Pág. 38-56 Música e Sociedade Vanda Bellard Freire.

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Transcrição da apresentação:

Pág Música e Sociedade Vanda Bellard Freire

Primeira Idade da Música  Primeira Idade da Música segundo Wiora.  Ausência de documentos.  Fase pré-histórica pode ser conhecida pelos instrumentos musicais, esculturas e pinturas, por meio de hipóteses.  “Wiora afirma que as origens da música remontam a mais de anos, tendo a música sido associada às danças cultuais que, segundo o autor, provavelmente precederam as artes plásticas.”

 A música desempenhava, nesse período (paleolítico), um papel significativo na vida cultual.  Wiora assinala a prioridade da voz e da escuta.  “Os povos cantam com intervalos diferenciados, e que a definição desses sons por cada povo é muito antiga, já existindo, provavelmente, no Paleolítico...”  Ausência de teorias musicais-notação.

 “As relações intervalares e os “tipos melódicos” delas decorrentes eram, segundo Wiora, respeitados como costumes.”  Surgimento do Neolítico e portanto organização social. Influencia sobre a Musica. Rituais segundo as estações do ano.  Instrumentos pareciam seus próprios utensílios.  Possível ligação entre suas construções: Pedras em circulo, com o cosmos e a música.

 Cantos heróicos, posteriormente a Ilíada.  Descoberta dos metais, novas características de confecção- habilidade artística.  Mudança de sonoridade e a clareza do som (ritmo e melodia), segundo roupagem e equipamentos dos guerreiros.  “Instrumentos metálicos de sopro eram utilizados para afugentar o perigo ou o mal, para chamar a comunidade para o culto ou estimular guerreiros para o combate”

 A importância da execução da música, a partir dos tipos e modelos melódicos e das maneiras de cantar, levava a que a comunidade controlasse tais realizações, mantendo-as dentro de certos limites...”  A música era também utilizada, segundo Wiora, para atingir o domínio psíquico e corporal.  Ao lado da música mágica e religiosa, Wiora assinala a existência, entre os povos primitivos, de uma música profana e alegre. Como a observada entre os Esquimós.

 Esta tradição a priori oral, obedeciam regras assimiladas por seus grupos, ao qual podia criar e improvisar sobre tais melodias.  Segundo Candé “Não há público, não há autor, não há obra: os assistentes são, quase todos, participantes”.  Posteriormente a importância da musica, vinculada a religião.  [...] era importante o papel desempenhado pelas práticas musicais, às quais se atribuíam grandes poderes, relevantes sobretudo em se tratando tanto de convocar os espíritos, como de assegurar as condições necessárias para a preservação das estruturas sociais (SCHURMANN, 1989, p. 26).

 “O mesmo se aplica a diversas outras atividades, como as de caráter lúdico, que freqüentemente envolviam procedimentos musicais, e que desempenhavam papel social não ligado à produção, mas à integração social e ao treinamento de habilidades de observação e domínio do meio ambiente.”  A musica embora questionada por Schurmann quanto a sua semanticidade musical, por outro lada não pode segundo o mesmo, ser vista meramente sendo fruto de uma espontaneidade Ingênua. Vide a Cultura Indigena.

 Por conseqüência disso, a autora discorre que a musica tem enorme relevância no sentido socializante.  Com vários exemplos do uso dos instrumentos desde a idade da pedra, é enfatizado também a importancia da voz, e do canto  Procedendo até mesmo antes da fala o canto, ao que indica algumas pesquisas pode ter se originado primeiramente.  Citando Seeger, J.J de Mares:A musica é para os indígenas : “formador da experiência social, parte integral das atividades de subsistência, garantia da continuidade social e cosmológica ( p. 86).

Função de Expressão Emocional  “A música da Primeira Idade parecem deixar claro a evidencia desta função - a de expressão emocional”  “Embora sobre a origem da música haja divergências quanto à ocorrência da função de expressão emocional, todos os autores apontam para ela no decorrer da Primeira Idade.”  “As referências de Wiora às ligações da música com a dança e os cultos, com a magia e com a dominação psicológica parecem, também, permitir relacionar a música da Primeira Idade à função de expressão emocional.”

Função de Prazer Estético  Tal abordagem não é feita de maneira clara pelos autores já citados, embora Wiora (1961) faça uma referencia sobre a importância do “encantamento estético” no Neolítico.  As escolhas musicais dessas comunidades, pode estar tanto interligadas com as influencias ambientais bem como a uma questão de gosto ou prazer estético.

Função do Divertimento  O entretenimento é abordado por Schurmann, e perpassando pela abordagem de Merriam, tem se que a diversão para estas comunidades distingue-se no sentido de estar também combinadas a outras funções.

Função de Comunicação  “Certamente há uma grande polêmica entre os autores no que se refere ao papel de comunicação da música. Simplificada mente, podemos dizer que há os que consideram que a música é uma linguagem, embora comunique emoções e não conceitos, e há os que consideram que a música não é linguagem, uma vez que não transmite significados conceituais.”  A autora prefere valer-se de Merriam que diz que a musica comunica “alguma coisa”  Também Menuhin: (1981) refere-se à comunicação, entre os povos igwi, quando afirma que “a música une a família e a tribo”

Função de Representação Simbólica  Exemplo disso está na “evolução da música” com a fabricação de novos instrumentos, e representação da natureza que remetem a uma representação então simbólica.  Rituais.” A música associada a esses rituais, como os de iniciação, parece ter, nas descrições de Wiora, relação com a função de representação simbólica. “

Função de Reação Física  A “possessão “ desencadeada pela musica em algumas culturas. Cura também citada por Wiora  Canalização do comportamento.  Encorajamento de reações físicas do guerreiro ou do caçador ou ainda da dança.  Menuhin (1981) : “Com seu auxílio [do músico], a música lhes deu força de vontade e coragem para fazer guerra, defender a propriedade, expressar alegria ou lamentar suas perdas.” (p. 8)

Função de Impor Conformidade a Normas Sociais  Cerimônias de iniciação, seria um exemplo da imposição das normas.  “Parecem permitir a identificação, na Primeira Idade da música, da função de impor conformidade a normas sociais.”

Função de Validação das Instituições Sociais e dos Rituais Religiosos  “. As instituições sociais são validadas através de canções que enfatizam o que é conveniente e o que não é conveniente na sociedade, assim como as que dizem às pessoas o que se deve fazer e como se deve fazer. (MERRIAM, 1964, p.224)”  Que segundo Wiora pode ser representada por exemplo, com em rituais de casamentos. “E, de certa forma, se sobrepõem à função de validação de normas sociais.”

 Além destas funções anteriormente exploradas pela autora, também se destacam por conseguinte as Função de Contribuição para a Continuidade e Estabilidade da Cultura que a musica exerceu desde a Primeira Idade assim classificada por Wiora.  Bem como as Função de Contribuição para a Integração da Sociedade, já que a musica é um ato comunitário, em que publico e obra não estão separados.

Fim  O que permite por fim, e ante as 10 funções de categorização portanto apresentadas, concluir o importante papel social que a musica empenhou em estabelecer desde seus primórdios históricos.