1. 2 INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL PELO TRANSPORTE AÉREO Brasília, julho 2008 Ronaldo Seroa da Motta Diretor da ANAC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Angélica Sabedot Ediluesa Mª Wierzynski Brinkmann Vanessa Kaminski
Advertisements

Comércio,sistemas de transportes e de comunicações
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ) , foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América.
Regionalização do continente americano
Projeto de Geografia Mercosul
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de geografia.
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
Comércio Internacional
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
21 de Outubro de 2009 VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Painel I: Integração e Sustentabilidade – O Cenário Pós Crise.
DAC – IAC V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.
4a REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO P.I.F.E.C CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL -AÇÕES ESTRATÉGICAS- JOAL TEITELBAUM, PRESIDENTE.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
REGIONALIZAÇÃO X GLOBALIZAÇÃO
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Geopolítica, Regionalização e Integração
SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO.
VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul
V Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Nov/2004 O Roaming e a Integração na América do Sul.
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
INTEGRAÇÃO SULAMERICANA
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer: cooperação regional em políticas de articulação produtiva Seminário Arranjos Produtivos Locais, Projeto Promos/Sebrae/BID,
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos.
Blocos econômicos-APEC
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
PROJETOS SUPRANACIONAIS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL
Sistemática de Importação e Exportação
AMÉRICA LATINA.
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Área: Relações Internacionais Título – Análise de Acordos Comerciais do Brasil com os países da América do Sul e as perspectivas de negócios internacionais.
PERSPECTIVAS DE USO DE GÁS NATURAL NA AMERICA LATINA Raúl Gonzales P. Silvia A. Nebra Campinas, 18 de outubro de 2004 Universidade Estadual de Campinas.
As Américas - América do Norte - América Central - América do Sul
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
OEA Secretaria de Segurança Multidimensional Secretaria da CICTE
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
TRABALHO DE GEOGRAFIA BLOCOS ECONOMICOS DA AMÉRICA DO SUL
Aluno: Caio Barreto Temer Tia Paula 5° Ano
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
LATAM TRANSPORTADORA AÉREA OFICIAL Comercial de Eventos, Feiras e Congressos. Dezembro/2015 Vanessa Okara.
Fonte: Infraero-Corumbá/MS. COMPARATIVO 2014/2015 Movimentação geral OBS: Movimentação geral: Voo regular (Azul)+ Taxi Aéreo +Aviação executiva Fonte:
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL  O Brasil possui uma área total de Km², o que faz dele o quinto maior país do mundo em extensão territorial. 
Gats - Acordo sobre o Comércio de Serviços. Histórico Em 1947, quando da celebração do GATT 47, não haviam disposições referentes ao Comércio sobre Serviços.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
MISSÃO A Air Plus Voos Aéreos é considerada uma das maiores linhas aéreas do país, tendo grande número de empregados e movimentação de passageiros. É a.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Integração na América do Sul: análise comparada das Políticas Externas dos recentes governos de esquerda em suas perspectivas para a criação da União de.
(Considerando, nos exemplos, sempre uma empresa designada pelo Brasil)
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Preços regulados pelo Governo Tarifas elevadas Baixo número de consumidores Competição limitada AVIAÇÃO ATÉ 2002 – Pré Liberdade Tarifária.
Transcrição da apresentação:

1

2 INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL PELO TRANSPORTE AÉREO Brasília, julho 2008 Ronaldo Seroa da Motta Diretor da ANAC

ACORDO DE FORTALEZA 17 DE DEZEMBRO DE 1996 Primeira e mais importante iniciativa de integração da região pelo transporte aéreo. 3

RAZÕES INICIAIS DE SEU INSUCESSO Limitações aos direitos de tráfego; Restrições de rotas; Capacidade sujeita a limitações; e Barreiras burocráticas aos vôos exploratórios. 4

5 DECLARAÇÃO DE BRASÍLIA 01 de setembro de 2000 Presidentes dos países da América do Sul, recomendaram ações para aprofundar e consolidar iniciativas de aproximação entre os países da região.

IDÉIA CENTRAL Identificação e implementação dos eixos de integração da América do Sul, visando construir um espaço comum de prosperidade na região, em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. 6

EIXO RELATIVO AO TRANSPORTE AÉREO A implementação desses eixos de integração pressupõe processos setoriais de integração dentre os quais se inclui o sistema operativo de transporte aéreo. 7

INICIATIVA DE LIBERALIZAÇÃO MEMORANDO DE SANTIAGO 02 DE MARÇO DE 2001 Esforço dos Estados Partes para reduzir as restrições no âmbito dos Acordos Bilaterais: Eliminação das restrições direitos de tráfego dentro da região – 5ª e 6ª liberdades; Eliminação das restrições de pontos a operar nos territórios; e Duplicação da capacidade. Avanço positivo, mas insuficiente  Deixamos de implementar a liberalização total da capacidade.. 8

O MERCADO Mercado Sul Americano Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai. 11,1 milhões de passageiros Mercado Brasileiro 4.1milhões de passageiros FONTE: IATA 9

PERSPECTIVAS PARA O MERCADO As empresas da região poderão se beneficiar das aberturas que realizarmos, as quais irão permitir maior integração do mercado sul-americano. 10

ATUAL POSIÇÃO BRASILEIRA O Brasil retira qualquer restrição ao Memorando de Santiago, adotando sua terceira fase, junto com Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Peru. 11

No Acordo de Fortaleza Proposta brasileira aceita no Grupo de Trabalho na qual são eliminadas as limitações a: 1.Direitos de tráfego e com 5ª e 6ª liberdades e capacidade livre nas freqüências regionais. 2.Pontos na região sem restrição no Quadro de Rotas. 3.Altera automaticamente os acordos bilaterais. 4.Eliminação das restrições burocráticas aos vôos exploratórios. 12

MUITO OBRIGADO 13