A NÁLISE E T ABULAÇÃO DAS PROPOSTAS FEITAS NA A SSEMBLEIA R EGIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
PASTORAL FAMILIAR PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO 17/06/2006 (GENIVALDO E ANGELA) REUNIÃO DE COORDENADORES. TEMA: PORQUE ALGUNS GRUPOS PROGRIDEM E OUTROS NÃO?
ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
CRESCIMENTO EXPLOSIVO
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MENSAGENS
Proposta para elaboração dos projetos
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
Do Encontro com CRISTO ao
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
Administração Financeira III
MINISTÉRIO DA DEVOÇÃO PESSOAL
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
TEMPO DECISIVO CARISMA REALIZA RAZÃO DO MCC
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Conselho Pastoral Paroquial
CONHECENDO O NOSSO PASTOR
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Conselhos Missionários
Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
ANIMAÇÃO DA CF 2014 ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE.
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
Em cada diocese, vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero, o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente.
Diocese de Amargosa.
II Orientação Técnica PCAGP.
Paróquia, torna-te o que tu és.
Conselho Missionário Diocesano
Escola Vivencial do GED
IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Pe. Samuel José de Carvalho, OCS
ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 2008 / 2009 PROPOSTAS DE AÇÃO CONCRETA 1. Mudar a atitude assistencialista, formando grupos de apoio e ação, grupo específico para.
Apresentação da Síntese do Trabalho
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
Paróquia Santo Antonio Maria Claret.. Dom José, Filho Amado de Maria.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
VIII Assembleia Geral, II parte Haro, 2 – 20 de fevereiro de 2013.
AVALIAR e PLANEJAR.
A PASTORAL DA EDUCAÇÃO NA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
UNIDADE 2 PRINCIPAIS ÁREAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Wagner Rios.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Gestão de Projetos Aula 01.
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
Peregrinação do Ícone da Sagrada Família
Mensagem. "Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz." Jesus Cristo ordenou que nos amássemos uns aos outros como Ele nos ama. Temos amor puro quando,
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
Peregrinação do Ícone da Sagrada Família. TEMA: “FAMÍLIA: UMA LUZ PARA A VIDA EM SOCIEDADE” LEMA: “VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO” (Mt 5,14) Data do Congresso:
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
DELEGAÇAO DEPENDENTE Angola e S.Tomé DDASTP INFORME SOBRE AS PRIORIDADES APOSTOLICAS.
Assembleia da Região Lapa (27/09/2014) A assembleia buscou construir uma fotografia da elaboração e da realização dos projetos pastorais na Região Episcopal.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Mapeamento Pastoral. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16, 15)
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

A NÁLISE E T ABULAÇÃO DAS PROPOSTAS FEITAS NA A SSEMBLEIA R EGIONAL

1) C OMO D IVULGAR O XI P LANO DE P ASTORAL DA A RQUIDIOCESE ? O XI Plano de Pastoral, deve ser objeto de estudo, inicialmente nas Coordenações de Pastorais, associações e Novas Comunidades, na Região, nos setores e paróquias, para uma posterior elaboração de um planejamento.

2) C OMO A PLICAR O XI P LANO DE P ASTORAL ? Através de um planejamento regional, setorial e paroquial, à partir do primeiro ano do Projeto de Evangelização da Arquidiocese. Um planejamento que leve em conta o objetivo principal do plano – “Ser testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”.

3) C OMO A COMPANHAR E A VALIAR O XI P LANO DE P ASTORAL ? Estabelecer um cronograma, através de planejamento, para a implantação e acompanhamento dos projetos propostos para o período de um ano. Na próxima Assembleia Regional, fazer a avaliação para verificar se os objetivos propostos foram atingidos. O acompanhamento deve ser feito pelo Bispo, pelo Coordenador de Pastoral, Secretariado Regional e Padres Coordenadores de Setor.

S UGESTÕES DE D. J ULIO SOBRE O XI P LANO DE P ASTORAL

T ODOS DEVEM CONHECER O XI P LANO ? Julgo que o XI Plano de Pastoral não é a Bíblia. Não precisa estar na mão de todos os paroquianos como a Bíblia. É bom divulgar o Plano de Pastoral a todos os fiéis; as urgências pastorais, alguns temas, etc. Mas não é preciso que todos estudem e leiam todo o Plano de Pastoral da Arquidiocese

Q UEM DEVE CONHECER O P LANO ? Todos que têm algum cargo de coordenação, todos os que participam de um planejamento pastoral (da paróquia, das pastorais, dos movimentos, das Novas Comunidades, CPPs, CRP), os padres, o bispo. Enfim, se há planejamento da pastoral é necessário não só ter o plano em mãos, não só ter lido e estudado o Plano, mas também levar em conta e seguir o Plano como modo de garantir a unidade com a Região Episcopal e a Arquidiocese.

C OMO ACOMPANHAR A IMPLEMENTAÇÃO DO P LANO ? É preciso ficar claro que o importante é a ação evangelizadora e pastoral. O Plano não precisa ser realizado. Isso não quer dizer que ele não tenha importância. Sua importância reside no fato de ser um subsídio, uma ajuda, um recurso para realizar a ação pastoral e evangelizadora de maneira unitária e orgânica com toda a Arquidiocese. Mas o Plano é irrealizável e deve ser assim: ele aponta a direção, nos dá visão de futuro. O que quero dizer com isso é que precisamos acabar com a angustia de realizar o Plano. Nós temos que segui-lo; leva-lo em conta em todas as nossas ações evangelizadoras.

C OMO ACOMPANHAR A IMPLEMENTAÇÃO DO P LANO ? Assim para “acompanhar a implementação do plano”, implica a ela a elaboração, a aprovação e a revisão de projetos pastorais. Quem aprova os projetos pastorais? Creio que essa tarefa poderia ser deixada a cargo do Secretariado de Pastoral, do CRP, Coordenador de Pastoral e do Bispo. Os mesmos devem revisar a realização dos projetos.

C OM QUE FREQUÊNCIA ? Isso depende do projeto pastoral. Um bom projeto de pastoral deve ter começo, meio e fim. Assim a periodicidade vai depender do término do projeto.  Julio