REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA RÉVOLUTION DÉMOGRAPHIQUE. Até ao séc. XVII, eram normais as crises demográficas, que se traduziam por elevadas taxas de mortalidade,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Subdesenvolvimento.
Advertisements

A Evolução da População Mundial
Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:
Revisão.
Correção da Prova 4° Bimestre.
A POPULAÇÃO DA EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII: CRISES E CRESCIMENTO
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Evolução da População.
Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.
COMO SE MEDE O ESTADO DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO?
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
Saldo ou Crescimento Natural Estrutura por idade e por sexo
Mudanças na Europa 7º ano.
POPULAÇÃO.
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
A Revolução Demográfica no século XIX
EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
Características e Crescimento da População Mundial.
ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS.
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
A População Portuguesa
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
A Dinâmica Populacional
Evolução da População Mundial
Evolução da População.
Transição demográfica e epidemiológica
Evolução quantitativa da população no mundo.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
POPULAÇÃO E POVOAMENTO 1. A evolução da População
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA. A população é dinâmica. Os elementos que definem a dinâmica da população são: - Nascimentos - Óbitos - Migração.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
“POPULAÇÃO MUNDIAL” Professor Leonardo – Geografia
Frequência Absoluta e Relativa Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Preventiva e Social Disciplina.
Demografia Demos população Graphein Estudo ( CARVALHO, 1998)
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
População 2º EM – 2015 Jeferson. O Demógrafo mede e analisa os fatos (ênfase nos elementos quantitativos) referentes a população e o Geógrafo descreve.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Crescimento da População Humana e Sustentabilidade 1.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Aula 52: O crescimento da população brasileira 1870 a 1950 – aumentou 40 milhões (52 milhões)‏ 1950 a 1980 – aumentou 70 milhões (119 milhões)‏ 2010 –
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Portugal no século XIV A revolução de
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
REVOLUÇÃO AGRÍCOLA LA RÉVOLUTION AGRICOLE. Em tenra idade encetei Esta vida de “servidão” Trabalhar de sol a sol É a minha condição. Cavo a terra, ceifo.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
POPULAÇÃO 2,5 Bilhões em ,2 Bilhões em 2002 (U.S. Census Bureau, 2004a) 74 Milhões de pessoas são adicionados aos números acima por ano 74 Milhões.
TAXA BRUTA DE MORTALIDADE E DE MORTALIDADE INFANTIL EM PORTUGAL
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
Que acontecimentos explicam a evolução demográfica no Antigo Regime?
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA RÉVOLUTION DÉMOGRAPHIQUE

Até ao séc. XVII, eram normais as crises demográficas, que se traduziam por elevadas taxas de mortalidade, provocadas quer por pestes, quer por fomes ou guerras. Estas crises eram cíclicas, ou seja, manifestavam-se de tempos a tempos.

A partir do séc. XVIII verificaram-se alterações: as taxas de mortalidade (principalmente infantil e juvenil) diminuíram bastante; as taxas de natalidade mantiveram-se altas; o saldo fisiológico (diferença entre o número total de nascimentos e o número total de óbitos) tornou-se positivo; verificou-se um crescimento populacional.

O crescimento da população deveu-se principalmente à diminuição da mortalidade que, por sua vez, se deveu a vários factores. Mais alimentos disponíveis, devido à Revolução Agrícola e ao desenvolvimento dos transportes, que permitiu levar alimentos a todo o território.

Recuo das epidemias, fomes e guerras. Melhoria das condições: ao nível da habitação;

ao nível do vestuário, com a vulgarização da roupa de algodão; ao nível da higiene pessoal, com a vulgarização do sabão.

Progressos na medicina: ao nível da saúde materno-infantil;

ao nível da prevenção de doenças, com as primeiras vacinas;

Aumento demográfico Excesso de mão-de-obra nos campos Êxodo rural (do campo para as cidades) Crescimento das cidades