Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ah!, eu sou Pedro, como o primeiro apóstolo
Advertisements

DidaquêKerígmaDiaconiaMartiria MateusLucasJoãoMarcos EnsinoProclamaçãoTestemunhoEncarnação Evangelho Integral 4 Grandes Comissões.
Filipe como missionário
02 de janeiro de 2015 O que é felicidade? “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
1 O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
O Evangelho de Mateus. Jesus em Jerusalém 10 “Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
O Evangelho de Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO 08 PEDRO E A ROCHA.
O Evangelho de Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO 05 A GUERRA VISÍVEL E A INVISÍVEL.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
MULHERES NOS CAMINHOS DA MISSÃO – TRADIÇÃO. A Missão é de Deus. A Igreja tem uma tarefa a realizar na Missão. O lugar para realizá-la é no mundo, com.
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
Jeremias, do começo ao fim
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Escola Bíblica Dominical
Da Liderança Saudável OS DESAFIOS Texto Básico: Atos Escrito por Pr. Edvaldo Amorim João Pessoa/PB.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
O DIA DA TEMPESTADE. “Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que.
Apressando a volta de Jesus Pr. Nilton Cordeiro. 12 – “Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo.” 13 –” Porém Deus prometeu,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Falsos Cristos e Falsos Profetas ESE Cap XXI
Lição 9 João. Lição 9 João Alvo da lição Saber Conhecer a identidade de Jesus revelada no Evangelho de João. Sentir Valorizar a revelação de Deus.
O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66.
DESAFIO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
II SAMUEL Palavra-chave: “TRANSIÇÃO” a a.C.
Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge EVANGELHOS I.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Eu sou muito tua amiga Eu também sou teu amigo e gosto de falar contigo.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
FEUDALISMO Igreja = centro do poder ideológico, político e econômico RENASCIMENTO Igreja passa a ser questionada X A virgem Maria (Cimabue)
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Ameaça de ruptura Cresce o mistério. Marcos 8, Estamos na continuação da multiplicação dos pães, agora mais concretamente, no contexto da reação.
Disciplina na Igreja.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
ATOS DOS APÓSTOLOS Permanecei em Jerusalém até que sejam revestidos de poder.
Introdução a atividade acadêmica
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Pedagogia de Jesus – parte 1 Programa “mais um pouco” Formação para Escola Dominical Eber Borges da Costa.
VISÃO PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

Lição 6 Mateus

Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e o NT, entre os judeus e os gentios. Sua forma literária, com características objetivas à cultura judaica, facilita a transição entre os dois pactos da Bíblia (AT e NT) e “fala” diretamente ao coração dos judeus, apresentando Jesus como o Messias esperado por eles.

1. Visão panorâmica 1.1 Informações básicas Grupo: Evangelhos sinóticos Autor: Mateus (publicano, coletor de impostos) Data: 60-70 d.C. Local: Antioquia da Síria Alvo: Judeus cristãos Versículos-chave: Mt 28.18-20 Expressão-chave: Messias (Rei Ungido)

1. Visão panorâmica 1.2 Esboço Mt 1.1-4.11 A vinda do Messias e Seu preparo para o ministério Mt 4.12-7.21 O ministério do Messias em palavra e ação Mt 17.22-20.34 Instrução dos discípulos pelo Messias com vista à cruz Mt 21.1-28.20 Os últimos eventos no ministério do Messias na terra

1. Visão panorâmica 1.3 Mateus em uma sentença Mateus mostra Deus agindo na história por meio de Jesus, Rei, e apresenta ensinamentos do próprio Mestre, aplicando-os ao contexto judaico.

2. Temas em destaque 2.1 Evangelho dos sermões Por volta do 2º século da era cristã, ficou reconhecido que o evangelho estava dividido propositalmente pelo autor em cinco seções. Cada seção se abre com atividades ministeriais de Jesus seguidas de um sermão e se fecha com o uso de expressões conhecidas como colofão. Vejamos essa estrutura no quadro a seguir:

Atividades Sermões Colofões Mt 3-4 Sermão do monte (Mt 5-7) “quando Jesus acabou” (Mt 7.28) Mt 8-9 Comissão da graça (Mt 10) “tendo acabado Jesus” (Mt 11.1) Mt 11-12 Sete parábolas (Mt 13) “tendo Jesus proferido” (Mt 13.53) Mt 14-17 Conduta da igreja (Mt 18) “concluindo Jesus” (Mt 19.1) Mt 19-22 Últimas coisas (Mt 5-7) “tendo Jesus acabado” (Mt 26.1)

2. Temas em destaque 2.2 Evangelho do Rei A repetição frequente das palavras “reino” e “reino dos céus” revelam outro tema importante do registro de Mateus.

