SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GEOGRAFIA DO PODER.
Advertisements

GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
O MUNDO PÓS GUERRA-FRIA A nova ordem mundial Prof. Gerson Diniz Lima 2ª Série EM.
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
Ordem da Guerra Fria Aula 6 Geografia Geral 1. Guerra Fria Socialização da Europa: Bulgária e Romênia Polônia e Hungria Tchecoslováquia.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair GUERRA FRIA (1945 – 1989) Definição: Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências.
GUERRA FRIA Prof° Davi Ruschel. FINAL DA SEGUNDA GUERRA: - enfraquecimento das grandes potências européias - emergência de duas grandes potências (Bipolaridade):
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
O que é uma ordem internacional (mundial)?
CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
Ordens Internacionais
Guerra Fria.
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Nova Ordem Mundial.
Guerra Fria.
Rússia e a CEI.
O Antagonismo dos Blocos
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
Regionalização do mundo
Conflito político-ideologico entre as duas potências hegêmonicas.
A Hegemonia Americana Fernando Santos.
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
FIM DA GUERRA FRIA AULAS
Prof: Rafael Dall’Agnol
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
Industrialização nas Américas
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
A formação da globalização econômica.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Guerra Fria.
A NOVA ORDEM MUNDIAL.
Bloco Econômico ALCA E.E 20 de Agosto Geografia Jessica Melo
Geografia 8º ano Do mundo Bipolar ao Multipolar.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
GUERRA FRIA.
QUIZ GUERRA FRIA.
Situação de Aprendizagem 4 Globalização e Regionalização Econômica A VELHA E A NOVA ORDEM MUNDIAL BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE 3º ANO Ensino Médio –
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
O socialismo científico e seus desdobramentos
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
O FIM DA GUERRA FRIA.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Geografia – Professor Fernando
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Mundo Bipolar Mundo Bipolarizado- Disputa de poder entre os EUA e a URSS Disputa geopolítica e ideológica; Corrida Armamentista - Paridade Bélica; Premissa.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
CRISE DO SOCIALISMO.
Preparatório EsPCEx História Geral
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Da Guerra Fria à Coexistência Pacífica
Reconstrução e política de blocos
A Segunda Guerra Mundial 9º ano CCB. “A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia do mundo” (Eric Hobsbawm, historiador britânico).
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I.
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA Nova Ordem Mundial Multipolar: formação de blocos econômicos (regionalização econômica) Fim da bipolaridade EUA X URSS: avanço do sistema capitalista em escala mundial – Globalização do capital

BIPOLARIDADE (Velha Ordem Mundial) MULTIPOLARIDADE (Nova Ordem Mundial) Bipolaridade e Multipolaridade são termos que expressam as diferentes relações de força no cenário das relações internacionais.

O termo Ordem Mundial refere-se ao equilíbrio internacional de poder, envolvendo as grandes potências, com suas áreas de influência e disputas comerciais, políticas, bélico-militares e culturais. Ordem Bipolar (pós 2ª Guerra Mundial até 1991) Ordem Multipolar (Início dos anos 1990 aos dias atuais)

Ordem Mundial Bipolar (pós 2ª Guerra Mundial até 1991) A ordem mundial bipolar é caracterizada pela oposição leste/oeste; EUA (Capitalista) x URSS (socialista); polaridades definidas; confronto indireto entre as duas superpotências pela hegemonia mundial; disputa ideológica, militar e econômica entre os blocos capitalistas e socialistas capitaneados pelas duas superpotências rivais. O poderio militar é o critério principal para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional.

A VELHA ORDEM MUNDIAL BIPOLAR - BIPOLARIDADE

Final da década de 1980 e início dos anos 1990 Queda do Muro de Berlim (1989) Crise econômica e política na URSS - fim da URSS (1991) e formação da CEI – Comunidade dos Estados Independentes - fim da bipolaridade/da/velha ordem mundial bipolar - fim da Guerra Fria (final dos anos 1980)

Os Países Bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia não aderiram a CEI A CEI foi criada em 8 de dezembro de 1991, pelo do acordo de Minsk. Foi instituída pelo Tratado de Alma-Ata, em 21 de dezembro de 1991, no Cazaquistão. O principal objetivo deste bloco é o de estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. São Países-Membros da CEI: (ex-repúblicas socialistas soviéticas) Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, desde 1991, e Geórgia e Azerbaijão, a partir 1993. Os Países Bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia não aderiram a CEI

Alianças Militares – Contexto da Guerra Fria OTAN (1949) E PACTO DE VARSÓVIA (1955) Alianças Militares – Contexto da Guerra Fria GUERRA FRIA (de 1945 até o final da década de 1980): Período de grande rivalidade entre as duas superpotências, numa disputa pela hegemonia mundial. Consistiu numa disputa econômica e política, sem confrontos militares diretos.

Guerra Fria Cortina de Ferro Muro de Berlim

Desmembramento da URSS Mikhail Gorbatchov Reformas políticas e econômicas na URSS - 1986 Perestroika: reestruturação econômica Glasnost : transparência política

Novo Cenário Mundial pós Guerra Fria: Polaridades indefinidas (vários atores presentes no sistema internacional (transnacionais, Estado-nação, ONGs, organismos internacionais, etc.) caracterizam a Nova Ordem multipolar ou multipolaridade Três centros de poder econômico: Estados Unidos, União Europeia e Japão (a Tríade do capitalismo Mundial) - Afirmação de potências econômicas e políticas regionais: Brasil, África do Sul e China (considerada por especialistas como a grande potência do século XXI); - Oposição Norte/Sul – Norte Desenvolvido x Sul Subdesenvolvido

O QUE LEVARIA A AFIRMAR O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL MULTIPOLAR? No aspecto econômico, os EUA não têm mais o poder que tinham nos anos 1950 e 1960; todos os países da União Europeia somados já possuem hoje uma economia maior que a norte-americana. A China obteve um grande crescimento econômico e pulou do 10º para o 2º lugar, em 2010, no ranking das maiores economias do planeta. Além disso, este país tem apresentado um acelerado crescimento do seu poder bélico-militar.

Com o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico e tecnológico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000. Desse modo, a Nova Ordem Mundial é definida como uma Ordem Multipolar ou multipolarização econômica. Seria a Nova Ordem Mundial “UNIMULTIPOLAR”? “Uni” no sentido de que há apenas uma grande potência bélico-militar , os Estados Unidos; Multipolar pelo fato de que existem no mundo atual, vários polos de poder econômico, tais como a União Europeia, os Estados Unidos, o Japão e mais recentemente a China.

Na Ordem Mundial Multipolar, a fim de obter mais força, influência e poder econômico, os países de todo o mundo tendem a constituir blocos econômicos. Atualmente, destacam-se três megablocos econômicos supranacionais: O Bloco Americano, o Bloco Europeu e o Bloco Asiático e suas respectivas áreas de influência.

Nova ordem mundial multipolar - multipolaridade econômica

Ordem Monopolar? Do ponto de vista do poderio militar, este termo é empregado por muitos observadores e estudiosos para denominar o cenário internacional no qual os Estados Unidos são o único país a exercer o domínio militar, sem a presença de um rival ou oponente capaz de contrabalançar ou equilibrar seu poderio nesse sentido.

Tipologia dos blocos econômicos