Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eucaristia, mistério de fé e amor
Advertisements

Domingo, o Coração fala ao coração
Santíssima Trindade.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
Outros documentos importantes
Pe.: Graças e louvores se deem a cada momento. Todos.: Ao santíssimo, Diviníssimo Sacramento.
Celebramos hoje a festa da de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 (Pio XII). Mas este facto já era aceite pelos primeiros.
A Comunidade de Jesus O Cristo Ressuscitado envia o Espírito Santo sobre os Apóstolos. “O espírito de Deus, que tinha animado os profetas antes de Jesus.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2016 e o tema da revista é Adoração e Louvor, comentada pelo Pastor José Elias Croce.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação.
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Quinta-feira / cor verde
RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS ENTRE CRISTÃOS
Iniciação à vida cristã
A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
BATISMO - CRISMA - EUCARISTIA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
A teologia da celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero
PREPARAR A CATEQUESE.
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
Celebrar e Crescer na Fé
Quem é a IECLB? 3 LITURGIA.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-B
A alegria da Virgem Maria na Páscoa
Bem aventurados.
Vigília Pascal.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
PREFÁCIO: PRÓPRIO ORAÇÃO EUCARÍSTICA II
O Deus que é Pai, Filho, Espírito Santo
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
A Comunidade.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-A
A Comunidade.
Texto - Natalino Ueda – Música Sacrum Convivium – Imagens – Google
SALVE SANTO ANTÔNIO SERVO BOM DO SENHOR. NOSSO PADROEIRO, MOSTRAI-NOS O AMOR ROGAI POR NÓS, ROGAI POR NÓS GUIAI-NOS PARA A LUZ ROGAI POR NÓS, ROGAI POR.
Encontro Regional da Sagrada Liturgia
Instrução para uso do Guia 1
A essência do “Ser Acólito” Expressão singular da vivência da Fé
A missão do Espírito Santo na Igreja
Vida Nova.
Mística do Canto Litúrgico
1.
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
Comissão de Liturgia, Setor Lorena
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
Vida Nova.
Texto - Natalino Ueda – Música Sacrum Convivium – Imagens – Google
A Comunidade.
LITURGIA NOÇÕES BÁSICAS Victor Leal. LITURGIA NOÇÕES BÁSICAS A palavra liturgia vem do grego “ laos ”, que significa povo, e “ ergon ”, que significa.
NEEMIAS.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
encontro pessoal e comunitário com Jesus
"Amou-os até o fim".
36º ENPL – Iniciação Cristã
Batismo de Jesus.
A missão do Espírito Santo na Igreja
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
TEMPO DA MISTAGOGIA.
Encontro pessoal e comunitário com Jesus. Entrada e saudação Ato Penitencial e Ato Penitencial e Glória LITURGIA DA PALAVRA Profissão de Fé Oração dos.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Gratidão a Deus pela igreja
Transcrição da apresentação:

Razões para cantar a Liturgia

1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na vida da Igreja e dos fiéis, conformando-os cada vez mais intimamente a Cristo e inserindo-os na comunhão da Trindade pela força do Espírito.

Em resposta a esta ação de Deus, a Igreja se une em assembléia de culto, louvor e ação de graças. A liturgia deve introduzir o cristão no mistério de Deus não só com palavras, mas através de ritos, gestos e símbolos.

Neste contexto, a expressão artística é a mais apropriada forma de expressão; a música e o canto ocupam lugar privilegiado, pois são meios extraordinários de estabelecer uma comunhão com Deus. A poesia aliada à melodia elevam o coração humano a Deus.

2. Cristológica: celebrar o mistério pascal do Senhor O canto litúrgico brota do Mistério Pascal do Senhor (vida, paixão, morte e ressurreição). Dessa origem do canto cristão brotam características como a dimensão pascal da vida e do cantar, em que a última palavra é a ressurreição e a vida plena. É, portanto, um canto marcadamente esperançoso. A festa no Senhor Ressuscitado produz a essência do nosso cantar.

3. Pneumatológica: cantar no espírito A oração cristã não é somente para Deus, mas em Deus. O cantar em Deus qualifica o nosso canto e a nossa celebração como um canto entusiasmado (en - Theous). Os apóstolos, na manhã de Pentecostes, pareciam bêbados porque estavam entusiasmados = cheios do Espírito Santo.

A assembléia que canta no Espírito faz ressoar um canto que é verdadeiro clamor que brota do fundo da alma, cheio de fervor, de alegria no Espírito, como diz o Apóstolo.

4. Eclesiológica: cantar em comunidade O canto é atividade essencialmente comunitária. A Igreja expressa, maravilhosamente bem, a sua realidade de comunhão e participação por meio do canto comunitário. Não há reunião, festa, congresso algum, de qualquer natureza, esportiva, cultural, religiosa, civil e militar, que não ponha no canto, nos hinos, a sua esperança de coesão interna e de afervoramento em relação aos objetivos e propósitos que quer alcançar.

A participação comunitária não se dá só diretamente cantando, mas ouvindo e apreciando: deixando-se envolver pela beleza da música. No caso da Igreja, o canto não possui só uma função catártica (de alívio, purificação...), catalisadora (de estímulo, de dinamismo, de incentivo...) e motivadora, mas é sacramento, é simbolismo, isto é:

o canto é um dos elementos que compõem a visibilidade, a corporeidade do simbolismo sacramental. Por meio deste sinal sensível, a Palavra cantada é veículo do encontro de Deus conosco e dos fiéis em Cristo entre si.

O canto e a música na celebração litúrgica remetem à linguagem superior, expressam melhor a oração, favorecem a unidade, enriquecem e solenizam a celebração, exercem uma função ministerial.

Montagem:Renato,SJ