Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex 28:30),

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Como um grão de areia, parece nossa vida!
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
MANUSCRITOS DO NOVO TESTAMENTO
O ANTIGO TESTAMENTO E SUA TRANSMISSÃO
COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS
Livros Proféticos Introdução
Muitos acontecimentos ocorrerão em breve Nosso Deus conhece o futuro da humanidade.
BÍBLIA MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO
NOVO TESTAMENTO MÓDULO 1.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
O QUE É UMA SEITA? AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes.
A NATUREZA DA BÍBLIA.
A língua original da bíblia.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
“TEOLOGIA PROFUNDA É A MELHOR LENHA PARA A DEVOÇÃO; PEGA FOGO QUE UMA BELEZA, E UMA VEZ ACESA QUEIMA POR MUITO TEMPO” F.W. Faber.
A Livraria Mar Morto, mostra manuscritos na Livraria Digital
A Bíblia e São Jerônimo.
O ANTIGO TESTAMENTO E SUA TRANSMISSÃO
O Livro da Sabedoria.
No mês de Setembro comemoramos o
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
Leis no tempo de Cristo. Leis no tempo de Cristo.
Existe erro na Bíblia ?.
CRÍTICA TEXTUAL.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Como interpretar a Bíblia?
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Interpretando as Escrituras Sagradas
O livro mais importante do mundo
A Hermenêutica na Idade Média
QUAL É A MELHOR TRADUÇÃO?
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
As Epístolas Católicas
SEPTUAGINTA.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
LÍNGUAS BÍBLICAS l) O hebraico, no qual foram escritos todos os livros protocanônicos do Antigo Testamento. 2) O aramaico, língua vizinha do hebraico,
INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS
A Bíblia é a palavra de deus
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS.
CURSO BÍBLICO.
Teatro.
1 2 Clique Enoque é o nome dado uma das personagens bíblicas mais peculiares e misteriosas das Escrituras. Em hebraico, o termo “Enoque” significa “Treinado.
PALAVRA DE DEUS OU INVENÇÃO DO HOMEM? BÍBLIA Parte integrante da revista Território Teen “Boa pergunta". © 2013 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Nossa Senhora de La Salete, intercedei por nós!
Bíblia Sagrada.
Introdução Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização Interna da Bíblia
Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013.
Organização interna da Bíblia
Organização interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Deus usou diversos meios em várias ocasiões para comunicar sua vontade ao povo. Por exemplo, usou anjos (Gn 18,19; Ap 22:8-21), o Urim e Tumim (Ex 28:30), voz da consciência (Rm 2:15), etc.

Além disso Deus usou vozes audíveis (I Sm 3) e milagres diretos (Jz 6: ). Porém esses métodos tinham limitações e deficiências quando comparadas a outros meios de comunicação de maiores amplitudes e melhores recursos.

 Precisão - Claramente entendido pelo autor e facilmente assimilado pelo leitor.  Permanência - Pode preservar o pensamento ou a expressão sem que o percamos por lapso da memória, ou por vacilação mental.

 Objetividade - Por ser objetiva, a escrita têm caráter definitivo e combate a má interpretação e a má transmissão da mensagem.  Disseminação - Outra vantagem da língua escrita sobre as demais, é a fácil propagação.

As línguas utilizadas na escrita do Antigo Testamento foram o hebraico e o aramaico ; já a língua do Novo Testamento é predominantemente o grego.

Apesar de Jesus e seus discípulos falarem o aramaico (sua língua materna) e o hebraico ter influenciado mediante expressões idiomáticas e o latim ter emprestado muitas palavras como: tribuno, legião, centurião, etc; o Novo Testamento foi escrito em grego, pois esta era a língua quase universal da época.

Até chegarmos ao alfabeto desenvolvido pelos fenícios durante o II milênio a.C. passou-se por três estágios:

 Os pictogramas Figuras que representavam seres humanos ou animais como o boi, o leão, etc.

 Os ideogramas Figuras que representavam ideias em vez de pessoas e objetos. Ex: O boi representava a força, águia a rapidez, etc.

 Os fonogramas Figuras que representavam sons em vez de objetos ou ideias. Ex: O desenho de uma boca poderia representar o verbo falar e uma perna o verbo andar.

Conclui-se que Moisés e os demais autores da Bíblia escreveram na época em que a humanidade podia comunicar seus pensamentos por escrito.

 As Tabuinhas de Barro

 As Pedras

 O Papiro

O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.

 O Velino ou Pergaminho de Couro

O linho era usado no Egito, na Grécia e na Itália, mas não se tem indícios de ter sido usado na escrita bíblica.

Instrumentos O estilo - Instrumento com formato em pontalete. O cinzel - Usado para fazer escrito em pedra, conhecido como “pena de ferro”.

Instrumentos A pena e a Tinta - Para escrever em papiro.

Os escritos originais, autênticos, chamados autógrafos, escritos pelos profetas ou seus secretários não mais existem. Por essa razão foram reconstituídos a partir de manuscritos e versões primitivas do texto da Bíblia.

