SELECÇÃO NATURAL, SELECÇÃO ARTIFICIAL E VARIABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Advertisements

Teorias Evolucionistas
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
BASES GENÉTICAS DA EVOLUÇÃO
Fatores ambientais e a saúde humana Aula 1 – Geografia da Saúde Raul Borges Guimarães.
Seleção Natural Evolução.
Inteligência Artificial
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Adaptação, seleção natural,
Equilíbrio de hardy-weinberg
SELEÇÃO NATURAL E DERIVA GÊNICA
História do pensamento evolutivo
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
ADAPTAÇÃO.
Origem da diversidade biológica
Análises moleculares do material genético
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Prof. Regis Romero.
ADAPTAÇÃO.
Tema 6: Origens e evolução da vida
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Saldo ou Crescimento Natural Estrutura por idade e por sexo
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
GENÉTICA DE POPULAÇÕES PROPRIEDADES GENÉTICAS DA POPULAÇÃO
Professor Antônio Ruas
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Parentesco e consangüinidade
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo
Evolução:.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Profa. Daniela.
Evolução – teorias e evidência
Anne Magály de PaulaCanuto DIMAp/UFRN
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
Evolução – teorias e evidências
O que é espécie?.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
FLUXO GÊNICO DE POPULAÇÕES MIGRANTES
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Evidências da evolução
ORIGEM DAS ESPÉCIES (ESPECIAÇÃO)
Populações Ecológicas
Especiação Curso: Ciências Biologicas Prof. Maurício Lamano Ferreira.
Aleksandro Rodrigues.
Evolução e Sistemática
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
Genética de Populações
Unidade 2 – Património Genético
GENÉTICA DE POPULAÇOES
Factores que alteram o fundo genético das populações
1- HEREDITARIEDADE DE UM GENE
Aula 19 – As Idéias de Darwin
As Idéias de Darwin Prof. Alan Alencar.
Inteligência Artificial
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Especiação e extinção.
Mutação nova “aparecimento” da doença genética sem história familiar risco baixíssimo para irmãos e alto para prole.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
Biologia/Geologia II Unidade 6 – Reprodução Reprodução Assexuada Magda Charrua BG II 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Genética de Populações
Dinâmica de Populações
Transcrição da apresentação:

SELECÇÃO NATURAL, SELECÇÃO ARTIFICIAL E VARIABILIDADE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA SELECÇÃO NATURAL, SELECÇÃO ARTIFICIAL E VARIABILIDADE

AS POPULAÇÕES - UNIDADES EVOLUTIVAS Quanto maior for a diversidade de indivíduos de uma determinada população, maior será a probabilidade de sobreviver se ocorrer alterações ambientais. Se as variações dos genes ocorrer numa pequena escala, apenas na população considerada, chama-se microevolução. Definição de População: Ecológica: Conjunto de indivíduos de uma espécie que vivem numa determinada área e num determinado intervalo de tempo. Genética: Conjunto de indivíduos que se reproduzem sexuadamente e partilham um determinado conjunto de genes, é designada população mendeliana. O conjunto de genes de uma população mendeliana, chama-se o fundo genético (gene pool). Diversos factores podem actuar sobre o fundo genético, modificando-o . Esses factores chamam-se FACTORES DE EVOLUÇÂO e são:

MUTAÇÕES Mutações Génicas Mutações Cromossómicas : - Estruturais - Numéricas Mutações Espontâneas Mutações Induzidas – agentes mutagénicos São a fonte primária de variabilidade , o motor da microevolução.

MIGRAÇÕES Movimento de indivíduos em idade reprodutiva de uma população para outra, o que leva ao fluxo de genes. Uma população pode receber genes, há entrada de indivíduos, chama-se imigração. Uma população pode perder genes, há saída de indivíduos, chama-se emigração . Na população humana a migração e a diminuição de barreiras raciais têm permitido, nalguns países, alterar o fundo genético da população.

DERIVA GENÉTICA Ocorre em populações de pequeno tamanho As variações do fundo genético são devidas, exclusivamente, ao acaso Tipos: EFEITO FUNDADOR: Um número pequeno de indivíduos desloca-se para uma nova área, transportando uma parte do fundo genético. Na Austrália, os aborígenas só existe o sistema AO nos grupos sanguíneos, falta o sistema B.

DERIVA GENÉTICA EFEITO DE GARGALO: Diminuição brusca de uma população devido às alterações climáticas, falta de alimento, epidemias, incêndios, terramotos. O fundo genético de uma população é reduzido, sendo assegurado apenas pelos organismos sobreviventes.

CRUZAMENTO AO ACASO PANMIXIA - Cruzamento ao acaso - Mantém o fundo genético das populações A não ocorrência de panmixia, nas populações, contribui para a alteração do fundo genético e, por isso, leva à evolução. A hemofilia é uma doença rara em populações normais. No entanto, na família real da Rainha Vitória da Inglaterra, verifica-se uma alta incidência desta doença. Isto é devido aos casamentos consanguíneos , não existe evolução, mantém-se o fundo genético.

SELECÇÃO NATURAL Representação gráfica: Actua sobre os fenótipos (conjunto de características anatómicas, fisiológicas e bioquímicas , observáveis nos indivíduos e que resulta da expressão dos genes – genótipo). Exemplo: Fenótipo – Estatura da espécie humana: Curva em campânula; O valor médio é chamado ponto de ajuste ou ponto de aferição. Representação gráfica:

COMO ACTUA A SELECÇÃO NATURAL ? Estabilizadora – os mais aptos são os de fenótipo intermédio. Direccional – os mais aptos são os fenótipos de um dos extremos. Disruptiva - os mais aptos são os fenótipos dos dois extremos.

SELECÇÃO ARTIFICIAL O Homem pode ser responsável pela modificação de determinadas espécies. Com fins económicos, tem-se seleccionado espécies e promovido cruzamentos não aleatórios. Estas práticas são frequentes na agricultura, pecuária e hortofloricultura. O recurso à inseminação artificial, prática corrente em explorações agrícolas permite a escolha de sémen e o apuramento de determinadas características. Nos animais domésticos o Homem tem efectuado cruzamentos de modo a obter / apurar raças com maior procura. O Homem ao interferir artificialmente no ambiente e na selecção das espécies está a promover a sua evolução ou por vezes a sua extinção.