ANÁLISE LITERÁRIA SENTIMENTO DO MUNDO SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Advertisements

ANÁLISE LITERÁRIA HAMLET O PODER DE UM JOVEM.
ANÁLISE LITERÁRIA O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
Carlos Drummond de Andrade
Eu sou um poeta.
Sentimento do mundo.
“ Sentimento do Mundo” – Carlos Drummond de Andrade - Mãos Dadas -
Sentimento do Mundo Otávio Trigo 12th Grade.
Sentimento do mundo Andressa nº04 3°A Janaina nº 15 Carlos Drummond de Andrade.
Você foi escolhido!.
Os Ombros Suportam o Mundo
Carlos Drummond de Andrade ( )
25 de maio de :08:39 Quando tudo parecer perdido... E a esperança desaparecer, Procure por Mim... Estou a teu lado, embora não me vejas... Quando.
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
DESIDERATA Siga tranqüilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem humilhar-se viva.
Siga tranqüilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem humilhar-se, viva em harmonia.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
encontros com meu amigo jesus
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Passagem By jrfilippi De repente eu me desperto e tomo consciência de meu próprio ser.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
Eis a vida que chega… Esplendorosa e bela… e você não fez nenhum esforço para receber tamanha graça… Quanta generosidade há no universo… Deus jamais se.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
O lhe para um lugar, onde tenha muita gente: uma praia num domingo de 40 graus, uma estação de metrô, a rua principal do centro da cidade. Pois metade.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Foi você que me fez sim reconhecer,. Este amor que me faz feliz,
Amado Filho... Até você aparecer, eu jurava que já havia chegado ao limite máximo do amor... Até você aparecer, eu pensava que a gravidez durava somente.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) 2º ANO SEGUNDA AULA DIA 13 DE ABRIL DE 2015 Módulo I – Vida no Mundo Espiritual.
Em 1962, Divaldo passou por uma grande provação, ficando vários dias sem condições de conciliar o sono, hora nenhuma, o que lhe trouxera constante dor.
Nos versos que tento escrever, tudo parece uma agonia, a poesia se torna agonizante, dolorosa e fria;
Surrealismo.
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Silêncio, é sentir a voz quente do amor, Silêncio, é ouvir a voz calada da alma, É ouvir a voz de Deus, nosso Pai do céu, É o murmúrio silencioso da.
Uma reflexão sobre o amor e a vida... Progressão automática.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
Eu, tirar minhas marcas de expressão? Qual o por quê de extraí-las, se foram elas que me deram expressão? Limpar da minha vida as tristezas que fizeram.
Apressando a volta de Jesus Pr. Nilton Cordeiro. 12 – “Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo.” 13 –” Porém Deus prometeu,
7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados,
M ã e s e f i l h o s "Sempre soube que ela era importante para mim.”
Reunião com Orientadores Pedagógicos
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Projeto: Vanguardas Europeias
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
CHARLES CHAPLIN PROGRESSÃO AUTOMÁTICA. A vida me ensinou... A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração. Sorrir às pessoas, que não.
3.1 DISTINÇÃO SOCIAL E MECENATO. O renascimento desenvolve-se, no início do século XV, apoiado numa casta de homens surgidos nas ricas cidades mercantis.
«Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu;
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Todo o dia acordo, pego no meu terço, Rezo o meu rosário pra você Durante o dia peço.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson, English author, mathematician, and Anglican clergyman, his masterpiece was “Alice’s Adventures in Wonderland”.
Para que preconceito??? Ele vem do mal conceito Julgamento sem causa, mas produz efeito.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
HÁ DOIS MIL ANOS Há dois mil anos, houve Alguém na face da terra que amou a humanidade como jamais ninguém amou.
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar Outro dia foi o aniversário da partida de uma senhora por muitos conhecida e muito querida. Algum tempo.
O visconde partido ao meio Apresentação das personagens Afastamento de casa e/ ou perda de um parente Encontro com os ajudantes DesafiosRecompensa 1. Estrutura.
As Vantagens de Ser Invisível
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE LITERÁRIA SENTIMENTO DO MUNDO SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

O FILME  TÍTULO: Sociedade dos Poetas Mortos  DIRETOR: Peter Weir  ANO: 1989  GÊNERO: DRAMA

ENREDO  Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

PERSONAGENS PRINCIPAIS:  Neil Perry;  Prof. Keating;  Todd Anderson;  Knox Overstreet;  Charles Dalton.

CONTEXT HISTÓRICO  FINAL DA DÉCADA DE 50:  - Revolução cultural;  - Conservadorismo (colégios tradicionais);  - Guerra Fria;  - Estados Totalitários;  - Revolução tecnológica.

