“Temei a Deus, honrai o rei”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
ABSOLUTISMO EUROPEU.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
Revolução Inglesa.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
Avaliação Mensal: 7º A . B : 31/10 7º C: 01 /11
Comercio, Empresa e Industria, sua História e Herança
Formação da ordem capitalista
ANTIGO REGIME – O ABSOLUTISMO
ILUMINISMO Daniela Torres.
O Estado Moderno.
Ensino Médio 3ª Série..
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
A Revolução Inglesa (século XVII)
ABSOLUTISMO.
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Puritana e Gloriosa Século XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
REVOLUÇÃO INGLESA.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Revoluções Inglesas Séc. XVII E a Crise do Antigo Regime. Capítulo 18. P
Transcrição da apresentação:

“Temei a Deus, honrai o rei” Antigo Regime “Temei a Deus, honrai o rei” ABSOLUTISMO Aliança BURGUESIA e REALEZA: Formação das Monarquias Nacionais A principal característica do absolutismo foi a concentração de todo o poder e autoridade na pessoa do rei e a completa identificação entre este e o Estado. Doutrinas do absolutismo: Jean Bodin (1530-1596) – Autoridade do rei era concedida por Deus. Thomas Hobbes (1588-1679) – em seu livro Leviatã, afirma que os homens firmaram um pacto (o “contrato social”), renunciando à liberdade em troca da segurança oferecida pelo estado. Jacques Bossuet (1627-1704) – cardeal que afirmava que o rei era o representante de Deus. APOGEU Portugal: Dinastia de Avis (1385-1580) Espanha: Dinastia Habsburgo (sec. XVI) Inglaterra: Dinastia Tudor (1485-1603) França: Dinastia Bourbon (sec. XVII) – Rei Luís XIV – o Rei Sol

(Pré-Capitalismo ou Capitalismo Comercial) MERCANTILISMO (Pré-Capitalismo ou Capitalismo Comercial) Nova Política econômica aplicada pelos Estados Absolutistas para arrecadar recursos suficientes para a conservação do aparelho administrativo, para cobrir os gastos suntuosos da corte e para manter as guerras exteriores. ABSOLUTISMO e MERCATILISMO – Dupla face do ANTIGO REGIME DEFINIÇÕES e ASPECTOS Uma forma de nacionalismo baseado no INTERVENCIONISMO ESTATAL, no DIRIGISMO ECONÔMICO e no PROTECIONISMO ALFANDEGÁRIO. O fluxo de metais preciosos do Novo Mundo e as especiarias do Oriente impulsionou o crescimento do comercio europeu que se encontrava estagnado desde a crise do século XIV. PRINCIPIOS Metalismo (acumular metais preciosos) e a Balança Comercial favorável (Exportar o máximo e importar o mínimo). MODALIDADES DE MERCANTILISMO (3 tipos principais) Bulionismo – Espanha (metais acumulados através da exploração do Mexico e do Peru) Comercialismo – Inglaterra (metal acumulado através da balança comercial favorável) Industrialismo – Apogeu na França (desenvolvimento industrial através das manufaturas reais)

Revoluções Inglesas do Século XVII “O rei reina e o parlamento governa” Início do Século XVII – Inglaterra com grande poder político e econômico. Monopólio da Alta burguesia inglesa, insatisfação dos novos burgueses que não conseguiam espaço frente ao monopólio. Conflitos de caráter social e religioso: Anglicanos, Católicos, Puritanos e presbiterianos. Reinado da dinastia dos Stuart, grandes conflitos políticos e sociais que ocasionaram em guerra civil, entre monarquistas e os defensores do parlamento. A vitória dos parlamentaristas culminou na morte do rei Carlos I e na REPÙBLICA PURITANA – líder: Oliver Cromwell. Anos depois impôs uma ditadura pessoal, com o respaldo dos burgueses e dos militares. Após sua morte a monarquia é restaurada na Inglaterra. Restauração dos Stuart – Jaime II, tentou oficializar o catolicismo na Inglaterra REVOLUÇÃO GLORIOSA – O parlamento, temendo o retorno do absolutismo, ofereceu a coroa inglesa a Guilherme de Orange, holandês, príncipe protestante cassado com Maria Stuart, filha de Jaime II. MONARQUIA CONSTITUCIONAL – GUILHERME III. Em 1714, herdou o trono britânico Jorge I, iniciando uma nova dinastia, a dos Hannover, que perdura até hoje sobre um novo nome Windsor, nome alterado no período da primeira guerra mundial devido a origem germânica do nome Hannover. CONSEQUÊNCIAS da RG: “Sepultou o Absolutismo”, estabeleceu no lugar do mercantilismo protecionista uma economia de livre comercio, o liberalismo econômico.

“A natureza governada pela razão” Iluminismo “A natureza governada pela razão” Revolução no pensamento político e intelectual – Criticava o Absolutismo e o Mercantilismo Origens: René Descartes (1596 – 1650) – Fundador da Filosofia Moderna e do Racionalismo – “Penso, logo existo” – Deísta – Conceito Mecanista do Universo. John Locke (1632 – 1704) – Pai do Liberalismo Político – Propunha a substituição do absolutismo por uma relação contratual – influenciou a Revolução Gloriosa, a Independência dos EUA e a Revol~ução Francesa. Isaac Newton (1642 – 1727) – Aprofundou as teses desenvolvidas por Copérnico, Kepler, Galileu e Descartes, descartou a tese do Universo estático e imóvel – fundamentou os estudos sobre a gravidade. IDÉIAS ILUMINISTAS Razão para se chegar ao conhecimento – Universo é uma máquina governada por leis físicas, não se submetendo a interferência de cunho divino. Enciclopédia – Difusor das Idéias iluministas, procurava reunir todo o conhecimento da época – idealizado por: Denis Diderot e Jean d´Alembert Defensores do Liberalismo Econômico Teistas, mas Anti-clericais Didetot: “Os homens só serão livres quando o ultimo Rei for enforcado nas tripas do ultimo padre”

ECONOMISTAS DO SEC. XVIII PRINCIPAIS PENSADORES: VOLTAIRE (1694-1778) – Inspirador do Despotismo Esclarecido, lutou pela liberdade individual: “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-la” Desprezou as camadas pobres, considerando merecedores de sua sorte devido a sua ignorância. MONTESQUIEU (1689-1755) escreveu: O espírito das leis – Teoria da separação dos poderes em EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO JEAN JAQUES ROUSSEAU (1712-1778) Representou o pensamento das camadas populares. Povo é a fonte do poder e a terra é para todos. ECONOMISTAS DO SEC. XVIII ADAM SMITH (1723-1790) Pai do Liberalismo Econômico – Economia funciona por si mesmo, como se houvesse uma “mão invisível”. Crítica ao Monopólio Comercial e ao Sistema Colonial DESPOTISMO ESCLARECIDO Tentativa de Modernização dos países mais arcaicos, mantendo na essência uma política absoluta. Tentativa de adequar as estruturas econômicas de seus países ao capitalismo que começava a se impor. “Tudo pelo povo sem o Povo” Pressionados pela nobreza e sem o apoio da burguesia não tiveram sucesso. Principais Déspotas: Frederico II da Rússia, Marquês de Pombal, ministro de D José I de Portugal e Aranda, ministro de Carlos II, da Espanha.