ECOLOGIA Scheilla Bastos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

Fundamentos da Ecologia
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 1 7º ano - Colégio MV 2012
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
Relações Alimentares Cadeias alimentares Teias alimentares
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
ECOLOGIA I.
ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS.
Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia 2º Período Prof. M. Sc
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Seres vivos, ambiente e energia
Atividade dos seres vivos
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
Estudo das relações entre os seres vivos e seu ambiente.
Cadeia e Teia Alimentar
Ecossistemas.
Professora: Carla Bertechini Faria
Parte I = Introdução à ecologia
Curso Biologia 2 Professora: Gabriela Souza
COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
Compreender o Ambiente 8 Unidade 2. Autotróficos Produzem, maioritariamente, o seu próprio alimento através da realização da fotossíntese. Ervas Seres.
Sustentabilidade e Níveis organização, Hierarquías Ecologicas Professor Ignacio Pablo Traversa Tejero 1.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Prof. Dr. Ignacio Pablo Traversa Tejero Eng.º Agrônomo Semestre 4 Créditos Conservação e Manejo de ecossistemas.
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Ecologia.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Introdução à Parasitologia
Ecologia.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Morte Cadeia Alimentar
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
1 Integrantes: Daliana A. Oliveira Hans Braunnier Aguiar Silva Isabela Luíza Batista Leite Disciplina: Microbiologia Orientadora: Juliana Calábria.
SOBREVIVÊNCIA NA BIOSFERA NECESSIDADES DOS SERES VIVOS Capítulo 3 CIENCIAS DO AMBIENTE - CAP. 3.
Como se alimentam as plantas?
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Origem da Vida. Criacionismo Os seres vivos foram criados por um ser superior e permanecem imutáveis até hoje.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Professora Natália 2º ano EM FUNGOS Aula 7. Fungos Reino Fungi 70 mil sp Eucariontes aclorofilados Uni ou pluricelulares Ambientes úmidos ricos em MO.
Diversidade nas plantas
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 1 05 jan
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
A VIDA NA TERRA Página 99.
Transcrição da apresentação:

ECOLOGIA Scheilla Bastos

Estuda a população, a comunidade, o ecossistema, e a biosfera. CONCEITO A palavra ecologia deriva de duas palavras gregas: oikós (= “casa”) e logos (= “estudo”). Assim, ecologia significa, literalmente, o “estudo da casa” , podendo considerar o termo “casa” como todo o ambiente terrestre  ecologia : “estudo do ambiente”. Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 1870, pelo biólogo Ernest Haeckel, para designar o estudo das interações dos organismos entre si e com o meio ambiente. Estuda a população, a comunidade, o ecossistema, e a biosfera.

O termo comunidade ou biocenose ( bios, vida, e koinos, comum, público) refere-se ao conjunto de todas as populações que vi- vem em uma mesma área. Sobre uma comunidade atuam permanentemente vários fatores físicos e químicos do ambiente, como a luz, a umidade, a temperatura, os nutrientes. Esse fatores são chamados de fatores abióticos ou biótopo ( bios, vida, e topo, lugar)  local onde vive a biocenose Os fatores abióticos, atuando sobre as comunidades (biocenose), formam um sistema ecológico ou ecossistema.

A palavra ecossistema é, assim, um termo técnico para “natureza”. O conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, a camada da Terra que contém vida, forma a biosfera. A Ecologia é uma ciência que tem se desenvolvido muito e se torna cada vez mais importante nos dias atuais, uma vez que tem aumentado consi- deravelmente a interferência do homem sobre os ecossistemas. Provocando sérios desequilíbrios eco- lógicos.

Os ecossistemas são constituídos por dois tipos de componentes: Abióticos: tudo aquilo que faz parte do ambiente e não possui vida: ambiente físico (ar, água, solo), fatores físicos (radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), ou químicos (elementos químicos presentes na água e no solo). A radiação solar é um dos principais fatores físicos, através dela que as plantas realizam fotossíntese  liberando O2 para a atmosfera, transformando a energia luminosa em energia química, única forma de energia que pode ser aproveitada pelos demais seres vivos.

Além disso, a radiação solar, interagindo com a atmosfera e a superfície terrestre, interfere em outros fatores físicos como temperatura, umidade e pluviosidade de uma região.

Os componentes bióticos podem ser de dois tipos: Bióticos: representados pelos seres vivos que compõem a comunidade biótica. Os componentes bióticos podem ser de dois tipos: os organismos autótrofos: que sintetizam seus próprios alimentos. os organismos heterótrofos: que não são capazes de sintetizar seus próprios alimentos.

