1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia.

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Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia

2 O que é a psicologia?  Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento)  Psicologia: É a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos e razão), os fenômenos psíquicos e o comportamento humano.  Não somente comportamentos anormais, mas todos os aspectos do pensamento e comportamento humanos.

3 Principais teorias da psicologia Behaviorismo  Teorias sobre o comportamento. Definia-se o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção do comportamento. O foco de estudo é o comportamento observável e utiliza-se o condicionamento como método. Conceito de estímulo e resposta. Interações entre as ações do indivíduo (respostas) e ambiente (estímulo).

4 Principais teorias da psicologia Gestalt  Relacionaram a forma e sua percepção. Entre o S e a R - processo de Percepção. O que percebe o como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.  Necessidade de compreender o homem como uma totalidade. Comportamento estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Visão holística do homem.  A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.

5 Principais teorias da psicologia Gestalt

6 Principais teorias da psicologia Psicanálise - Sigmund Freud  Alterou o modo de pensar a vida psíquica - Ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo e suas regiões obscuras, fantasias, esquecimentos, como problemas científicos.  Investigação - Caracteriza-se como método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações, palavras, sonhos, delírios, atos falhos, associações livres.  Busca do autoconhecimento ou cura.  Caso Ana O.

7 Principais teorias da psicologia Psicanálise  Pq. as pessoas esquecem fatos da vida?  Repressão – processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência uma representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Esses conteúdos localizam-se no inconsciente.  Inconsciente como objeto de estudo. Há uma investigação do inconsciente que é o local onde se encontram os afetos, as representações, as memórias, os desejos, os pensamentos reprimidos, proibidos de ganhar um lugar no consciente, mas que exercem grande peso no comportamento.

8 Psiquismo humano Primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico Teoria Topográfica  Inconsciente: exprime o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência. É constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré- consciente e consciente, mas que influenciam o comportamento. Foram expulsos da consciência por conterem aspectos intolerantes.  Pré-consciente: refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis a consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, mas no momento seguinte pode estar.  Consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo inferior. Percepção, atenção e raciocínio. orresponde aquilo que o indivíduo está ciente.  Consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo inferior. Percepção, atenção e raciocínio. Corresponde aquilo que o indivíduo está ciente.

9 DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL  Freud - Importância atribuída aos primeiros anos de vida: - Importância atribuída aos primeiros anos de vida: desejos e pensamentos reprimidos estavam localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos. Eram experiências de caráter traumático, reprimidas que se configurariam como origem dos sintomas atuais. Ocorrências desse período deixavam marcas profundas na estruturação do indivíduo. - Evolução psicossexual (da libido – energia psíquica de natureza sexual). -Certa quantidade de energia sexual está ligada a uma zona corporal específica. -Função sexual – o prazer é encontrado no próprio corpo.

10 DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL 1.Fase Oral: 1o. ano – zona erógena decorre da estimulação da boca e lábios – ato de mamar, toda a atenção da criança fica absorvida pelo prazer que a boca lhe proporciona – dependência especialmente da figura materna, ele e a mãe são a mesma pessoa, a mãe faz parte dele. Adulto – fixação da libido – diante de frustração pode regredir a essa fase e busca alívio na comida, sono, drogas, etc. 2.Fase Anal: 2 a 3 anos – libido desloca-se da boca para os processos de eliminação ou retenção das fezes - controle dos esfíncteres (anal e uretral). Importância que os pais dão a essas funções são sentidas como demonstrações de afeto. Desenvolvimento das faculdades mentais da criança – desenvolvimento das necessidades de limpeza e ordem. Adulto – rejeição e expulsão hostis para com outras pessoas ou dinheiro – mania de limpeza e de ordem.

11 DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL 3. Fase Fálica: 3 a 5 anos – zona de erotização é o órgão sexual – para o menino o pênis e para a menina o clitóris.  Complexo de Édipo – decorre a estruturação da personalidade do indivíduo - A criança encanta-se pelo genitor do sexo oposto e teme o genitor do outro sexo, pois rivaliza com ele pelo amor do mesmo objeto.  Menino: procura ser o pai para ter a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e normas sociais representadas e impostas pela figura paterna. Posteriormente, a criança abdica do genitor do sexo oposto por amor ao genitor do mesmo sexo e entende que lhe é algo impossível.  Menina: Complexo de Édipo feminino.  Identificação sexual e promoção da cultura – superego.

12 DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL 4. Latência: 5 anos até a puberdade. Tem sua origem na dissolução do Complexo de Édipo. Empobrecimento da vida imaginativa, grande parte da energia psíquica é consumida pelo enfrentamento da sexualidade. 5. Fase Genital: Objeto de erotização ou de desejo é o outro (objeto externo ao indivíduo). Busca formas de satisfazer suas necessidades eróticas e interpessoais.

13 Psiquismo humano Segunda teoria do aparelho psíquico Teoria Estrutural  Id  Ego  Superego

14 Psiquismo humano Id  Inconsciente  A totalidade do aparelho psíquico quando nascemos;  Está voltada para a satisfação das necessidades básicas;  Consiste de impulsos que obedecem ao princípio do prazer;  Seria uma parte basicamente animal e instintiva;  Deseja gratificação imediata e não tolera frustração.

15 Psiquismo humano Superego  Origina-se com o Complexo de Édipo a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade;  Funções: moral e ideais;  Normas e regras pré-estabelecidas do mundo externo, que vão se incorporando na estrutura psíquica;  Idéia de sentimento de culpa – punição da figura de autoridade - proibição está dentro de si - o pensamento de fazer algo errado, já faz sentir culpa - mal-estar - o desejo pelo proibido está presente.

16 Psiquismo humano Ego  Sistema que estabelece equilíbrio entre as exigências do id, da realidade e as ordens do superego - Desenvolvimento da razão;  Dá conta dos interesses da pessoa – Autopreservação;  É um regulador - altera o princípio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade;  Busca do prazer – substituída pelo evitamento do desprazer;  Mecanismos de defesa (realidade como ela não é);  Funções: percepção, memória, sentimentos e pensamento.

17 Psiquismo humano Psiquismo humano EGO SUPEREGO ID