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AVALIAR e PLANEJAR.

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Apresentação em tema: "AVALIAR e PLANEJAR."— Transcrição da apresentação:

0 O PAP não assegura, por si só, a melhoria da qualidade de ensino.

1 AVALIAR e PLANEJAR

2 O Plano de Ação Participativo 2014
Instrumento para a construção de um caminho de melhoria OBJETIVO ESTRATÉGICO: Contribuir para a disseminação e aperfeiçoamento da cultura de gestão democrática, participativa e orientada para resultados. OUTROS OBJETIVOS: Orientações claras sobre as 5 dimensões da gestão escolar Em consonasncias com os 5 pilares do Programa Educação – Compromisso de São Paulo 3. Contribuir para o aperfeiçoamento da cultura institucional de auto- avaliação, planejamento e acompanhamento 4. Permitir o compartilhamento de visão e metas entre todos da comunidade escolar

3 PAP deve ter meta simultaneamente:
Relevante Específica Mensurável Alcançável Temporal

4 Questões avaliativas e proposições
FBB005-Chart avulso Bruno Faveri P A P Questões avaliativas e proposições Dimensão Pedagógica: 11 questões avaliativas Dimensão Participativa: 08 questões avaliativas Dimensão de Recursos Humanos: 05 questões avaliativas Dimensão de Recursos Físicos e Financeiros: 11 questões avaliativas Dimensão de Resultados Educacionais do Ensino e da Aprendizagem: 05 questões avaliativas Todas dimensões articuladas à Proposta Pedagógica da escola

5 FBB005-Chart avulso-190811-Bruno Faveri
O Plano de Ação Participativo 2014: “dos olhares possíveis às ações necessárias". Parte II - Plano de Ação Consolidado Construir um plano de ação para superar ou minimizar cada um desses problemas Parte III - Painel de Acompanhamento do Plano de Ação Implementar as ações planejadas e acompanhá-las ao longo do ano letivo Parte I - Diagnóstico e Formulação de Ações: Diagnosticar problemas críticos e formular ações dentro da governabilidade da própria escola

6 1.Analisar: Reflexão sobre a questão
O Plano de Ação Participativo 2014 Parte I: Os passos para o Diagnóstico e Formulação de Ações 1.Analisar: Reflexão sobre a questão 2. Definir o nível de importância: relevância 3. Definir o nível de Satisfação: Diagnóstico 4. Descrever os fatos 5. Descrever os problema 6. Formular os objetivos 7.Formular os resultados que se deseja atingir 8. Construir Indicadores 9. Registrar a situação atual 10. Estabelecer as metas 11. Formular ações 12. Consolidar Plano de Ação 13. Acompanhar a Execução

7 Formulário: Diagnóstico e Formulação de Ações
Diagnosticar problemas críticos dentro da governabilidade da própria escola e formular ações para solucionar esses problemas

8 O Plano de Ação Participativo – Escolas Prioritárias
Verifique: a ação proposta guarda estreita relação com o objetivo, problema e fato? Observe: deve haver um encadeamento lógico e sequencial entre os passos...

9 O Plano de Ação Participativo – Escolas Prioritárias
Parte II: O Plano de Ação consolidado É a representação visual do conjunto de ações e atividades que serão realizadas com a finalidade de atingir a situação futura desejada na escola. Responsável: pessoa que coordenará a Ação Ação: a própria descrição da atividade proposta (já formulada na etapa anterior) Prazos: datas previstas de início e término da Ação Prioridade: hierarquização da importância de uma Ação em relação às outras Ações, dentro de uma mesma Dimensão Equipe: demais envolvidos na realização da Ação

10 O Plano de Ação Participativo – Escolas Prioritárias
Parte III: Painel de Acompanhamento do Plano de Ação Dificilmente um planejamento termina do mesmo jeito que começou...


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