A REVELAÇÃO NO 2º TESTAMENTO 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) As etapas da RB: promessa, realização e consumação. 2º) Elementos fundantes: Libertação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Revelação e sua transmisão
Advertisements

ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS?
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
A história da salvação no Antigo Testamento!
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
É a mensagem central de Jesus: Mc 1:14-15; Mt 4:23; Lc 4:21
O Verbo se fez carne.
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
Fraternidade e Juventude
INTRODUÇÃO À BÍBLIA – AULA 1
Quem sou eu? Catequese 2.
Os pobres constroem a nova história “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste.
“Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.” Rm 5.5.
FORMAÇÃO DO NT O Novo Testamento inicia com a encarnação de Jesus Deus feito humano: Jesus Cristo (Jo 1,1ss). O divino humano (Fl 2,6-11)
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
Advento    .
A Importância da Teologia Bíblica TEOLOGIA MISSÃOÉTICA SERVIÇO PASTORAL VIDA.
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
DOMINGO V DA QUARESMA «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra»
de Jesús. El Cuerpo Y la Sangre... “Alimenta aquele que morre de fome, porque se não o alimentas estás a matá-lo”. Vaticano II – G.S. 69 Texto: João 6,
Música: “Agnus Dei” gregoriano 29 de Abril de 2012 Domingo IV da PÁSCOA Ciclo B.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
“Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
O sepulcro está vazio de Jesus. O sepulcro está vazio de Jesus. Estou eu cheio de Jesus? Estou eu cheio de Jesus?
Falsos Cristos e Falsos Profetas ESE Cap XXI
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
26 de Fevereiro de 2012 Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Música: “Paulus” antes da conversão, de.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
REVELAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS, HOJE!
Quem crer e for batizado será salvo. Mc Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
A REVELAÇÃO NO 1º TESTAMENTO 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) A Bíblia não caiu pronta do céu, é um livro feito em mutirão. 2º)A Revelação se faz na.
Marcos “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” I Jo NVI.
Vale a pena semear Retomando os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia leva-nos a reflectir sobre a Vida e a Acção da Igreja de hoje. As reacções são as.
(Marcos 12,31) Meu irmão, minha irmã, Jesus nos dá esse preceito e ainda nos diz em que medida devemos amar: Meu irmão, minha irmã, Jesus nos dá esse.
Cristologia Aula 8 Mediador e cabeça 1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides)
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Declaração de Amor.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
A REVELAÇÃO BÍBLICA 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) O homem é um vocacionado a perguntar. 2º) Fazer perguntas já é estar na “ambiência” de Deus. 3º)
Processo Catecumenal A partir do RICA.
O homem deseja ser Feliz. O Catecismo da Igreja Católica afirma: "O próprio Deus colocou no coração do homem um desejo íntimo de felicidade". (CIC 1718).
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
REVELAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS 1. RETOMANDO A AULA ANTERIOR 1.Revelação não é ditado, é auto comunicação de Deus. 2.Deus é comunhão, é circularidade,
Comentário da Lição 4 de Lições Bíblicas Pr. Rodolfo Silva.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
“Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”. Isaias.
Transcrição da apresentação:

A REVELAÇÃO NO 2º TESTAMENTO 1

RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) As etapas da RB: promessa, realização e consumação. 2º) Elementos fundantes: Libertação e Aliança. 3º)A Revelação como realização e promessa. 4º) Shema Isra-El: escuta a Palavra. 5º) Palavra: gr. = Logos; heb. Dabar. 6º) O profeta de Deus: anuncia, denuncia e leva esperança. 2

INTRODUÇÃO No 2ºT. a Revelação é experimentada na vida, prática, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Em Yeshû’a, Deus se humaniza (singularidade) para que o homem se divinize (S.L. Magno) 3

MAS QUEM É YESHÛ’A ??? “...Quem dizeis que ‘EU Sou’” ??? (Mt 16, 13-16; cf. Ex 3,14). Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, sem confusão, sem divisão e sem separação (Calcedônia – 451) Foi igual a nós em tudo, menos no pecado (Hb 4,15) É o rosto da misericórdia do Pai (MV, n.1) 4

PLENITUDE DA RE-VELA-ÇÃO A Carta aos Hebreus nos afirma que a Revelação não é uma “teoria” ou ditado, mas uma pessoa (cf. Hb 1,1ss). A Primeira Carta de João nos afirma que a Revelação é captável pelos sentidos, pois é uma pessoa concreta (cf. 1Jo 1, 1-4) 5

A PRÁTICA LIBERTADORA Jesus de Nazaré não dá aulas de teologia (cf. Jo 5,17). Ele é prático age de forma libertadora e sua prática é reveladora (cf. Lc 4,16-22). Para Ele o que salva não são as prédicas, mas as práticas (cf. Mt 25, 40) 6

AS TRÊS ATITUDES.... Jesus tem três atitudes básicas que só Deus poderia ter, conforme o Primeiro Testamento. 1ª) Perdoa pecados 2ª) Relativiza a Lei 3ª) Age sobre as forças da natureza. Isso é Revelação.... 7

A MISSÃO PROFÉTICA DE JESUS Jesus em sua prática libertadora resgata as três características do profeta de Deus: 1ª) Ele anuncia o Reino 2º) Ele denuncia as injustiças 3º) Ele leva esperança 8

JESUS, HOMEM CHEIO DO ESPÍRITO Ele é o homem pneumatikos por excelência (cheio do Espírito) Diferentemente dos profetas, em Jesus o Espírito (gr. = Pneuma) age de dentro para fora (cf. Mt 9,20; Mc 5,25.29; Lc 8,43). 9

O NOVO VEM COM JESUS Jesus pela ação do Espírito confirma, levando à plenitude, a fase anterior (promessas) Ele inaugura os novos tempos, o novo Reino, o novo modo de se relacionar com Deus (Mc 1,14ss) 10

ONDE EXPERIMENTAR JESUS HOJE???? os quatro lugares de encontro, em Lc 24, º Lugar: estrada da vida 2º Lugar: Sagradas Escrituras 3º Lugar: partilha e Eucaristia 4º Lugar: a comunidade reunida. 11

PAZ E BEM! 12