Aula 6 Escola Clássica - Malthus Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Econômica Clássica
Advertisements

ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
Teorias Demográficas Universidade Luterana do Brasil
(Socialismo Científico)
Thomas Malthus.
3ª e 4ª aulas Economia clássica
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
Dinâmica Populacional
O I L U M N S Professora: Marta.
Liberalismo.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
A Lei de Say Aula 07a de HPE Luiz E. S. de Souza.
O Liberalismo e os Socialismos
PROFESSORA TALITA NEVES
Professor Herbert Galeno
Prof. Jeferson C. de Souza
John Stuart Mill ( ) Tentativa de integrar a teoria do valor-trabalho ao utilitarismo Discípulo de Bentham e Ricardo Defensor de reformas liberais.
Jevons, Menger e Walras Antecedentes ( ):
População: Malthus e sua época
Adam Smith ( ) Primeiro modelo abstrato completo do estrutura e do funcionamento do sistema capitalista Interesses individuais, harmonizados pela.
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
TEORIAS POPULACIONAIS
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Características e Crescimento da População Mundial.
Condições de vida na África
Demografia.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
A polêmica Malthus - Ricardo
Liberalismo e Socialismo
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
EAE INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
A Economia Política Inglêsa
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Evolução da População Mundial
Sustentabilidade Sócio Ambiental
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Economia e Análise de Mercado
Pirâmide etária sexual
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ILUMINISMO.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ECONOMIA POLÍTICA Thomas Malthus A pobreza e a questão populacional.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
POPULAÇÃO MUNDIAL.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Aula 2 A Revolução keynesiana
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Escola do bem-estar Profa. Dra Eliana Tadeu Terci.
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Aula 5 Escola Clássica Adam Smith
Transcrição da apresentação:

Aula 6 Escola Clássica - Malthus Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci

Escola Clássica - Malthus Malthus ( ) – família abastada inglesa, formação liberal, estudou em Colégio anglicano (Uni Cambridge), tornou-se sacerdote da Igreja Anglicana (1797) D. Hume Godwin Rousseau Seu pai fora amigo de D. Hume e o “anarquista” Godwin ( ) e adepto das ideias de Rousseau Tornou-se professor no Colégio da Cia das Índias Orientais – 1º. Professor de Economia Política Principais obras: Princípios de Economia Política – destaque para conceitos básicos que serão retomados por Keynes: papel da poupança, do gasto público, o conceito de “demanda efetiva”

Escola Clássica - Malthus Momento histórico: Curso da Revolução Industrial – situação dramática da população “ela transformou a vida dos homens a ponto de torná- los irreconhecíveis; destruiu seu antigo modo de vida, tornou-os livres para descobrir outros, mas raramente lhes indicou o caminho” (Hobsbawm) Paliativo: Lei dos Pobres, levadas a termo pelos oficiais das paróquias e pelos magistrados: manutenção de albergues ou distribuição de ajuda em alimento e dinheiro provenientes de impostos cobrados aos proprietários de terra. Conceito de riqueza: Smith – “produto anual da terra e do trabalho”; acrescenta “objetos materiais agradávei e uteis a humanidade”

Escola Clássica - Malthus possível a felicidade na terra? Teoria da população: cético – possível a felicidade na terra? Método indutivo: experiência Método indutivo: experiência não confirma a tese da perfectibilidade do homem e da sociedade → filosofia incorre em especulação. (244) miséria e vício pobreza inevitável → população cresce em progressão geométrica (comércio entre os sexos) e alimentos em progressão aritmética: miséria e vício ( ) Desigualdade natural dos poderes da população e da produção da terra(247)

Escola Clássica - Malthus Eficiência da lei dos pobres: pobreza responsável por toda sorte de consequências sociais desastrosas: mortalidade infantil, insalubridade, doenças dinheiro lei dos pobres ao buscar alívio a miséria: distribuição de dinheiro: porque tem sido ineficiente? (268) 1.↑ preços (demanda > oferta de alimentos); além de ↓ padrão geral Incentivo ao ócio 2.Admitindo-se o ↑ produção → Incentivo ao ócio → ↓ da atividade produtiva → ↓ da produção de alimentos → miséria (269) 3.Se elevar o padrão de vida dos pobres → ↓ dos outros cidadãos e/ou dos ricos (270) 4.↑ da renda dos pobres → ineficaz no incentivo à produção e ao desenvolvimento (?) os altos salários empobrecem todos os operários - a assistência os resguarda da necessidade de preocupar-se com o futuro (271)

Escola Clássica - Malthus Análise de Malthus “as leis criam os pobres que mantém” (270); Albergues criam a pobreza dependente (271) Solução malthusiana: Preventivo Preventivo: postergar ou criar obstáculos ao casamento daqueles que não tenham condições de constituir família (272) Positivos Positivos: i) abolição das leis dos pobres ii) estímulo ao cultivo de novas terras iii) casos extremos – albergues de condado ( )

Escola Clássica - Malthus paliativo de Godwin e seu “sistema de igualdade Crítica ao paliativo de Godwin e seu “sistema de igualdade” Miséria da humanidade decorrente das instituições humanas – propriedade e casamento: sistema de igualdade suprimiria o egoísmo; o homem se libertaria para o exercício do pensamento: Supressão do casamento → ↑ população ↓ do tempo de trabalho → ↓ produção (principalmente animal, restando somente a agrícola) Teoria da população (303) Tese malthusiana: não existe a possibilidade do homem viver em meio a abundância → estímulo ao crescimento da população e ↓ das causas de sua redução (fome, vício, praga, guerras) → pressão sobre o estoque de alimentos → triunfo do egoísmo.

Escola Clássica - Malthus Admitindo-se: condições ideais de vida e moradia e o sexo livre Admitindo-se: condições ideais de vida e moradia e o sexo livre → crescimento da população explodiria! Confrontaria com a impossibilidade de aumentar a produção de alimentos (305) Limite: miséria triunfante induz o roubo, assassínio e guerra = controle populacional Limite: miséria triunfante induz o roubo, assassínio e guerra = controle populacional Ponto central Ponto central: pinça um argumento de Godwin: princípio que mantém o salário abaixo do nível de subsistência (307) Resultado necessário e inevitável das leis da natureza, dai a necessidade das instituições e regulamentações: propriedade (308), casamento (309), Conclusões: azar e fatalidade ( ) Questão atual: população e meio ambiente/crescimento econômico e meio ambiente. Questão atual: população e meio ambiente/crescimento econômico e meio ambiente.

Referências bibliográficas NAPOLEONI, C. Smith, Ricardo e Marx. R. de Janeiro: Graal, HUGON, P. História das doutrinas Econômicas. 11ª. Ed. São Paulo: Atlas, MALTHUS. T. Ensaio sobre a População. S. Paulo: Nova Cultural