A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Sociedade em Rede Manuel Castells
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Conferência do Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento PROPRIEDADE INTELECTUAL ADERENTE À DINÂMICA DO PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTICIPAÇÃO.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Panorama da TIC no setor da Saúde Rede ePORTUGUÊSe da OMS Regina Ungerer Coordenadora da rede ePORTUGUÊSe Organização Mundial da Saúde - Genebra 03 de.
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
PLP nº 366/2013 Lista de Serviços – Interesses dos Estados Substitutivo n.º 02 apresentado pelo Dep. Guilherme Campos na CDEIC em
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
CONGRESSO FENAFIM CURITIBA – NOVEMBRO DE 2015 O USO DA TI NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA NOVEMBRO
Evolução da internet Introdução Internet Service Providers Internet Service Providers World Wide Web(WWW) World Wide Web(WWW) Protocolos.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
CONQUISTANDO SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO Entrar no mercado de trabalho, para algumas pessoas, é a coisa mais fácil do mundo. Para outras, a pior.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Abordagem crítica de estudos de usuários. Apresentações dos grupos Necessidade de explicar os porquês, justificar os resultados Alguns duvidaram das respostas.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
REDES CONVERGENTES FAMA - Redes de Computadores 3º Semestre.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES DESDE O INÍCIO AOS DIAS DE HOJE…
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Carta: Regulamentação dos serviços postais, define carta como: "objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Apresenta Novidade destinada à Óticas Inventor: Leandro Schmitz.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Fundamentos da Administração
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
Oficina de Informática
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
REGIÃO NORTE.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Rede em barramento (bus) Esta topologia de redes trabalha com vários computadores ligados com cabos coaxiais. Desta forma apenas um só computador pode.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
Transcrição da apresentação:

A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação Manuel Castells

Sociedade em rede Sociedade em rede é definida não pela internet como muitos pensam, mas sim pela ligação que uma sociedade tem em se comunicar, seja por fax, telefone, mídia impressa ou canais de radio e TV. É a interação da sociedade por meios de tics expandindo além dos computadores.

A Tecnologia da Informação Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells o mundo vive uma revolução tecnológica atualmente. Entre as tecnologias da informação ele inclui o conjunto convergente de tecnologias em microeletrônica, computação (os hardwares e softwares), telecomunicações, radiodifusão e também a engenharia genética. Para ele o paradigma da tecnologia da informação não evolui para seu fechamento como um sistema, mas rumo à abertura como uma rede de acessos múltiplos.

A revolução da tecnologia da informação Comparativo com as duas revoluções industriais 1ª. Utilizava a informação para aplicar conceitos pré-existentes; 2ª. (depois de 1850) utilizou da ciência para criar e inventar soluções. Novas fontes de energia – importância - informação

Característica marcante da revolução tecnológica É a forma com que utiliza o conhecimento e a informação para gerar conhecimentos e dispositivos de processamento/comunicação da informação a fim de retroalimentar de forma cumulativa a inovação e o seu uso.

As tecnologias de telecomunicações passaram por dois estágios: Automação de tarefas e as experiências de usos – aprender utilizando; Reconfiguração das aplicações – aprender a tecnologia fazendo-a.

Através da conexão global da tecnologia da informação A Revolução Industrial demandou dois séculos para se espalhar pelo globo enquanto a tecnológica levou duas décadas. Através da conexão global da tecnologia da informação

Sequência histórica da revolução da tecnologia da informação Três campos da tecnologia que construíram a tecnologia baseada na eletrônica, que foram: Microeletrônica; Computadores e; Telecomunicações.

1947 – invenção do Transistor Que ao passar a utilizar o silício possibilitou a criação de componentes miniaturizados. 1957 – Circuito integrado (CI) A microeletrônico deu um passo decisivo para ter chips mais rápidos. 1971 – invenção do microprocessador O computador com apenas um chip.

A ideia de se trabalhar a rede ampla, foi possível por conta da evolução da telecomunicação, principalmente da optoeletrônica, que trabalha com emissão de luz tendo na fibra óptica e no laser suas contribuições para o desenvolvimento desta rede.

Para ilustrar Os primeiros cabos transatlânticos tinham a capacidade de enviar 50 circuitos de voz compactados, enquanto os cabos de fibra óptica enviam 85 mil.

São essas necessidades que faz com que se crie a Internet, tendo nas instituições militares, na cooperação científica das universidades, na iniciativa tecnológica e na inovação da contracultura, os pilares para o seu surgimento.

Economia Global e Informacional a produtividade e a competitividade de unidades ou agentes nessa economia (empresas, regiões ou nações) dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. Global as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes (capital, trabalho, matéria-prima, administração, informação, tecnologia e mercados) estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos.

Redes - Comunicação A globalização e a informacionalização parecem estar estruturalmente relacionadas a sistemas de redes e à flexibilidade. A empresa em rede fica cada vez mais internacional e sua gestão resultará da interação administrativa entre a estratégia global da rede e os interesses nacionalmente/ regionalmente enraizados de seus componentes.

Internet A Internet é a espinha dorsal da comunicação global mediada por computadores. Em meados dos anos de 1990, a Internet conectava 44 mil redes de computadores e cerca de 3,2 milhões de usuários, expandindo-se de forma acelerada. Há perspectivas que ela possa ligar centenas de milhões de usuários no início deste novo século XXI. E em 1973 havia apenas 25 computadores conectados! Decidiu-se, nos anos 90, comercializar a Internet. A coexistência de vários interesses e culturas na Rede tomou a forma de WWW = Rede de Alcance Mundial (World Wide Web), uma rede flexível, formada por redes dentro da Internet em que pessoas, grupos, empresas podem criar seus próprios sites, formar sua homepage e, sobretudo, se comunicar

Exclusão social A sociedade de informação é uma sociedade em que as fontes de poder e riqueza dependem da capacidade de geração de conhecimento e processamento de informação.

Para refletir...