António Maneira Monte da Caparica, 28 de Janeiro, 2015 Orientadores: Carlos Correia, João Correia de Freitas, Joan Hughes
Design de Comunicação Belas-artes de Lisboa Produção “multimédia” Laboratório Multimeios Faculdade de Ciências e Tecnologia Ciências da Comunicação: Audiovisuais, Multimédia e Interactividade Faculdade de Ciências Sociais Humanas Produção, Gestão, Formação “multimédia” Lab.eLearning na FCT Media Digitais UT Austin |Portugal FCT + FCSH+ UT Austin 2
O problema de investigação Uma aproximação alternativa A metodologia de investigação A implementação do estudo Os resultados e contribuições 3
4
Audiovisuais e Interactividade Bandura, Mayer, Paivio, Clark, Feldon, Shephard... Contrutivismo Piaget, Papert, Pea, Perkins, Jonassen, Reeves... Narrativa Murray, Anderson, Iiyoshi, Hannafin, Liu, Bera... Redes semânticas Spiro, Shapiro e Niederhauser, Pollock, Squire, Reed, Miles, Brusilovsky, Damásio, Barsalou... Redes sociais Vygotsky, Torniai... Conectivismo Siemens... 5
Novos formatos hipermédia Internet e redes sociais online Modelo de ensino participativo... 6
Vídeo (dinâmico e imersivo) Bases de dados e arquivos (Categorias e tags) Narrativa Digital (Sequencial multi-linear e em rede) 7
Remix – usar e reutilizar Partilhar online Discutir e colaborar 8
Design-Based Research 9 Avaliação Desenvolvimento Design Análise Implementação
10
11 Out Keywords “What next?” In Keywords * *Smal Narrative Unit
12 *Smal Narrative Unit * *
13 Buttons with fixed links Main Media SNUs’ Previews
14 I enjoyed the overall learning activity where we developed interactive movies.
Competências: Síntese Categorização Apropriação Edição Multi-linear Networking Negociação 15
Atitudes: Entusiasmo na exploração Auto gestão Empatia Cooperação Colaboração Trabalho de equipa 16
“ How is education to fulfill its societal role of clarifying confusion (...) [in] the growing complexity and confusion of information abundance?” Siemens & Tittenberger (2009, p.1) 17
How is education to fulfill its societal role of clarifying confusion when tools of control over information creation and dissemination rest in the hands of learners, contributing to the growing complexity and confusion of information abundance? Siemens, G. & Tittenberger, P. (2009). Handbook of Emerging Technologies for Learning. University of Manitoba. Retrieved May 8, erging_Technologies_for_Learning erging_Technologies_for_Learning 18
RQ1 – Semantic hypermedia authoring RQ2 – Media provider RQ3 – Collaborative network RQ4 – Korsakow usability RQ5 – Design principles 19