António Maneira Monte da Caparica, 28 de Janeiro, 2015 Orientadores: Carlos Correia, João Correia de Freitas, Joan Hughes

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Transcrição da apresentação:

António Maneira Monte da Caparica, 28 de Janeiro, 2015 Orientadores: Carlos Correia, João Correia de Freitas, Joan Hughes

 Design de Comunicação Belas-artes de Lisboa  Produção “multimédia” Laboratório Multimeios Faculdade de Ciências e Tecnologia  Ciências da Comunicação: Audiovisuais, Multimédia e Interactividade Faculdade de Ciências Sociais Humanas  Produção, Gestão, Formação “multimédia” Lab.eLearning na FCT  Media Digitais UT Austin |Portugal FCT + FCSH+ UT Austin 2

 O problema de investigação  Uma aproximação alternativa  A metodologia de investigação  A implementação do estudo  Os resultados e contribuições 3

4

 Audiovisuais e Interactividade Bandura, Mayer, Paivio, Clark, Feldon, Shephard...  Contrutivismo Piaget, Papert, Pea, Perkins, Jonassen, Reeves...  Narrativa Murray, Anderson, Iiyoshi, Hannafin, Liu, Bera...  Redes semânticas Spiro, Shapiro e Niederhauser, Pollock, Squire, Reed, Miles, Brusilovsky, Damásio, Barsalou...  Redes sociais Vygotsky, Torniai...  Conectivismo Siemens... 5

 Novos formatos hipermédia  Internet e redes sociais online  Modelo de ensino participativo... 6

 Vídeo (dinâmico e imersivo)  Bases de dados e arquivos (Categorias e tags)  Narrativa Digital (Sequencial multi-linear e em rede) 7

 Remix – usar e reutilizar  Partilhar online  Discutir e colaborar 8

Design-Based Research 9 Avaliação Desenvolvimento Design Análise Implementação

10

11 Out Keywords “What next?” In Keywords * *Smal Narrative Unit

12 *Smal Narrative Unit * *

13 Buttons with fixed links Main Media SNUs’ Previews

14 I enjoyed the overall learning activity where we developed interactive movies.

 Competências:  Síntese  Categorização  Apropriação  Edição Multi-linear  Networking  Negociação 15

 Atitudes:  Entusiasmo na exploração  Auto gestão  Empatia  Cooperação  Colaboração  Trabalho de equipa 16

“ How is education to fulfill its societal role of clarifying confusion (...) [in] the growing complexity and confusion of information abundance?” Siemens & Tittenberger (2009, p.1) 17

How is education to fulfill its societal role of clarifying confusion when tools of control over information creation and dissemination rest in the hands of learners, contributing to the growing complexity and confusion of information abundance? Siemens, G. & Tittenberger, P. (2009). Handbook of Emerging Technologies for Learning. University of Manitoba. Retrieved May 8, erging_Technologies_for_Learning erging_Technologies_for_Learning 18

 RQ1 – Semantic hypermedia authoring  RQ2 – Media provider  RQ3 – Collaborative network  RQ4 – Korsakow usability  RQ5 – Design principles 19