GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
N.A.F.T.A..
Advertisements

Nafta.
Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
PROJETO DE GEOGRAFIA BLOCO ECONOMICO: NAFTA
Trabalho de Geografia Alca e Nafta Nomes: Thais e Iasmim
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
MEGA BLOCOS II.
Pacto andino Carlos Augusto Hruschka n° 07 Guilherme Leme n° 13
TRABALHO DE POPULAÇÂO Fabrício 6 Henrique 9 Matheus 14 8D.
NAFTA NAFTA Nomes: Larissa Chen, Maria Alice Cabral,
NAFTA Bloco Econômico Fernanda - 7 Isabella - 14 Nicole- 25
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
Gay-Lussac Prof. José Victor
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Colégio Maria imaculada
Blocos Econômicos Mundiais
Colégio Maria Imaculada
Trabalho Sobre Blocos Econômicos
Professor Luiz Felipe Geografia
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Aula Teórica nº 13 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Aula Teórica nº 12 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
Antônio Cordeiro Jéssyca Rodrigues Talles Henrique Marta Fabiana Rodrigo Alves Vinicius Rodrigues BLOCOS ECONÔMICOS.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
APEC – Bloco econômico Colégio Maria Imaculada 8º ano B Nomes dos integrantes: Ana Luísa Turri nº02 Giuliana Tabarelli nº08 Lethícia Ocampo nº12 Trabalho.
Professor: Wilson Forti Integrantes: Matheus Oliveira n° 15 Frederico da Costa n° 6 Francisco Miller n° 5.
PROFESSOR WILSON FORTI Trabalho de Geografia. POR: BEATRIZ RUSSO; 03 ISABELLA DE ABREU; 10 NAIRA FRANCHI; 17 Alca e Pacto Andino.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino
Beatriz Nunes N°2 Emily Borgani N°5 Livia Ribeiro N°13 Asean.
SETOR EXTERNO Prof.: Ricardo Clemente. Fundamentos do Comércio Internacional O que leva os países a comercializarem entre si ? LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
Acadêmicas: Alana Galiazzi, Roselaine F. Lisot, Liane Degrandis
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
POLÍTICA CAMBIAL.  Mercado cambial são os mercados nos quais se compram e vendem as moedas dos diferentes países. A TROCA DA MOEDA NACIONAL PELAS MOEDAS.
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
(relação interpessoal)
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB

Capa Página 1 Índice Página 2 Primeira Questão Página 3 Segunda Questão Página 4 Terceira Questão Página 5 Quarta Questão Página 6 Quinta Questão Página 7 Sexta Questão Página 8 Bibliografia Página 9

1: O que é um Bloco Econômico hoje, e como ele serve a economia global? Um bloco econômico é a união de países com interesses em facilitar o comércio dos países membros do bloco. O NAFTA (North American Free Trade Agreement) é formado pelo Canadá, Estados Unidos e México (américa do norte), e teve início em 1 de janeiro de 1994.

2: Apresentar quais os tipos de bloco que existem em nosso planeta. Zona de preferências tarifárias: é um passo inicial de integração entre os países, de forma que esses adotam apenas algumas tarifas preferenciais envolvendo alguns produtos, tornando-os mais baratos em relação a países não participantes do bloco. EX: ALAD ( Associação Latino-Americana de Integração) Zona Livre de Comércio: tem objetivo de diminuir ou até mesmo eliminar as tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. EX: NAFTA ( Tratado de Livre Comércio das Américas) União Aduaneira: Além de reduzir o preço dos produtos comercializados entre os países membros, ela ainda torna os produtos de países externos ao bloco ainda mais caros. EX: ( Merco Sul ( Mercado Comum do Sul ) Mercado Comum: ele vai muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho. União Política e Monetária: adquire-se uma moeda comum, que passa a valer comercialmente em todos os países-membros. O único exemplo de Mercado Comum e, ao mesmo tempo de União Política e Monetária é a UE ( União Europeia ), que é hoje considerada o mais importante bloco econômico, em razão do seu avançado nível de integração.

3: Dados gerais do bloco: histórico de formação, bandeira, países membros, país sede, organização, estrutura, funcionamento, significado da sigla. O NAFTA (North American Free Trade Agreement) é formado pelo Canadá, Estados Unidos e México (América do Norte), e teve início em 1 de janeiro de O NAFTA começou a ser traçado no final dos anos 80, quando Estados Unidos e Canadá começaram a estudar políticas de comércio entre os países, envolvendo taxas alfandegárias menores, acordo conhecido como Liberalização Econômica. Em 13 de agosto de 1992, o México se interessou pelas políticas comerciais e foi convidado para fazer parte do grupo. Sede: Cidade do México, Ottawa e Washington, D.C. Bandeira do NAFTA:

4: Apresentar quais são os objetivos, política e perspectivas do bloco econômico por você estudado. O NAFTA, conta com disparidades me relação do nível econômico dos países. Os Estados Unidos são atualmente a maior economia do mundo, e o Canadá é dependente de recursos americanos, o México possui grande poder de compra e recursos como petróleo, que é exportado para os Estados Unidos. OBJETIVOS: A derrubada das barreiras alfandegárias, garantiu assim, o livre comércio entre os países membros, e facilitou o fluxo de mercadorias Redução de custos comerciais entre os membros. Aumentar o percentual de exportação entre si. Garantir elevação e ajuste da economia dos países-membros, para que os mesmos ganhem destaques e competitividade no cenário global de comércio.

5: Apresentar como suas relações econômicas estão estruturadas com outros países especialmente o Brasil. O país que lidera o NAFTA é os Estados Unidos, e esse é um país difícil de lidar. O Brasil era um dos países alvos para se agregar ao bloco econômico, porém com o constante crescimento da nossa economia, tornamo-nos um competidor em relação à liderança do bloco, algo que não agradaria os estadunidenses. O Brasil, faz parte do MERCOSUL e é o país que lidera esse bloco, o que nos faz um concorrente potente, e os Estados Unidos não procura concorrência. O Brasil não ocuparia a posição de um país submisso, uma fonte de mão de obra barata e matéria prima como faz o México.

6: Apresentar um artigo de jornal ou revista (internet) que trate de algum aspecto sobre o bloco que você estudou. “ O NAFTA pretende evoluir e crescer e se tornar a ALCA, porém autores rela-tam que este seria o ponto máximo do imperialismo e colonialismo dos EUA sobre ás Américas. Este trabalho tem como objetivo principal discorrer e evidenciar o que é o NAFTA e sua importância atualmente, e como objetivos específicos demonstrar, a- través da visão de vários autores, pontos relevantes sobre este acordo firmado na América do Norte. “ MARCIO LUIZ MARIETTO

BIBLIOGRAFIA Professor Wilson Forti Livro de Geografia ( Jornadas Geo 8°ano )