Danças africanas 25/11/11.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A representação do negro e da escravidão no século 19
Advertisements

De arte marcial a actividade Gímnica e Folclórica
Cultura popular Na escola
Capoeira.
Profº:Emerson Corsine
ARTE AFRICANA.
DANÇAS E RITMOS AFRICANOS
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
1ª Visita 12/09/2006.
Filmado Por Joaquim Pedro de Andrade
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
“Educar é um ato heróico em qualquer cultura.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
A Moda no século XX.
Moda Africana.
Danças Africanas.

Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo.
Mulheres , apaixonem -se
Entre magia, coragem e astúcia: cultura e tradição africana.
Movimentos da Capoeira
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
A roda de capoeira.
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Os Estilos de Capoeira Andriéli,Maria e Simone Turma:1º c
Manoella,Rafaella e Ana Laura Turma: 42
Jogos Tradicionais Portugueses.
O USO DO VÉU NA BÍBLIA.
Cultura Afro - Brasileira
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Cultura Afro - Brasileira
AFRODESCENDENTES.
20 de Novembro DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Vieram de terras distantes Arrancados à força do lar Muitos aqui nem chegaram Aos mortos, o fundo do mar.
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Danças. Ciranda e Frevo..
KETLYN.
Comercio de Escravos.
Era uma vez ………….
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Danças.
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
A origem da Dança do Ventre
O termo quilombola vem do tupi-guarani cañybó e significa aquele que foge muito.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
Cateretê FAIXA 7 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Seminário 4 – Unidade II Os toques de Capoeira.
Imigrantes Alemães Prof Marceli André e Eduardo t41.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Escola: COOPEN Aluno: Humberto Série: 5º ano vespertino
Componentes:Isabelli,Fernanda,Alice, Marlise
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
Arqueologia Brasileira
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
ESCOLA:E.M.E.F.ANGELO CHIELE
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Índios Atuais. História Quando Cabral chegou ao Brasil, seus únicos – mas muitos- habitantes eram os índios. Cada tribo com seu modo se vestir, de plantar,
Religião na colônia Sagrado X profano.
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Dança da cultura afro-brasileira
Alunas: Andressa e Daiane Tipos de dança africanas.
Músicas Africanas.
Transcrição da apresentação:

Danças africanas 25/11/11

Desde a pré-historia A TRADIÇÃO É A FORÇA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS EM PLENA FESTA DE RITMOS, TRANSMISSÃO DA CULTURA DOS ANTEPASSADOS E O RETRATO DO DIA-A- DIA NAS ALDEIAS AFRICANAS E NÃO SÓ…A DANÇA COMO FORÇA DE EXPRESSÃO DOS RITUAIS, ERA CHAMADA EM TODAS AS OCASIÕES, COMO PONTO DE PARTIDA PARA QUALQUER CERIMÔNIA. 25/11/11

A Origem e Importância da Dança Africana A DANÇA ORIGINOU-SE NA ÁFRICA COMO PARTE ESSÊNCIA DA VIDA NAS ALDEIAS. ELA ACENTUA A UNIDADE ENTRE SEUS MEMBROS, POR ISSO É QUASE SEMPRE UMA ATIVIDADE GRUPAL. EM SUA MAIORIA, TODOS OS HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS PARTICIPAM DA DANÇA, BATEM PALMAS OU FORMAM CIRCULOS EM VOLTA DOS BAILARINOS. EM OCASIÕES IMPORTANTES, DANÇAS DE RITUAIS PODEM SER REALIZADAS POR BAILARINOS PROFISSIONAIS. TODOS OS ACONTECIMENTOS DA VIDA AFRICANA SÃO COMEMORADOS COM DANÇA, NASCIMENTO, MORTEM PLANTIO OU COLHEITA; ELA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DAS FESTAS REALIZADAS PARA AGRADECER AOS DEUSES UMA COLHEITA FARTA. AS DANÇAS AFRICANAS VARIAM MUITO DE REGIÃO PARA REGIÃO, MAIS A MAIORIA DELAS TEM CERTAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM. 25/11/11

