A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologias e instrumentos de avaliação online

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologias e instrumentos de avaliação online"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias e instrumentos de avaliação online
Discussão assíncrona e e-portfolios na promoção da aprendizagem e avaliação centrada no aluno Mestrado em E-learning Concepção e Avaliação em E-Learning Helena Prieto e Marcus Vinicius Janeiro 2011

2 No ensino online as práticas de promoção de formas de aprendizagem e avaliação centradas no aluno dependem de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da interactividade e visibilidade do percurso de aprendizagem. Ensino/ Aprendizagem online Aprender/Ensinar Discussão assíncrona E-portfolios Avaliar/ Auto-regular

3 Foruns online s Blogs, microblogs Discussão assíncrona

4 Feedback loop Comunidade virtual de aprendizagem
Professor/ aluno Aluno/ aluno Aluno/ conteúdo Aluno/ aprendizagem colaborativa Aluno/professor Desenvolvimento de avaliação para a aprendizagem e da aprendizagem Comunidade virtual de aprendizagem Integração de actividades de avaliação para facilitar a aprendizagem Integração de actividades de aprendizagem para facilitar a avaliação

5 Estrutura da discussão
Comunidade de aprendizagem Como usar a discussão assíncrona para suportar práticas de avaliação da aprendizagem Como usar a discussão assíncrona para suportar práticas de avaliação para a aprendizagem? Cognições auto-regulatórias Capacidade de escrita Autonomia do estudante

6 Estrutura da discussão
Diferentes tipos de foruns de discussão Perguntas abertas e problematizadoras Discussões com um Fio condutor/questões orientadoras Role play Estrutura da discussão

7 Comunidade de aprendizagem
Partilha de conhecimento Partilha de opiniões, pontos de vista diferentes Maior motivação para a aprendizagem Expansão do conhecimento Desenvolvimento do sentido crítico e auto-crítico Aprendizagem/ avaliação inter-pares

8 Cognições e actividades auto-regulatórias
Reflexão – leva ao desenvolvimento de maior sentido de responsabilidade Metacognição – desenvolvimento de formas de aprender a aprender Auto-regulação- leva ao deenvolvimento de mais motivação, empenho e estratégias metacognitivas

9 Desenvolvimento de atitudes críticas e auto-críticas.
Desenvolvimento de reflexão crítica. Desenvolvimento de competências de escrita colaborativa. Desenvolvimento de competências específicas de escrita. Capacidade de escrita

10 Autonomia do estudante
Desenvolvimento do trabalho independente do professor Maior interactividade com os pares Escolha de tópicos a seguir/ explorar/responder

11 Múltiplos papéis facilitador orientador
promotor de múltiplos percursos Avaliador E- professor Construtor do seu percurso Responsável pelo processo de aprendizagem e de avaliação Promotor de construção colaborativa de conhecimentos E-aluno Múltiplos papéis

12 Comunidade de aprendizagem
Promove o conhecimento e aprendizagem Regula o conhecimento construído de forma colaborativa Auto- avalia o conhecimento produzido Regula comportamentos/ qualidade de participação Desenvolve competências de pesquisa, análise, reflexão crítica Desenvolve competências de escrita individual e colaborativa Comunidade de aprendizagem

13 Vantagens da discussão assíncrona
Promove oportunidades de todos os alunos participarem de forma activa e voluntária; Permite a observação e monitorização das participações dos outros; Promove um equilíbrio entre estrutura e autonomia; Permite o trabalho independente e sem constrangimentos de tempo; Permite uma auto-avaliação com base no feedback dos colegas e professor; Promove a autonomia : o controlo da sua própria aprendizagem,o nível de responsabilidade pessoal e auto-direcção. Promove o desenvolvimento de estratégias metacognitivas e auto reguladoras

14 Estratégias e actividades
Estruturar a discussão com critérios de avaliação adequados Pequenos inquéritos com um tempo definido de resposta Tarefas entre pares Collaborative buddies actividades de auto-avaliação Actividades de avaliação de pares

15 APRESENTAÇÃO AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO E- Portfolios

16 E-portfolios E-portfoilos
É o resultado de um processo de construção orientado pelo estudante e que segue várias etapas – recolha, selecção, reflexão e conexão. É uma espécie de currículo vitae em constante construção que estabelece ligações para uma base de dados online contendo informação pessoal e profissional, referências e provas relevantes de competências obtidas no decurso do trabalho ou aprendizagem É um “ work in progress”, um instrumento para promover a aprendizagem colaborativa, permitir a partilha de ideias e feedback. E-portfoilos

17 Objectivos do uso dos e-portfolios de avaliação
Melhorar o desempenho dos estudantes Permitir a partilha de ideias, recursos e feedback. Promover a aprendizagem colaborativa Desenvolver as relações inter-pares e uma comunidade virtual de aprendizagem É um “ work in progress que pode espelhar o progresso do percursos de aprendizagem

18 Vantagens do uso do e-portfolio
Recolha e selecção sempre flexível e reorganizável Mais rápido , fácil e partilhável Reflexão – integra a experiencia acumulada e desenvolvimento de competências Direcção – apresentação a diferentes públicos, base para comentários colaborativos, revisão e discussão Múltiplas possibilidades de apresentação multimédia e links promove formas mais individuais , reflectivas , interactivas e autênticas de avaliação

19 As discussões assíncronas Aspectos em comum
Conectividade Interactividade Os e-portfolios As discussões assíncronas Aspectos em comum Visibilidade Reflexividade Transparência do processo de aprendizagem

20 Conclusões Promovem a utilização de objectos de aprendizagem
Possibilitam a construção de percursos individuais de aprendizagem Possibilitam a construção de cursos online não narrativos Conclusões Promove a construção de objectos de aprendizagem Promovem oportunidades para gerar ciclos de feedback

21 Promovem oportunidades de avaliação da e para a aprendizagem
São instrumentos base no desenvolvimento de competências especificas do e- estudante: auto reflexão, auto-regulação e meta-cognição Promovem oportunidades de avaliação da e para a aprendizagem Conclusões Desenvolvem formas de ensino/ aprendizagem e avaliação centradas no aluno Promovem autonomia e competências de literacia digital e de escrita Desenvolvem e promovem a formação de comunidades virtuais de aprendizagem

22 Impacto na avaliação para a aprendizagem
Permite obter maior feedback da comunidade de aprendizagem Permite a pela comunidade dos produtos realizados / objectos de aprendizagem construídos Incentiva ao desenvolvimento de estratégias de aprender a aprender Torna visível o percurso de aprendizagem, e os progressos realizados

23 Impacto da avaliação da aprendizagem
Maior visibilidade do percursos e dos produtos realizados Maior cuidado na formulação dos produtos Desenvolvimento consciente de estratégias de aprendizagem Desenvolvimento de uma consciência auto-reflexiva, auto-reguladora

24 Bibliografia Vonderwell,Selma; Liang, Xin; Alderman,Kay (2007)
Asynchronous Discussions and Assessment in Online Learning in Journal of Research on Technology in Education; Spring 2007; 39, 3; ProQuest Education Journals pg. 309 , disponível em MASON, Robin; PEGLER, Chris & WELLER Martin (2004) "E-Portfolios: an assessment tool for online courses" British Journal of Educational Technology, Vol 35 Nº6 ( )


Carregar ppt "Metodologias e instrumentos de avaliação online"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google