Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROMANTISMO III.
Advertisements

Professora: Tânia Valéria
Romance Romântico Urbano – Costumes socio-culturais da sociedade.
ANÁLISE LITERÁRIA IRACEMA ANNA E O REI.
PROSA ROMÂNTICA.
Romantismo Prosa.
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Literatura Prof. Henrique
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
José de Alencar.
A prosa no romantismo.
A prosa no romantismo.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
Professora: Tânia Valéria
ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
REALISMO - NATURALISMO
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Romantismo na Prosa – Romance
EDER.
Fatos biográficos relevantes para a obra
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
PRINCIPAIS ESCRITORES DE PROSA ROMÂNTICA NO BRASIL
Machado de Assis e o Realismo
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Romantismo brasileiro
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
Revisão – professora Margarete
Prof. João Filho Língua Portuguesa.
Bernardo França lima Turma:201
O REALISMO.
REALISMO.
Iracema José de Alencar.
José de Alencar José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado,
Realismo - Naturalismo

Realismo - Naturalismo
POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA E JOSÉ DE ALENCAR
Memorias de um Sargento de Milícias
REALISMO Revolução Industrial
As épocas que os escritores viviam
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
NATURALISMO.
RAZÃO E SENSIBILIDADETIL. TÍTULO: Razão e Sensibilidade DIRETOR: Ang Lee PRODUÇÃO: Reino Unido/EUA ANO: 1995.
Principais autores e obras.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 5 DO CD “MATRIZ BRASIL”
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Revisão de Lit.
Idade Média (Primeira manifestação literária portuguesa)
Iracema - lenda do Ceará
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix
A Prosa Romântica Brasileira
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Prof.:Pecê.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
E.E.E.P Ícaro de Sousa Moreira Seminário de Literatura - 2º Ano Informática 2014.
ROMANTISMO - PROSA Século XIX.
O Romantismo no Brasil.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

Prof.:Pecê

 Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, obra que inicia o Realismo no Brasil, e de “O Mulato”, de Aluísio Azevedo, livro considerado o marco inicial do Naturalismo.

 CARACTERÍSTICAS DA PROSA ROMÂNTICA:  Sentimentalismo: o conflito gira em torno da realização amorosa, qualquer outro tipo de problema (social, econômico etc.) tem valor secundário na trama.  Protagonistas jovens e idealizados, exemplos de virtude e beleza. Homens entre 20 e 25 anos, mulheres entre 15 e 20 anos (note-se que a mulher sempre é colocada como socialmente submissa ao homem, reflexo de uma sociedade extremamente patriarcal e machista, isso se reflete até nas idades dos personagens, ela sempre mais nova que ele).  Personagens geralmente pertencentes à classe burguesa.  Impasse amoroso: os amantes, para se realizarem no amor, precisam superar algum obstáculo.

 Valorização do casamento, apresentado como um prêmio para os amantes, quando o romance tem final feliz.  Peripécia: acontecimento inesperado e, muitas vezes, absurdo, que interfere fortemente nos rumos da trama narrativa.  Gosto pelo mistério e pela fantasia.  Cenas de ação, perigo, aventura, que realçam a coragem do herói.  Proximidade entre elementos grotescos e sublimes (ex.: o Quasímodo e a cigana Esmeralda, em “O Corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo)  Linguagem carregada de adjetivos.

O cearense JOSÉ Martiniano DE ALENCAR (1829 – 1877), é o maior expoente da prosa romântica, tanto pela qualidade, quanto pela variedade de temas e a quantidade de obras produzidas. Foi o único escritor da época a produzir todas as variedades de romances românticos:  INDIANISTAS – O Guarani; Ubirajara; Iracema  REGIONALISTAS – O Gaúcho; O Sertanejo  HISTÓRICOS – As Minas de Prata; Guerra dos Mascates  URBANOS – Senhora; Lucíola; Cinco Minutos; A Viuvinha

 Apresenta o índio como herói, verdadeiro representante de nossa terra.  Representa uma realização literária do mito do “Bom Selvagem”, de Jean-Jacques Rousseau.  O índio é caracterizado com qualidades morais e comportamentais que lembram o cavaleiro medieval do Romantismo europeu (coragem, fidelidade, honra, hábitos solitários, diligência etc.)

 Presença do medievalismo: Em “O Guarani”, a personagem Cecília vive no meio da selva com sua família em um casarão cuja estrutura de pedra lembra um castelo medieval, até mesmo o portão do casarão é uma ponte elevadiça. D. Antônio de Mariz, pai de Cecília, é um fidalgo português dono de uma grande extensão de terras, o que lembra um senhor feudal. Os índios aimorés, que atacam o casarão, assemelham-se aos povos bárbaros medievais ou aos muçulmanos que guerreavam contra os cristãos na península Ibérica por volta do século XIX.

 Referência à mistura de raças que sintetiza a formação do povo americano: Em Iracema, Martim Soares Moreno (português) e Iracema (Índia), são pais de Moacyr. Em O Guarani, ocorre a hipótese de que Peri (índio) e Cecília (portuguesa) irão povoar a terra, realizando a lenda de Tamandaré.