Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tratamento de Água Filtração em Carvão
Advertisements

Noções Básicas de Corrosão
Carregamento de Caminhões-tanque & Eletricidade Estática
TÉCNICA DE AMOSTRAGEM DOS RESÍDUOS MATÉRIA: TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E GASOSOS. PROFESSOR: REGINALDO MILANI.
Métodos de Separação de Misturas.
MÓDULO lV SISTEMA DE SUSPENSÃO
Sedimentação e Operações Afins
Proteção Respiratória
Trabalho de Química Análise Imediata.
ÁGUA.
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO
DIMENSIONAMENTO DE FLOCULADORES MECANIZADOS
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Procesamiento de minerales I Desaguamento
ETA da CABEÇA GORDA.
Centrifugação Purificação de Produtos Biotecnológicos
APONTAMENTOS DE AULA – ROLAMENTOS ENG. MECATRÔNICA - UNISALESIANO
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Aula 3 Fundição em Areia Verde
OPERAÇÕES UNITARIAS EM MEIO AMBIENTE
OFSY – Sistema de Omnifiltração
Deslocamentos e deformações
Purificação de Produtos Biotecnológicos
TA-631 Operações Unitárias I
Soldagem por Resistência Elétrica
SISTEMAS SERVO-HIDRÁULICOS
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Cinética e Cálculo de Reatores
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Tratamento de Águas Residuárias
SEPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS
Tratamento de águas residuárias
Aula: Processos de separação de misturas.
Carvão para fins elétricos
TRATAMENTO DO LODO DE ETES
Apontamentos de aula Elementos de máquinas I
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
Resistência à Abrasão: Aplicação da Técnica Esclerometrica
Filtração 20 de Março de 2007.
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
Aula: Processos de separação de misturas.
Ciclones São amplamente usados como separadores gás-sólido, pois sua estrutura é simples e possui baixo custo de operação. Empregam uma resultante entre.
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
Extração Líquido-Líquido
COLETORES GRAVITACIONAIS E CICLONES Prof. Marcelo José Raiol Souza
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
MOTOR ASSÍNCRONO OU DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 9. Acessórios.
SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Processos de conformação
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
SEPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS Há uma grande variedade de produtos biotecnológicos, os quais podemos agrupar em três principais categorias: Insumos.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Tratamento Primário Ilustrações. A  Líquido limpo. B  Região de concentração constante. C  Região de concentração variável. D  Região de compactação.
Capítulo 10 - Medições variadas
Pré-tratamentos do leite:
UFPR Setor de Ciências da Saúde Curso de Farmácia Disciplina de Física Industrial Operação Unitária de Centrifugação Prof. Dr. Marco André Cardoso.
Dimensionamento de Espessadores Pombal - PB Maio-2016 Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Curso: Engenharia.
Dimensionamento de Espessadores Pombal - PB Maio-2016 Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Curso: Engenharia.
Moagem Escala de dureza Moh varia de 1 a 10; Materiais moles: (1) Talco, tortas secas de filtros-prensa, pedras sabão, ceras, agregados de sais cristalinos;
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio MECÂNICA DOS FLUIDOS I Prof. RUBENS GALLO.
SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO
CENTRIFUGAÇÃO.
CARACTERIZAÇÃO DE SÓLIDOS
Transcrição da apresentação:

Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa Filtro Prensa → uma cabeça e seguidor que contém entre si um pacote de placas retangulares verticais que são apoiadas sobre vigas. A cabeça serve como um extremo fixo no qual os tubos de alimentação e filtrado são conectados e o seguidor move-se e comprime as placas juntas durante o ciclo de filtração por um mecanismo hidráulico ou mecânico. Cada placa é revestida com uma tela filtrante em ambos os lados e, uma vez apertadas lado a lado, elas formam uma serie de câmaras que dependem do numero de placas. As placas geralmente tem uma porta de alimentação central que atravessa toda a extensão do filtro prensa, de forma que todas as câmaras do conjunto de placas estão interconectadas. Do mesmo modo, quatro aberturas de canto conectam todas as placas e coletam os filtrados em uma "descarga fechada" para saídas que são localizadas no mesmo lado que a entrada de alimentação. A desvantagem deste arranjo e que nao pode ser usado com filtrados que são tóxicos, inflamáveis ou voláteis.

Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa Tela Placa Líquido filtrado Torta de filtração Líquido bruto

Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa

Filtração Tipos de filtros de pressão: Placa horizontal Filtrar materiais inflamáveis, tóxicos, corrosivos e passíveis de contaminação quando se requer pressão alta e operação segura. Estas características não são possíveis nos filtros-prensa, que requerem a abertura das placas na atmosfera e descarga da torta ao termino de cada ciclo. A estrutura do filtro consiste em uma pilha de placas, presas a um eixo oco montado dentro de um vaso de pressão, com cada prato recoberto com um meio filtrante.

Sedimentação Separação dos sólidos de um liquido por decantação por ação da gravidade Os principais objetivos estão em concentrar uma suspensão de sólidos, conhecida como espessamento, ou purificar um liquido, também chamado de clarificação.

Sedimentação A sedimentação pode ser: natural (livre) ou forçada (quando se utiliza floculantes - substâncias com propriedades de aglomeração de partículas). Os floculantes ou os polieletrólitos tem a função de se unir ao sólido em suspensão e formar partículas maiores. Esta união se dá por meio das cargas elétricas de sinal contrario entre as partículas sólidas e o agente de floculação Os fatores que controlam a velocidade de decantação: densidade do sólido, densidade do liquido, diâmetro da partícula, forma das partículas e viscosidade do meio. Quanto ao regime de funcionamento: Descontínuos: tanques com a solução em repouso por um certo tempo. Quatro passos: Preenchendo a tanque com a suspensão. Tempo de separação Decantação do sobrenadante clarificado desde a parte superior do tanque. Remoção do liquido acumulado no fundo do tanque. Dependendo das propriedades de sólidos e líquidos, pode exigir longa retenção e, portanto vários tanques em sequência. Contínuos: tanques rasos de grande diâmetro, em que operam grades com função de remover o sólido. A alimentação e feita pelo centro ou lateral do tanque.

Moagem Quebra de partículas sólidas em partículas menores. Objetivo → aumentar a área externa de contato → processamento do material aconteça mais rapidamente. → Produção de partículas dentro de especificações de tamanho bem definidas. → Utilizada para homogeneização de sólidos → mistura mais intima e eficiente. Propriedades dos sólidos no processo de moagem: → Distribuição dos tamanhos das partículas: quantidade proporcional de cada tamanho individual no material moído; → Moabilidade: tamanho e o tipo do moinho necessário para produzir a quantidade desejada no processo e a potência necessária à operação; → Dureza de um material: resistência ao esmagamento e caráter abrasivo → desgaste do equipamento de moagem.