MATGRAFVOICE: SISTEMA DE TRATAMENTO MATEMÁTICO E VISUALIZAÇÃO TÁTIL DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE UMA IMPRESSORA BRAILLE Aluna: Lorena León Q Orientador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Educação Especial LEGISLAÇÃO.
Dosvox.
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Figuras e Sólidos Geométricos
PROJETO DE INFORMÁTICA
Plano de Ação Pedagógica
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
AVALIANDO SOFTWARES JANINE D. FERRARI JOANITA ARTIGAS.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
PROJETO MAPAS 3°B.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
DEFICIÊNCIA VISUAL DADOS ESTATÍSTICOS:
Universidade Estadual de Campinas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
Equipe: Italo Boss Breno Ribeiro José Maria Gabriel Pinheiro.
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA.
Por quê Vocês estão aqui? Por quê? Porque? Porquê? ?
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?
Tecnologias assistivas e ajudas técnicas
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Turismo e Acessibilidade
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
E.M.E.F. Presidente Vargas
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Tarefa 2: Tecnologias Assistivas Breno Piva Dineide Dario Joana G. Malaverri.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
Universidade Federal de Alagoas
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Sumário Deve constar a identificação dos títulos do trabalho e a página onde se encontra.
Software gratuito que permite um zoom com várias possibilidades: zoom à volta do cursor do rato, zoom em todo o ecrã, zoom num quadrado de um tamanho especifico…
Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Transcrição da apresentação:

MATGRAFVOICE: SISTEMA DE TRATAMENTO MATEMÁTICO E VISUALIZAÇÃO TÁTIL DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE UMA IMPRESSORA BRAILLE Aluna: Lorena León Q Orientador: Luiz Cesar Martini Dezembro, 2015Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-1

Sumário Introdução Objetivos Metodologia Resultados Conclusões Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-2Dezembro, 2015

Introdução Algumas destas ferramentas não atingem o completo grau de acessibilidade. Usuários, apenas se limitam a interagir com o computador através do teclado e o sintetizador de fala. São necessárias outras adaptações de materiais. Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-3Dezembro, 2015

Objetivos Eliminar a barreira da comunicação, incrementando a acessibilidade para a integração de pessoas com deficiência visual no ensino e aprendizado de matemática. Desenvolver uma ferramenta computacional para o tratamento de funções matemáticas e sua visualização tátil como mecanismo de apoio no ensino e aprendizado de funções matemáticas. Desenvolver uma ferramenta totalmente acessível para as pessoas com total deficiência visual. No entanto, essa ferramenta seja possível ser utilizada por pessoas com certa deficiência visual e pessoas que enxergam. Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-3Dezembro, 2015

Metodologia Foi elaborado um programa de tratamento de funções matemáticas, e sua visualização tátil, através de uma impressora Braille, denominado MatGrafvoice. Facilitar o aprendizado e a interpretação de funções, através dos gráficos táteis gerados pelo próprio usuário. As características acessíveis do aplicativo como o sintetizador de fala, o editor de texto, foram desenvolvidas priorizando à pessoa com total deficiência visual, Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-4Dezembro, 2015

Metodologia Funções matemáticas (afim, lineares, quadráticas, potenciais, radicais, logarítmicas e trigonométricas). O aplicativo interpreta graficamente uma ou mais funções matemáticas ingressadas pelo usuário em um editor de textos accessível Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-6Dezembro, 2015

Metodologia-Componentes Componentes do Sistema MatGrafvoice Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-7Dezembro, 2015

Metodologia-Comandos Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-8Dezembro, 2015

Metodologia-Componentes Componentes do Sistema MatGrafvoice Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-9Dezembro, 2015

Representação de uma função As expressões matemáticas no sistema são representadas de forma linear. cos(pi*(x/5)) O sistema lê as marcações (caracteres especiais). Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-100Dezembro, 2015

Resultados Obtidos

Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-122Dezembro, 2015

Conclusões Acredita-se, pelo que foi exposto como justificativa deste trabalho, a proposta de um sistema de tratamento de funções matemáticas na sua impressão Braille, permite incrementar a tecnologia, dando um apoio à pessoa com DV para o acesso ao aprendizado da matemática, contribuindo assim a comunicação entre os deficientes visuais e as pessoas que enxergam. A impressão tátil, fornecida pelo software, permite que, o usuário através do uso das pontas dos dedos faça um seguimento da leitura da linha da função impressa em relevo, tornando-se um meio accessível para obter uma disseminação da informação do espaço de trabalho, ampliando sua percepção da forma física da função matemática. Construiu-se uma ferramenta inovadora, e até o momento não desenvolvida por outros autores, que possibilita ao deficiente visual a inclusão ao estudo de matemática, permitindo as pessoas portadoras de deficiência visual atingirem conhecimentos e logrando uma aproximação de igualdade com as pessoas videntes.. Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-133Dezembro, 2015

Conclusões É possível por meio do programa desenvolvido, avaliar, desenhar e imprimir vários tipos de funções matemáticas dados os parâmetros de configuração como seus limites superior, limite inferior e incrementos, facilitando ao deficiente visual fazer diversos testes e obter suas próprias conclusões, sendo fundamentais para o estudo e aprendizado da matemática aplicável a uma grande variedade de áreas do conhecimento. O sistema MatGrafvoice, será registrado no Inova-Unicamp que é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na universidade, para que em seguida, seja disponibilizado na internet. Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-144Dezembro, 2015

Perguntas Universidade Estadual de Campinas Campinas-São Paulo-Brasil Slide #15-155Dezembro, 2015