PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de 2010 1 Érico Nikaido Pedro Cavalcante Redes De Comunicação Para Sistemas De Automação Industrial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
™.
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Redes Cabeada Tipos de Rede Profº Marcio Funes.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Classificação de Redes.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
Redes para Automação Industrial
Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN
Sistema ERP.
Redes Industriais Necessidade da indústria pela integração de equipamentos e dispositivos em todos os níveis de automação Necessidade de tecnologias de.
Sistemas de Informação
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Redes de computadores Modelo ISO-OSI Topologia.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
ERP - Enterprise Resource Planning
SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.
ALMIR RIBEIRO CRISTIANO PEREIRA FABIO SALVADOR FERNANDA BONFIM JUAN CALEU RONALDO SANTOS
Prof. Carlos Alberto de Sousa UNINOVE 2012
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Sistemas de Controle Processo Controle Medição Atuação prof. d'Avila.
Gildo de Almeida Leonel
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Técnico em Informática
Topologias e Classificação das RC
Introdução à Automação
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
Evolução dos Sistemas de Automação
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
Redes de Automação Industrial
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Protocolo MODBUS [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Equipe Prof. Henrique Freitas
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES
Programação Lógica Introdução a Automação Definição de Lógica
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Elementos de automação industrial Aula 03 Prof. Diovani Milhorim
em Automação Industrial
MRP II Prof. Arsonval Fleury.
Informática Industrial N8INF
Laboratório B – Sistemas Supervisórios N8LB9
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
PROFIBUS-DP PROcess FIeld BUS 1996 Norma EN
Informática Industrial N8INF
INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO
REDES Prof. Eduardo Bonamini.
Integrated Services Digital Network
Informática Industrial N8INF
Prof. João Carlos Gabriel
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Informática Industrial N8INF
Laboratório B – Sistemas Supervisórios N8LB9 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Driver de Comunicação e Comunicação OPC.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Prof. Dr. Mário Luiz Tronco
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
REDES INDUSTRIAIS.
Redes de Comunicação Modulo 2 Trabalho Realizado por :Francisco João Nº9 10ºH 2015/2016.
PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Leandro Moles de Matos Tárik Savietto Feres Arquitetura MAP (Manufacturing Automation.
Transcrição da apresentação:

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Érico Nikaido Pedro Cavalcante Redes De Comunicação Para Sistemas De Automação Industrial PCS 2038 – Conceitos de Gerais de Automação

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Redes Industriais Permitir interoperabilidade. – Comunicação transparente entre os setores da fábrica. Chão de fábrica até a diretoria da empresa. Gerenciar grande quantidade de informação em real time Melhora nos processos produtivos aumentando eficiência e qualidade

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Foco da Apresentação Abordar alguns temas conhecidos – OSI, Ethernet, etc.. Abordar alguns conceitos novos: AS-I, CAN, HART, MODBUS, DEVICENET, CONTROLNET, MES e PIMS.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Histórico (I) Sistemas de controle de processos e manufaturas surgiu na década de 1940 baseados em sistemas pneumáticos. Década de 1950 tecnologia de sinais analógicos ganhou impulso. Década de 1960 iniciou-se o emprego em massa de sistemas digitais.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Histórico (II) Consequências do emprego de sistemas digitais. – Ocorreu o aumento na competitividade nos sistemas de manufatura – Introduziu-se conceitos de qualidade e eficiencia fabril. Criou-se a necessidade de um maior controle de processos industriais por parte da administração e gestão da empresa.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Histórico (III)

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Redes de Comunicação Industrial Iniciou-se na década de 1950 com a utilização de sinais analógicos. Sinais analógicos substituiram os antigos sistemas pneumáticos. Aumentou a eficiência e diminuiu os custos. Nos anos 1990 surgiu a necessidade da padronização em redes locais.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Padrão OSI

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Especificações de uma rede Taxa de transmissão Extensão das redes de comunicação – PAN (Personal Area Network) – LAN (Local Area Network) – CAN (Campus Area Network) – MAN (Metropolitan Area Network) – WAN (Wide Area Network) Topologia de rede física

