Vulcanismo Fenómenos naturais que resultam do geodinamismo interno da Terra. Vulcanismo primário – caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Advertisements

Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Quais os fenómenos precursores de actividade vulcânica?
Manifestações da Actividade Geológica
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Vulcanismo.
Vulcanismo Secundário
Materiais vulcânicos Materias vulcanicos liquidos gasoso e solidos.
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Giovanna Arêdes Machado Ileck
Vulcanismo.
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia Magda Charrua 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA 1.
nome: Matheus Série: 4°C
Vulcanologia.
Vulcanismo.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais Cultura Geral. 1 - As enzimas digestivas actuam sobre os alimentos: a) Decompondo-os em moléculas simples b) Transformando-os em bolo.
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
Actividade vulcânica na Islândia
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Ciências Naturais – 7.º ano
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Compreender a Terra 7 Erupção dos Capelinhos.
Formação dos vulcões História dos vulcões As projeções resultantes das fases explosivas são classificadas em função de suas dimensões em : bombas, escórias,
Surgem por causa de um choque que acontece entre as camadas que formam a crosta terrestre e as placas tectônicas, formando assim pequenas aberturas no.
Rosa Maria Vieira Silva Pereira. A superfície da Terra é formada, em grande parte, por rochas. Também podemos encontrar rochas por baixo do solo, como.
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:
Paisagens geológicas e minerais constituintes das rochas
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Desastres Naturais Desastres Naturais Principais fenômenos.
ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geologia e Relevo do Brasil
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
SISMOLOGIA E VULCANISMO
Vulcanismo Secundário
Professora Ana Maria 6º A/B 2017
A Dinâmica da Litosfera
Vulcanismo.
4. Estrutura interna da Terra
Fixação e Aprofundamento do Conteúdo.
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Ciências da Natureza e suas
Ciências Naturais – 7.º ano
Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
ESTRUTURA DA TERRA.
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Ciências Naturais – 7.º ano
A Terra: estrutura geológica
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7º Ano
ROCHAS E MINERAIS.
A Dinâmica da Litosfera
Vulcanologia.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
A energia geotérmica em Portugal
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Capítulo 11 A As Rochas Rochas - são aglomerados formados por um ou por vários minerais encontra dos em seu estado natural na crosta terrestre. De acordo.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

Vulcanismo Fenómenos naturais que resultam do geodinamismo interno da Terra. Vulcanismo primário – caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas do tipo central ( com aparelho vulcânico) e fissural ( a erupção ocorre ao longo de fraturas. Vulcanismo secundário ou residual – manifesta-se através da libertação de gases e/ou água a temperaturas elevadas, menos violento.

Aparelho Vulcânico Câmara magmática Cone vulcânico principal Chaminé vulcânica Nuvem ardente Cone secundário Chaminé secundária Cratera

Magma Mistura de silicatos fundidos, cristais em suspensão, e gases Ácido SiO2 > 70% Intermédio SiO2 50% a 70% Básico SiO2 45% a 50%

Viscosidade - resistência da substância a fluir Lava Básica - Baixa viscosidade, º C (lavas fluidas - grandes escoadas) Lava ácida - Alta viscosidade, ºC (solidificam dentro ou próximo das crateras). Lava (magma depois de perder os gases)

Erupções efusivas Erupções explosivas Erupções mistas Erupções efusivas: magmas básicos (45% a 50% de SiO2); Escoadas de lava abundantes e fluídas: Lavas encordoadas, escoriáceas e pillow-lava. Túneis, tubos de órgão Vulcanismo primário

Lavas Encordoadas ou “Pahoehoe ” Apresentam aspecto rugoso; Durante a consolidação, surge, em primeiro lugar, uma fina crosta superficial debaixo da qual a lava continua a fluir, enrugando-a e dando-lhe a forma final de um encordoamento; Típicas de erupções efusivas.

Erupções explosivas: Magmas ácidos (> 70% de SiO2); Piroclastos (de queda e de fluxo) Nuvens ardentes, Solidificação da lava: Dentro da cratera (domas ou cúpulas) Na chaminé (agulhas vulcânicas).

Piroclastos Fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar na erupção vulcânica, Fragmentos de rocha ígnea, solidificados em algum momento da erupção: - Solidificados durante o percurso aéreo, - Arrancados no estado sólido por abrasão do material geológico existente ao longo das condutas eruptivas.

Piroclastos Cinza — partículas com menos de 2 mm; Lapilli (plural do italiano lapillo, cascalho) — fragmentos entre 2 e 64 mm; Bomba vulcânica — fragmentos com dimensão superior a 64 mm, de origem lávica; Clasto ou bloco — fragmentos de rocha, com dimensão superior a 64 mm (origem noutras rochas )

Erupções Mistas: Magmas intermédios (50% a 70% de SiO2); Alternância de fases efusivas e explosivas

Vulcanismo secundário ou residual Nascentes termais – fontes de libertação de águas quentes, ricas em sais minerais; Geiseres – emissões descontinuas de água e de vapor de água através de fraturas; Fumarolas: - sulfataras – Os gases emitidos são ricos em enxofre; - mofetas – os gases emitidos são tóxicos