PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Pronomes Demonstrativos
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
O modelo morfossintático -
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
PRONOMES.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Classes Gramaticais.
Revisão – termos da oração
Classe Gramatical da palavra QUE
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
Advérbios São palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Adjetivos.
AFE DE PORTUGUÊS.
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
Pronomes anotações.
É a palavra que substitui o nome.
Determinantes. Determinantes a caneta / o lápis (género feminino ou masculino) Determinantes artigos são as palavras que aparecem antes dos nomes.
Classes fechadas de palavras
Adjunto Adnominal X Complemento Nominal
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
O pronome O pronome.
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Termos essenciais da oração
Determinante, quantificador e pronome
Pronomes Indefinidos Emprego.
PRONOME Caderno 4 » Capítulo 1.
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Definição e Classificação
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
Adjetivos e Substantivos
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
LÍNGUA PORTUGUESA Pronomes.
Indefinidos- Demonstrativos – Interrogativos Professora: Irlane Alves.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Noções básicas.
Crase. O que é? Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o a chama-se acento grave.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Pronome  É a palavra variável em gênero, número e pessoa que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.

Tipos de pronomes: Pronomes indefinidos variáveis Pronomes indefinidos invariáveis Pronomes adjetivos Pronomes substantivos

Pronomes indefinidos variáveis Podem ser flexionados em relação ao número (singular e plural) e ao gênero (masculino e feminino). Todo adolescente gosta de tênis e camiseta. Pronome SUBSTANTIVO NO SINGULAR Todos os adolescentes gostam de tênis e camiseta.

Pronomes indefinidos invariáveis Não podem ser flexionados em relação ao número (singular e plural) e ao gênero ( masculino e feminino) Ex: Ninguém foi ao show do Wesley Safadão. Pronome

De acordo com a relação estabelecida com outros componentes da frase, os pronomes podem ser classificados como adjetivos e substantivos. Pronomes adjetivos: acompanham o substantivo, funcionando como adjetivo. Pronomes substantivos: substituem o substantivo.

Ex: Algum adolescente foi ao show do Wesley Safadão Ex: Algum adolescente foi ao show do Wesley Safadão? Não, porque ninguém tinha autorização para viajar para Salvador e assistir ao show.

Emprego dos pronomes indefinidos Certo, certa, certos, certas: dependendo da posição que ocupam, essas palavras mudam de classe gramatical. Certo dia, a garota encontrou a pessoa certa. Pronome indefinido Adjetivo

b) Algum, alguma, alguns, algumas: dependendo da posição que ocupam, podem ter valor afirmativo ou negativo. Algum presidente salvará o povo da corrupção. Valor positivo: um presidente Presidente algum salvou o povo da corrupção. Valor negativo: nenhum homem

c) Todo, toda, todos, todas: conforme o contexto, esses pronomes têm sentidos diferentes. Quando estão no singular e acompanhados de artigo ou após substantivo, têm sentido de globalidade ou universalidade. Nesse caso, o pronome é um adjetivo, porque se refere a um substantivo e delimita-o. Todo o quarto estava desarrumado. O quarto inteiro estava desarrumado. O quarto todo estava desarrumado.

No plural, indicam a soma, a totalidade de um conjunto No plural, indicam a soma, a totalidade de um conjunto. Todos os homens lutaram contra a ditadura. A totalidade dos homens lutou contra a ditadura. d) Cada: assinala um elemento pertencente a um conjunto. O médico pediu que cada paciente aguardasse sua vez atendido. Intensifica o sentido do substantivo ao qual se refere. Ela é uma excelente costureira. Faz cada roupa!

Pronomes interrogativos São usados na formulação de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. Assim como os pronomes indefinidos, referem-se à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São pronomes interrogativos: que, quem, qual (e variações), quanto (e variações).

Exemplos Por exemplo: Quem fez o almoço?/ Diga-me quem fez o almoço.Qual das bonecas preferes? / Não sei qual das bonecas preferes.Quantos passageiros desembarcaram? / Pergunte quantos passageiros desembarcaram.