Autótrofos Os organismos autótrofos são chamados produtores. Dentre eles, os mais importantes em termos ecológicos são os organismos que realizam a fotossíntese (algas, plantas e certas bactérias). Através desse processo, moléculas de gás carbônico e de água reagem em presença de energia luminosa, dando origem a moléculas orgânicas (alimento). Assim, a energia luminosa é transformada em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas.

Parte dessas moléculas é utilizada pelo próprio organismo fotossintetizante como matéria-prima para formar o seu corpo e obter energia para seus processos vitais. Outra parte fica disponível como alimento para os heterótrofos Existem, ainda, alguns poucos seres autótrofos que fazem quimiossínetese, a produção de compostos orgânicos (alimento) se dá a partir da energia liberada da oxidação de compostos inorgânicos.

Heterótrofos Utilizam, rearranjam ou decompõem a matéria orgânica sintetizada pelos autótrofos (produtores), obtendo a matéria-prima para seu crescimento, sendo, a energia necessária para a realização de seus processos vitais. Os heterótrofos podem ser:   consumidores decompositores

Consumidores Organismos que se alimentam de outros organismos, ou seja, todos os animais são consumidores. Os animais que se alimentam de produtores são chamados de consumidores primários ( herbívoros, animais que se alimentam de plantas). Os animais que se alimentam dos herbívoros são consumidores secun- dários; Os que se alimentam de consumidores secundários são consumidores terciários, e assim por diante.

Decompositores Ao morrer, tanto os produtores como os consumidores servem de alimento a certos fungos e bactérias. Eles degradam a matéria orgânica contida em produtores e em consumidores, liberando para o meio ambiente minerais e outras substâncias, que podem ser novamente utilizados pelos produtores. Esses organismos são também chamados de saprófitas ou sapróbios

CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES Em um ecossistema, uma determinada seqüência de alimentação é denominada cadeia alimentar. CAPIM  GAFANHOTO  PÁSSAROS  COBRAS  FUNGOS e BACTÉRIAS Uma cadeia alimentar completa como essa apresenta três categorias de organismos, que constituem seus níveis tróficos ( do grego trofos, alimentação, nutrição): o nível dos produtores (capim), o nível de consumidores (gafanhotos, pássaros, cobras) e o nível dos decompositores (fungos e bactérias)

Portanto, nível trófico é a posição que uma determinada espécie ocupa na teia alimentar. As relações alimentares de um ecossistema, se observadas em conjunto, formam um intricado esquema, a teia ou rede alimentar. Considera vários caminhos e é constituído de várias cadeias alimentares. A perda de energia ocorre a longo de sua transferência, logo a maior quantidade de energia disponível está diretamente relacionada com a proximidade de um consumidor em relação ao produtor.

HÁBITAT E NICHO ECOLÓGICO O lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o seu hábitat (“sua casa”, “seu endereço” ODUM, ecólogo americano); Assim, em um ecossistema represen- tado por uma lagoa, o hábitat de uma alga microscópica é a água superficial. O nicho ecológico compreende no papel de um ser no ecossistema (é sua “profissão” ODUM)  As algas realizam fotossíntese, necessitam de luz, de nutrientes minerais e de temperatura adequada para seu crescimento e reprodução, e servem de alimento para alguns animais.

FLUXO DE ENERGIA Todos os seres vivos necessitam de matéria-prima e energia para realização de processos vitais, tais como: crescimento, reprodução, desenvolvimento e reparação de perdas. Essas necessidades são supridas pelo alimento orgânico. Os seres autótrofos sintetizam seus próprios alimentos através da fotossíntese (grande importância) ou da quimiossíntese. O alimento produzido pelos autótrofos é utilizado por eles mesmos e pelos organismos heterótrofos.

A energia luminosa do Sol é fixada pelo autótrofo e transmitida, sob a forma de energia química, aos demais seres vivos. Essa energia, no entanto, diminui à medida que passa pelos consumi- dores, pois parte dela é utilizada pa- ra a realização dos processos vitais do organismo e outra perde-se sob a forma de calor; Sempre restará, portanto, apenas uma parcela menor de energia disponível para o nível seguinte.

Como na transferência de energia entre os seres vivos não há reaproveitamento da energia liberada, diz-se que essa transferência é unidirecional (uma só direção) e se dá como um fluxo de energia. Sempre tem início com a captação de energia luminosa pelos produtores e termina pela ação dos decompositores.