OS PARTICIPANTES GERALMENTE DANÇAM EM FILAS OU EM CÍRCULOS, RARAMENTE DANÇAM A SÓS OU EM PAR. AS DANÇAS CHEGAM A APRESENTAR ALGUMAS VEZES ATÉ SEIS RITMOS AO MESMO TEMPO E SEUS DANÇARINOS PODEM USAR MÁSCARAS OU ENFEITAR O CORPO COM TINTA PARA TORNAR SEUS MOVIMENTOS MAIS EXPRESSIVOS. AS DANÇAS EM MARROCOS USAM NORMALMENTE UMA REPETIÇÃO E UM CONSTANTE CRESCIMENTO DA MÚSICA E DE MOVIMENTOS, CRIANDO UM EFEITO HIPNÓTICO NO DANÇARINO E NO ESPECTADOR. ENTRE ELAS DESTACAM-SE A AHOUACH, GUEDRA, GNAWA E SCHIKATT. 25/11/11

Ritimos AO RITMO DO SEMBA, FUNANÁ, KUDURO, SAKISS, PUITA, MARRABENTA, E OUTROS SONS DA MÚSICA FOLCLÓRICA, SÃO DANÇADAS EM PEQUENAS COREOGRAFIAS, TRABALHANDO ASSIM OS MOVIMENTOS DA ANCA, O REBOLAR DA BUNDA , E A FACILIDADE DE JUNTAR A AGILIDADE DOS BRAÇOS, PERNAS E CABEÇA, NUM SÓ MOVIMENTO CULMINANDO NUM TRABALHO DE RITMO CORPORAL. 25/11/11

Capoeira A CAPOEIRA É UMA LUTA DISFARÇADA EM DANÇA, CRIADA PELOS ESCRAVOS TRAZIDOS DA ÁFRICA NOS NAVIOS NEGREIROS PARA O BRASIL. DENTRO DAS SENZALAS APÓS A MISTURA DAS CULTURAS DAS DIVERSAS TRIBOS AFRICANAS QUE AQUI SE ENCONTRARAM, FOI-SE AO POUCOS SOMANDO O NGOLO QUE ERA UM JOGO DE LUTA PRATICADO NAS TRIBOS AFRICANAS, O QUAL O VENCEDOR ESCOLHERIA UMA MULHER DA TRIBO A QUAL SERIA SUA ESPOSA; A ÂNSIA DE LIBERDADE DOS ESCRAVOS QUE SOFRIAM PRESOS NAS SENZALAS, TRABALHANDO O DIA TODO OU APANHANDO E RESULTANDO NA PRIMEIRA FORMA DE DEFESA DOS ESCRAVOS CONTRA AS MALDADES QUE SOFRIAM O QUAL COMEÇARAM A OCORRER AS PRIMEIRAS FUGAS DOS NEGROS E A FUNDAÇÃO DOS QUILOMBOS. 25/11/11

NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO TODA CULTURA NEGRA ERA REPRIMIDA, PRINCIPALMENTE SE TIVESSE UMA CONOTAÇÃO DE LUTA, ENTÃO PARA PODER SER DISFARÇADA A SUA PRÁTICA ENTRE OS NEGROS, FOI ADICIONADO OS INSTRUMENTOS MUSICAIS QUE DERAM UMA IMAGEM DE DANÇA A CAPOEIRA, COM MÚSICAS QUE FALAM DE DEUSES AFRICANOS, REIS DAS TRIBOS A QUAL VIERAM, FATOS ACONTECIDOS NA RODA DE CAPOEIRA, ACONTECIMENTOS E SOFRIMENTOS DO DIA-A-DIA DOS ESCRAVOS E ETC...! COMO NINGUÉM TINHA INTERESSE SOBRE A CULTURA NEGRA, NINGUÉM NOTAVA QUE AQUELA SIMPLES DANÇA, BRINCADEIRA E RITUAL ERA NA VERDADE A LUTA MARCIAL DOS ESCRAVOS, QUE SE CAMUFLAVA PARA PODER PERMANECER ATIVA. 25/11/11

