A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Ana Maria Freire, Cecília Galvão, Conceição Vilela, Mónica Baptista

2 European Commission Education Action Programe 2000-06

3 Socrates Education Program 2000-06
Projecto Comenius 2.1 Action PEC Profesorado Europeo de Ciencias: Conocimiento Científico, Destrezas Linguisticas y Medios Digitales (PEC) Financiado por Projecto Socrates CP ES-Comenius-C21

4 PEC WEB PAGE

5 Programa Lifelong Learning
An INTegral Teacher Training for developing digital and communicative competences and subject content learning at schools (intTT) Projecto Financiado pelo Programa Lifelong Learning LLP ES-COMENIUS-CMP,

6 Parceiros IntTT Universidade de Alcalá (Espanha)
Universidade Comenius (Eslováquia, Bratislava) Universidade de Helsínquia (Finlândia) Universidade Técnica Karadeniz (Turquia) Universidade Leicester (Reino Unido) Universidade de Lisboa (Portugal)

7 Propósito Desenvolver conjuntamente programas de formação inicial de professores de Ciências de modo a proporcionar aos futuros professores ferramentas que permitam a mobilização de competências digitais e comunicativas durante a leccionação das matérias científicas preconizadas nos currículos nacionais

8 Pressupostos As competências digitais e comunicativas têm sido identificadas como competências fundamentais na Aprendizagem ao Longo da Vida (Life Long Learning, LLL) e estão relacionadas com a aprendizagem das matérias escolares, com o desenvolvimento pessoal e profissional nas sociedades modernas. A mobilização de competências digitais e comunicativas são necessárias em todas as profissões e devem ser desenvolvidas na escolaridade obrigatória.

9 Revisão da Literatura Nas últimas décadas, os currículos nacionais e a investigação educacional têm vindo a chamar a atenção para a necessidade de incluir na prática dos professores de ciências o uso das TIC; Há evidências que o uso das TIC nas aulas de Ciências influencia a aprendizagem e a motivação dos alunos; Os alunos usam em casa e no seu dia a dia diferentes ferramentas digitais que não são usadas na aprendizagem das matérias escolares; Os professores não tomam partido dos conhecimentos que têm sobre o uso das TIC; As concepções dos professores sobre o ensino e a aprendizagem impede-os de usar as TIC; As escolas têm ferramentas digitais que os professores desconhecem como usar na sua prática.

10 Finalidades Ajudar os futuros professores em programas de formação inicial (ITT) a aprender estratégias e metodologias que permitam os seus alunos desenvolver competências digitais e comunicativas ; Contribuir para a mudança de práticas e para a mudança de perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem Criar situações que permitam levar os professores a desenvolver de um modo integrado competências digitais, comunicativas e científicas enquanto trabalham as matérias incluídas nos currículos nacionais

11 Objectivos Identificar ferramentas TIC para desenvolver competências digitais, comunicativas e científicas de modo a contribuir para uma melhoria das aprendizagens dos alunos; Estabelecer critérios para conceber e seleccionar actividades que permitam desenvolver competências comunicativas, digitais e científicas; Seleccionar estratégias apropriadas para usar as ferramentas TIC de modo a desenvolver as competências e proporcionar aprendizagens nos domínios da Física, Química, Biologia, Linguística e Literatura, Arte e História

12 Produtos do Projecto Metodologias (actividades para o desenvolvimento de competências digitais, linguísticas e científicas) Materiais de ensino e de aprendizagem (6 CDs que incluem dois módulos com actividades e sugestões didácticas para os futuros professores sobre como desenvolver competências digitais, comunicativas e científicas nos alunos das escolas básicas e secundárias) Mobilidade de professores em início de carreira para passar 2 semanas nos países parceiros e visitar as escolas) Disseminação das actividades e publicações de artigos

13 Cooperação entre Escolas e projecto IntTT
Acção de Formação Actividades de Investigação para o desenvolvimento de Competências Científicas, Linguísticas e Digitais Oficina de Formação, com 25 h presenciais e 25 h de trabalho individual, sendo atribuídos 2 créditos.

14 Finalidades da OF Promover a consciencialização da importância de seleccionar, adaptar e construir actividades de investigação que contribuam para o desenvolvimento de competências científicas, linguísticas e digitais. Fomentar a implementação de actividades de investigação na sala de aula. Estimular o uso de media digitais (Internet, software, TV e DVD) e ferramentas digitais (blog, wiki, e-portfolio, e plataformas moodle) durante a concepção e implementação de actividades de investigação. Proporcionar a reflexão sobre a prática e o desenvolvimento de um trabalho de cariz investigativo Comunicar os resultados obtidos na sala de aula como consequência do uso de actividades de investigação.


Carregar ppt "SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google