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Pirâmide Hierárquica dos sistemas de manufaturas Nível 5:. Data Warehousing corporativo. Suporte a tomada de decisões Nível 4: ERP Nível 3: Gestão de produção sistemas MES, PIMS, APS, LIMS, etc. Nível 2: SCADA, IHM, APC Nível 1: Controladores Remotos de Sistemas Digitais Distribuidos (SDCDs) Nível 0: Instrumentação.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Esquema de rede Industrial

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Actuator Sensor Interface Protocolo de rede industrial. Solução de redes para sensores e atuadores. Introduzida no mercado em Sistema Mestre/Escravo, tendo um mestre por rede. Executa busca de escravos chamando de maneira sequencial.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Esquema de rede Industrial

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Controller Area Network(CAN) Protocolo desenvolvido inicialmente para industria automotiva passando para aplicações de automação industrial. Aplicações em Real Time Recepção em Multi-Cast Multimestre Detecção e sinalização de erros Retransmissão automática de mensagens corrompidas

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Highway Addressable Remote Transducer Protocolo de comunicação Digital/Analógico (através dos componentes “smart”) Diminui a quantidade necessária de canais de I/O.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Esquema de rede Industrial

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de ModBus Protocolo utilizado em redes Controladores Lógicos Programáveis para aquisição de sinais de instrumentos e comandar atuadores.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de ModBus (I) ModBus(TCP/IP): Comunicação entre SISTEMAS de supervisão e CLPs.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de ModBus (II) ModBus Plus: Comunicação entre CLPs, módulos de E/S, Interface Homem-Máquina, etc.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de ModBus(III) ModBus Padrão: Comunicação dos CLPs com os dispositivos de entrada e saída de dados, relês de proteção, controladores de processos, transdutores, etc.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Esquema de rede Industrial

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Ethernet Industrial (I) Tempo de resposta não determinístico e não possui alta segurança na transmissão de dados – Não é recomendável utilização em automação industrial. Porém é o protocolo mais difundido(grande escala de produção), logo possui baixo custo. Outras vantagens: – Tecnologia acessível e fácil compreensão. – Plataforma aberta. – Inúmeros equipamentos disponíveis de diversos fabricantes

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Ethernet Industrial (II) Possui variada gama de aplicação industrial. Devido as limitações a Ethernet dificilmente substituirá os barramentos tradicionais. Alto custo para implementar o determinismo.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de DeviceNet – ControlNet – Ethernet

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de DeviceNet Usado mais próximos ao dispositivo(baixo nivel) Velocidade de 125kbps-500kbps Baixo custo

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de ControlNet Determinístico Performace pode ser repetida Produtor/Consumidor

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Sistemas de Gerencia de Produção Surgiu da necessidade de gerenciar a grande quantidade de informações transmitidas do campo até o controle da empresa. EPS (Enterprise Production Systems) – termo geral que identifica sistemas de gerencia de informação industrial. PIMS(Plant Information Management System) MES(Manufacturing Execution Systems) PIMS e MES atuam como intermediário entre o chão-de- fábrica e os sistemas corporativos de gestão. ERP(Enterprise Resource Planning): Transforma os dados dos processos industriais em informações de negócio

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de MES – Manufacturing Execution System Controla todo fluxo produtivo, incluido matéria-prima e disponibilidade de máquinas. Permite saber a capacidade produtiva do chão de fábrica. 2 papeis: controlar e liberar ordens de produção. Constitui um nível intermediário entre o ERP e o chão de fábrica

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de PIMS – Plant Information Management System Captura dados de um processo. Unifica dados vindos de diversas fontes. Facilita integração entre o ERP com o chão de fábrica.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Conclusão Controle e visualização da gerência. Diversos níveis de redes de comunicação. Outros grupos abordaram partes do tema.

PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Referências Bibliográficas Protocol Redes de Comunicação para Sistemas de Automação Industrial - Thiago Augusto - Monografia de Graduação: ControlNet Network - Rockwell Automation: ntrolNet.pdf