Manuscritos do Antigo Testamento foram retirados de cópias das escrituras antigas (c. 300 a.C. 500 d.C).

O Novo Testamento provavelmente foi escrito em rolos de papiro entre os anos de 50 a 100 d.C. Por volta do início do II século introduziram-se códices de papiro mas estes também eram perecíveis. As cópias do NT só foram produzidas sistematicamente após a perseguição romana e as principais cópias impressas tornaram-se disponíveis após a reforma protestante.

Por não haver registros de datas nos manuscritos, para se apurar a idade dos mesmos, recorre-se aos métodos que avaliam os seguintes pontos:

Os materiais empregados na confecção dos mesmos (peles, papiros, velino e o pergaminho).

O tamanho da letra e forma – Ex: as letras hebraicas em formato de garfo prevalecem até a época de Neemias (444 a.C.), já as letras quadradas passaram a ser usadas após o ano 200 d.C.

A pontuação passou a ser usada em maior quantidade durante o século VI pelos escribas e ao redor do século VIII passam a ser empregados não só os espaços mas, também o ponto-final, a vírgula, o ponto-e-vírgula, acentos e mais tarde a interrogação. Este longo processo completou-se por volta do século X.

As divisões do texto (usadas desde o Antigo Testamento em alguns livros, como o de Lamentações e Salmos 119). Porém, a Torá foi dividida em 54 seções durante o cativeiro babilônico.

Dentre os vários fatores que tornam a Bíblia um livro singular, digno de aceitação e confiança, é o caráter da preservação dos seus manuscritos. Somente o NT, possui mais de cinco mil manuscritos, alguns datam desde o primeiro século, e seguem uma genealogia perfeita nas eras que se seguiram, com intervalos de menos de 100 anos, de um manuscrito para o outro.

 A Ilíada de Homero (considerada a obra antiga com maior quantidade de manuscritos): 643 exemplares;  A História de Roma, de Tito Lívio: 20 exemplares;  Obras de Tácito: 2 manuscritos (com brechas de 900 a 1000 anos de um documento para o outro).

Existem menos exemplares em relação ao Novo Testamento. Isso é compreensível devido a alguns fatores:  A antiguidade dos manuscritos e a sua degradação natural;  A constante deportação dos israelitas;  A lei sagrada dos escribas, segundo a qual, os manuscritos gastos pelo uso ou com erros fossem destruídos e enterrados.

 Os principais trechos hebraicos foram copiados durante o período dos massoretas (escribas judeus), que eram muito cuidadosos ao fazerem suas cópias. Segundo o Talmude, (tradição judaica), a escrita o tipo do papel e a forma, eram controladas por leis rígidas: qualquer erro era motivo para rasgar toda cópia. Assim, os manuscritos que temos hoje, são bem conservados e com pouquíssimas variantes entre os manuscritos.

Com a descoberta dos Rolos do Mar Morto, constatou-se equivalência entre os textos bíblicos encontrados e os textos da Bíblia, demonstrando que o texto sagrado continua basicamente inalterado.

Entre os documentos encontrados estavam partes dos livros do Velho Testamento, com exceção de Ester. O dado mais importante é que foi encontrada uma cópia completa do Livro de Isaías. Antes desta descoberta, os céticos afirmavam que o livro de Isaías, com todas as suas profecias sobre o Messias, foi escrito depois do Novo Testamento com o objetivo de afirmar e justificar Jesus Cristo como Deus.

Os Pergaminhos do Mar Morto provam que Isaías foi escrito antes do Novo Testamento e que as profecias escritas no livro mostram que Deus é verdadeiramente o autor da Bíblia Sagrada.

João Ferreira de Almeida, nascido em 1628, começou aos 17 anos a traduzir a Bíblia para o Português, mas por um descuido, perdeu os seus escritos, e por volta do ano de 1648, recomeçou a tradução novamente. Em 1676 terminou seu trabalho, entretanto somente em 1681, na cidade de Amsterdam, foi que surgiu o Novo Testamento em Português.

Muitos erros foram detectados neste primeiro momento, tanto por Almeida como pelo seu revisor, Ribeiro dos Santos. Completada esta etapa, Almeida começou a traduzir o Antigo Testamento, até a sua morte no dia 06/08/1691, tendo traduzido os livros do Antigo Testamento até o livro de Ezequiel no capitulo 41:21. Sua obra foi finalizada pelo Pastor Jacobus Op Den Akker, de Batávia em 1753.

Em 1902 as Sociedades Bíblicas patrocinam a nova tradução da Almeida. Em 1948, organiza-se a Sociedade Bíblica do Brasil, e através de um estudo profundo dos textos de Almeida surge no Brasil a edição Revista e Atualizada, sendo esta uma das mais apreciadas pelos cristãos.

surgiu a tradução na linguagem de hoje, pela SBB, que tem como finalidade oferecer a Bíblia e uma linguagem comum a Editora Vida lança a edição contemporânea da Bíblia traduzida por Almeida.