2. Temas em destaque 2.3 Evangelho da igreja Entre os quatro evangelhos, o escrito por Mateus é o único que apresenta a expressão “igreja” em seu conteúdo (Mt 16.18; 18.17). Nas duas vezes, são palavras de Jesus trazendo a ideia de igreja como aspecto futuro. As passagens identificam a igreja como corpo de Cristo.

2. Temas em destaque 2.4 Evangelho da autoridade messiânica A mensagem do Evangelho de Mateus é valorosa para toda a humanidade, mas o propósito inicial de sua escrita foi alcançar os judeus em particular. A intenção de ser dirigido aos judeus é vista pelo seguinte fato: Mateus faz cerca de sessenta citações do AT.

3. As parábolas do reino Uma clara intenção de Cristo, nas parábolas, era tornar conhecidos e simples os mistérios do reino àqueles que estavam prontos para ele, assim como tornar obscuros os mesmos mistérios aos rebeldes. Vejam o quadro resumo das parábolas de Mateus 13.

Vários tipos de ouvintes para a mensagem do Reino Texto Título Mensagem Mt 13.3-8, 18-23 O semeador Vários tipos de ouvintes para a mensagem do Reino Pronunciadas junto ao mar Destinadas às multidões Mt 13.24-30, 36-43 O trigo e o joio Resposta verdadeira e resposta falsa no trigo e no joio Mt 13.31-32 O grão de mostarda O grande crescimento do reino depois de um pequeno começo Mt 13.33 O fermento Forças do reino comparadas ao fermento

Destinadas aos discípulos Texto Título Mensagem Mt 13.44 O tesouro O grande custo da edificação do reino Pronunciadas em casa Destinadas aos discípulos Mt 13.45-46 A pérola Mt 13.47-50 A rede O duplo destino daqueles que são tocados por ele Mt 13.52 O chefe de família Mistura de elementos novos e velhos em seu ensino

4. A rejeição ao Rei A maior parte do Evangelho de Mateus retrata a trágica rejeição ao Rei. Só a narrativa da morte e ressurreição de Cristo ocupa 25% do livro. À medida que Cristo Se identificava com fatos e feitos que se chocavam com as tradições judaicas, a liderança se opunha ainda mais a Ele, não O reconhecendo como Messias e Rei.

Texto Rejeição ao Rei Mt 11.2-13.53 Rejeição identificada à medida que as reivindicações do Rei se chocavam com as tradições judaicas Mt 13.54-19.2 Preparação para a rejeição definitiva ao Rei Mt 19.3-25.46 Rejeição definitiva ao Rei Mt 26.3-28.20 Evidência final da rejeição ao Rei (crucificação)

5. Mateus na prática Embora Mateus tenha escrito aos cristãos judeus, seu evangelho também é um livro que apresenta valores práticos para a igreja do nosso tempo. Vejamos alguns deles. um livro de prática de evangelismo; um livro que identifica o valor do AT para o cristão;

5. Mateus na prática um livro que mostra a prioridade do reino na vida do cristão; um livro que apresenta um reino vindouro como herança aos filhos de Deus; um livro que ensina o valor da Bíblia como palavra de Deus; um livro que alicerça a ideia de que estamos sob o reinado de Cristo, mas ainda esperamos pelo reinado glorioso.

Conclusão O evangelho escrito por Mateus nos apresenta Jesus Cristo como Rei e Messias prometido no AT e cumprido do NT. Ensina, de maneira temática e prática, o valor e os fundamentos do cristianismo. Tristemente relata como o povo de Deus rejeitou a Jesus, mas também mostra quão importante é o Reino de Cristo na vida dos que creem em Seu nome.