticos e civis para os católicos, que poderiam ocupar a maior parte dos cargos públicos. - Entre o país foi assolado pela fome (devido à praga na cultura de batata) e por uma epidemia de tifo, responsáveis pela morte de aproximadamente pessoas, e a imigração da maior parte da população.

Logo após foi fundado o Sinn Féin (nós sozinhos) importante movimento nacionalista que se propunha a lutar pela soberania da Irlanda de forma legal e que, com grande apoio popular, elegeu em 1918 a maioria dos deputados irlandeses ao Parlamento Britânico. - O Sinn Féin proclamou a independência da Irlanda, provocando a reação inglesa e de grupos protestantes da região do Ulster (norte). - Em 6 de dezembro de 1921, foi assinado um tratado pelo qual a Irlanda tornou-se um Estado Independente (com exceção do Ulster).

- Entre 1918 e 1921, surgiu um grupo guerrilheiro irlandês que tinha como objetivo a independência da Irlanda e depois sua unificação com a região de Ulster ainda sob domínio britânico. - O IRA é responsável por uma série de atentados aos protestantes residentes na Irlanda, principal- mente na região de Ulster que mais tarde passaria a se chamar Irlanda do Norte.

- Só em 1937 através da promulgação da Constituição Irlandesa é que foi conseguida a independência de fato e a Irlanda passou a chamar-se Eire. - Em 1949, quando a Inglaterra reconheceu o fato, também, foi concedida autonomia ao território de Ulster que passou a se chamar Irlanda do Norte. - Mas os conflitos e a atuação do IRA continuam. A reivindicação agora é pela união das duas Irlandas em uma só.

- Os Protestantes, da Irlanda do Norte, preferem continuar aliados da Inglaterra alegando que caso houvesse a unificação eles seriam perseguidos pela maioria católica do Eire.* - Em 1994 foi assinado um tratado de paz entre a Irlanda do Norte e o Eire, mas, ambos os lados romperam vários o tratado. - Em 1998 foi assinado um novo tratado, mas os atentados continuam.