TUTORIAL ELIPSE E3 PARA INICIANTES Telas e Objetos de Tela Bruno Ribeiro Borges Douglas Alisson Tubiana Fábio Kolbe Lucas Tachini Garcia Mário Felipe Da Silva Szczepanski Bento Raul Matheus Martins Thiago Toledo Nogueira De Castro Souza Prof. Dr. Roberto César Betini
TELA Servem para monitoramento de processos, onde são inseridos objetos que fazem a interface do operador com o sistema. Inúmeras telas em um mesmo projeto
Utilizam padrão para o tamanho e coordenadas Unidades Himetric, dadas em 1/100 mm Ao se adicionar um valor positivo em x, a coordenada move-se para a direita Ao se adicionar um valor positivo em y, move-se para baixo A origem é dada no cantor superior esquerdo TELA
A Tela é o objeto básico de interface com o usuário. Nela pode-se inserir os seguintes objetos: ● Primitivas do editor gráfico (retas, círculos, retângulos, polígonos, etc.) ● Controles ActiveX fornecidos pela Elipse (E3Alarm, E3Chart e E3Browser) ● Controles ActiveX fornecidos por terceiros ● Imagens não vetoriais (arquivos BMP, JPG, GIF, etc.) ● Imagens vetoriais (arquivos WMF, EMF, etc.) ● Controles padrão do Windows (Lista, Editor de Texto, Lista de Seleção, etc.) ● Bibliotecas gráficas do E3 (XControls), compostas de quaisquer objetos descritos anteriormente TELA
OBJETOS DE TELA Elementos Gráficos que podem ser inseridos nas telas para criar a interface visual com o processo. Podem ser criados em dois lugares: Objetos Menu objetos
Microsoft Forms
GALERIA Uma biblioteca de símbolos vetoriais - divididos em categoria - que podem ser arrastados para as Telas Após a inserção, pode ser livremente editado e trabalhado de acordo com características descritas para os objetos de imagem, pode-se também mudar cor sem a necessidade de transformar o objeto em um objeto gráfico do E3: –OverrideFillMode –OverrideFillColor –OverrideLineColor