TEMÁTICA - Intolerância ao que é diferente (Indivíduo padrão); - Intolerância ao que é diferente (Indivíduo padrão); - Viver a vida com intensidade (Carpe Diem); - Viver a vida com intensidade (Carpe Diem); - Antagonismo entre mundo idealizado e o mundo real; - Antagonismo entre mundo idealizado e o mundo real; - Traçar o próprio destino, apesar do mundo caótico, conservador e intolerante. - Traçar o próprio destino, apesar do mundo caótico, conservador e intolerante.

A OBRA A OBRA  TÍTULO: Sentimento do Mundo  AUTOR: Carlos Drummond de Andrade  PUBLICAÇÃO: 1940 (poemas entre 1935 e 1940)  ESCOLA LITERÁRIA: Modernismo

CONTEXTO HISTÓRICO 1ª METADE DO SÉC. XX: - Segunda Guerra Mundial; - Crescimento do Nazi – fascismo; - Estado Novo no Brasil (período da ditadura Vargas);

O AUTOR Carlos Drummond de Andrade (1902/1987) Nasceu em Minas Gerais, em uma cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Foi poeta, contista e cronista. Fez parte da 2ª geração Modernista.

SENTIMENTO DO MUNDO  MODERNISMO: Quebra dos padrões impostos à literatura; Quebra dos padrões impostos à literatura; Tentativa de popularização da arte; Tentativa de popularização da arte; Rebeldia em relação ao ato de pensar e escrever; Rebeldia em relação ao ato de pensar e escrever; Literatura social (retomada do Realismo no seu conteúdo, mas não na forma). Literatura social (retomada do Realismo no seu conteúdo, mas não na forma).

SENTIMENTO DO MUNDO  Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo mas estou cheio de escravos minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confluência do amor. O poeta, sente-se responsável pelas pessoas a sua volta; sofre por elas; sente-se elas. Percebe que todas estão mortas, sem desejo, sem sonhos.

MÃO DADAS   Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.  Neste poema o poeta reafirma a sua consciência da existência de outros homens, seus companheiros. Com eles é que se sente de mãos dadas, e renunciou aos seus temas pessoais: uma mulher, uma história, a paisagem vista da janela. Não mais se refugiará na solidão porque o que lhe interessa é o tempo presente em que se acha inserido, e os homens que o cercam (Carpe Diem)

OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO   Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco.  O poeta sente-se solidário com os que ainda não se libertaram do sofrimento. Sua vida se impõe como uma ordem: ela deve continuar, para enfrentar a realidade de um mundo que ele imagina carregar nos ombros e que não deve pesar mais do que a mão de uma criança.

A NOITE DISSOLVE OS HOMENS   A noite desceu. Que noite! Já não enxergo meus irmãos. E nem tão pouco os rumores que outrora me perturbavam.  Todo primeiro movimento textual desse poema parece ser marcado pela imagística sombria da escuridão noturna, (A noite desceu. Que noite!), metáfora, no macrocosmo, dos horrores do avanço nazifascista, da alienação das massas, do totalitarismo do Estado Novo, e, no microcosmo, do sentimento de culpa, medo e solidão do gauche. Entretanto, a claridade esperançosa de uma futura aurora surge como saída para o legado de impasses até agora experienciados.

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO   Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio porque esse não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro...

TEMÁTICA  Consciência do Eu diante do Mundo (viver ou abandonar tudo? Ser ou não ser...);  O “Eu” dá lugar à dores do mundo (os seres são, frágeis não vivem, sobrevivem);  O mundo retorcido (2ª Guerra mundial);  Não há otimismo (há a hipocrisia e a massificação das pessoas);  Dor e esperança (a esperança nos homens é um fio tênue).

INTERDISCURSIVIDADE  O mundo caótico da guerra e do pós- guerra;  Conceito de ética e moral no mundo retorcido da guerra;  O Nazifascismo (a vergonha do mundo);  A hipocrisia da sociedade (ética e moral).  O Homem moderno (ser automatizado, modelos pré-estabelecidos).

SER OU NÃO SER...  Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre Em nosso espírito sofrer pedras e setas Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja, Ou insurgir-nos contra um mar de provações E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais. Dizer que rematamos com um sono a angústia E as mil pelejas naturais-herança do homem: Morrer para dormir... é uma consumação Que bem merece e desejamos com fervor. Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo: Pois quando livres do tumulto da existência, No repouso da morte o sonho que tenhamos Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.  (Willian Shakespeare)

VÍDEO