Schikatt DANÇA ERÓTICA E POPULAR DAS MULHERES MARROQUINAS. MUITOS MOVIMENTOS TÊM ORIGEM NAS DANÇAS ORIENTAIS. FOI DE UMA COMBINAÇÃO DA INFLUÊNCIA ÁRABE COM O FOLCLORE BERBERE QUE NASCEU ESTA DANÇA. AS DANÇARINAS USAM CAMADAS DE VÉUS COBRINDO O CORPO, DO PESCOÇO AO TORNOZELO, E SE ENFEITAM COM MUITAS JÓIAS; ELAS CANTAM, TOCAM INSTRUMENTOS E BATEM PALMAS ENQUANTO DANÇAM. O SCHIKATT TEM UM PASSO CARACTERÍSTICO CHAMADO RAKZA, QUANDO A DANÇARINA BATE COM OS PÉS COMO NA DANÇA FLAMENCA. 25/11/11

Gnawa A DANÇA GNAWA CELEBRA UM RITUAL DA SEITA DE SUFI. CADA RITMO TEM MUITOS SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS QUE VÃO DE PODERES CURATIVOS AO EXORCISMO. UMA COR ESPECÍFICA É USADA PARA CADA DANÇA, INVOCANDO O ESPÍRITO DA CERIMÔNIA, QUADRA, O QUAL É TRAZIDO À TERRA DE UM OUTRO MUNDO ETÉREO. DANÇARINOS USAM ROUPAS BRANCAS E CHAPÉUS PRETOS PESADAMENTE ENFEITADOS COM CONCHAS, CONTAS, MÁGICOS TALISMÃS E AMULETOS. EM PÉ EM LINHA OU CÍRCULO, OS MÚSICOS MANTÊM O RITMO COM TAMBORES OU BATENDO PALMAS ENQUANTO DANÇARINOS EXECUTAM DANÇAS ACROBÁTICAS. 25/11/11

Kizomba RITMO QUENTE, ORIGINÁRIO DE ANGOLA, NÃO PÁRA DE CONQUISTAR CADA VEZ MAIS PRATICANTES. É UMA DAS DANÇAS SEMPRE TOCADAS NAS DISCOTECAS, NÃO SÓ AFRICANAS. QUENTE, SUAVE, APAIXONANTE... VÁRIOS ESTILOS, TÉCNICAS, INFLUENCIAS. TODA VARIEDADE E DIVERSIDADE DE KIZOMBA. 25/11/11

Semba É UMA DANÇA DE SALÃO ANGOLANA URBANA. DANÇADA A PARES, COM PASSADAS DISTINTAS DOS CAVALHEIROS, SEGUIDAS PELAS DAMAS EM PASSOS TOTALMENTE LARGOS ONDE O MALABARISMO DOS CAVALHEIROS CONTA MUITO A NÍVEL DE IMPROVISAÇÃO. O SEMBA CARACTERIZA-SE COMO UMA DANÇA DE PASSADAS. NÃO É RITUAL NEM GUERREIRA, MAS SIM DANÇA DE DIVERTIMENTO PRINCIPALMENTE EM FESTAS, DANÇADA AO SOM DO SEMBA. 25/11/11

Danças Tribais DANÇAS E RITUAIS QUE DESPERTAM O RITMO E AS EXPRESSÕES CORPORAIS, QUE EXISTEM DENTRO DE NÓS, INSPIRANDO O CORPO E A ALMA E ONDE A MÚSICA E A SE ENTRELAÇAM COM DINAMISMO E ALEGRIA DE VIVER. DANÇADAS INDIVIDUALMENTE. DANÇA DE SALTOS ATLÉTICOS, FIGURINOS EXÓTICOS E RITMOS DE ÊXTASE. É UMA EXPRESSÃO FORTÍSSIMA DE SENTIMENTOS ARTÍSTICOS, EMOCIONAIS E RELIGIOSOS. 25/11/11

Escola Dr. Martinho Marques Projeto consciência negra Alunas:Amanda e Dayane 2º A ''EM'' prof:Ivanete 25/11/11