XFCE Leonardo Estrela Nº23, 11ºITM Colégio de Gaia Interface Gráfica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Windows vs Linux.
Advertisements

Administração de sistemas operacionais
Noções de Sistemas Operacionais
Tecnologias da Comunicação e Informação
Computador “dispositivo que executa um programa (conjunto de instruções) e que pode estar ligado a uma memória e a dispositivos periféricos para introdução,
Sistema Operativo Linux
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Modo Gráfico x Modo Texto
Módulo IV Sistemas operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Sistema Operacional LINUX
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
7 - Criação de Páginas Web
Introdução ao Sistema Operativo
Sistema Operacional.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Ana Duarte nº1; Ana Marques nº2
Navegador Para podermos navegar na Internet, precisamos de um programa especial: o Navegador. Existem vários à escolha: Mozilla Firefox Internet Explorer.
Sistemas Operativos.
Remodelando a solução mais eficaz
Trabalho elaborado por : Cátia Soraia nº987 Vera Antunes nº1002
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Sistemas Operativos em Ambiente Gráfico
Algumas versões Mac.
EB 2/3 de Rates – 2009/2010 TIC Tecnologias da Informação e Comunicação EB 2/3 de Rates Windows Vista.
Thiago Francisco Bergmann-
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Sistemas Operacionais
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Windows Sistema operacional da Microsoft
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
7 - Criação de Páginas Web
Gerir informação.
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
APRESENTANDO O TECLADO
Guia Rápido de Referência
Professor Julian Palavro Dutra- Porto Alegre/ RS.
Introdução à aplicação Lync da Loja Windows
Workshop de Informática
CONFIDENCIAL. Distribuição Apenas a Parceiros Sem Divulgação. A Microsoft não faz garantias, explícitas ou implícitas. © 2012 Microsoft. Todos os Direitos.
© 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Adicionar um contacto A sua Lista de contactos facilita as suas comunicações e permite-lhe.
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
7 - Criação de Páginas Web
CONFIDENCIAL. Distribuição Apenas a Parceiros Sem Divulgação. A Microsoft não faz garantias, explícitas ou implícitas. © 2012 Microsoft. Todos os Direitos.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários: Introdução
Algumas versões Mac. Macintosh Operanting System A ultima versão Mac foi lançada em 1984, pela Apple. O Macintosh Operanting System é a denominação do.
Microsoft PowerPoint Ana Rosas & Lúcia Nunes. Imprimir os diapositivos de uma apresentação Guardar uma apresentação.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
O que são, quais existem e suas características.
14/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 06 –Sistemas Operacionais
Nome: Pedro Silva Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 18 - Linux - Kernel e componentes.
História dos Sistemas Operativos
LINUX: DEBIAN (1993) UBUNTU (2013) LINUX: DEBIAN (1993) UBUNTU (2013) Acadêmicos: Allan Christian André Ricardo Venâncio Mineo Diego Puton Menin Heloísa.
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Guia de instruções de varejo do 3D Vision Configuração inicial *** ESTAS INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS SÃO PARA A NVIDIA *** *** SOMENTE PARCEIROS DA FORÇA.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
FOLHA DE CÁLCULO Encontros de Sabedoria 2015 António Ferreira.
1 Sistema Operativo em Modo Gráfico Rúben Nóbrega | 2012.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Linux Mint Trabalho realizado por: Luís Oliveira 11ºitm nº24.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

XFCE Leonardo Estrela Nº23, 11ºITM Colégio de Gaia Interface Gráfica

Introdução Este trabalho tem como objetivo o aprofundamento de conhecimentos no que toca a interfaces gráficas, mais especificamente a XFCE e foi realizado no âmbito da disciplina de Fundamentos e Arquitetura de Computadores.

O que é uma interface gráfica? Em informática, interface gráfica do utilizador (abreviadamente, o acrônimo GUI, do inglês Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando. A interação é feita geralmente através de um rato ou um teclado.

XFCE O XFCE é um ambiente de trabalho para os sistemas do tipo UNIX. Pretende-se que seja rápido, leve e que consuma poucos recursos do computador. Ainda assim, também se pretende que seja agradável em termos estéticos e fácil de utilizar. O XFCE abraça a filosofia UNIX da utilização de módulos e reutilização. É constituído por um vasto número de componentes e disponibiliza as funcionalidades que se pretendem de um ambiente de trabalho moderno. Estas componentes são distribuídas separadamente, para que o utilizador possa escolher as que pretende utilizar, criando assim um ambiente de trabalho adequado ao seu perfil. Outra prioridade do XFCE é a adesão às normas, especificamente aquelas definidas em freedesktop.org. O XFCE pode ser instalado em diversas plataformas UNIX. Sabe-se que é possível compilar o XFCE em Linux, NetBSD, FreeBSD, OpenBSD, Solaris, Cygwin, MacOS X, x86, PPC, Sparc, Alpha...

Funcionalidades do XFCE O XFCE contém diversos componentes nucleares para os requisitos mínimos que se espera de um ambiente de trabalho. Gestor de janelas Posiciona as janelas no ecrã, disponibiliza as decorações de janelas e faz a gestão das áreas de trabalho e ambientes virtuais. Gestor do ambiente de trabalho Define a imagem de fundo, disponibiliza o menu de janelas principal, os ícones do ambiente de trabalho e uma lista de janelas.

Painel Trocar entre janelas abertas, iniciar aplicações, trocar áreas de trabalho e "plugins" de menu para navegar nas aplicações ou diretórios. Gestor de sessões Controla o inicio da sessão, faz a gestão de energia do ambiente de trabalho e permite-lhe guardar diversas sessões. Localizador de aplicações Mostra as aplicações instaladas no sistema, para que as consiga encontrar e iniciar facilmente Funcionalidades do XFCE

Gestor de ficheiros Disponibiliza a gestão dos ficheiros e um utilitário único para modificar nomes em grupo. Gestor de definições Ferramentas para ajustar as definições do ambiente de trabalho, como por exemplo os atalhos de teclado, o aspeto, as definições de exibições e mais. Para além dos módulos básicos, o XFCE também disponibiliza diversas aplicações e "plugins" para que possa melhorar o seu ambiente de trabalho. Funcionalidades do XFCE

Componentes do XFCE (núcleo) Xfwm4: o gerenciador de janelas do Xfce; Xfce4-session: gestor de sessão, grava as definições de sessão, entrada e saída de sessão e encerramento; Xfdesktop: apresenta os ícones no desktop, imagem de fundo e menu de aplicações; Xfce4-panel: apresenta os painéis para o menu e lançadores de programas, assim como extensões; Xfconf: sistema de cliente-servidor para guardar as definições; Xfce4-settings: para alterar as configurações, faz uso do Xfconf; Thunar: o gerenciador de arquivos; Xfce4-appfinder: localiza aplicações e executa comandos, substitui o xfrun4 das versões anteriores.

Distribuições com Xfce como ambiente Arch Linux Debian GNU/Linux Fedora Linux GoblynX Linux Mint Slackware Xubuntu

Como instalar XFCE no Ubuntu O XFCE é recomendado para quem prefere o GNOME ao Unity e quer uma interface gráfica mais leve. Para instalar com sucesso, é altamente recomendado que o Ubuntu esteja atualizado no-xubuntu-1404.html no-xubuntu-1404.html