Prezado aluno(a), Este manual foi elaborado pelo equipe do Seminário Temático visando a oferecer a vocês uma ideia de como se construir uma boa redação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

REDAÇÃO FINAL DA PESQUISA “Construindo o produto final do trabalho”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ELIZABETH TEIXEIRA UEPA.
Prof Carla Queiroz Curso: Psicologia.  – “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”  – “Pesquisa científica.
Nome completo - 1º autoria, Filiação, Curso e Turma (se houver) ,
Como escrever um Artigo científico?
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Nome completo, vínculo institucional
Metodologia do Trabalho Científico
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO (Nome completo - 1º autor), aluno do IF Farroupilha.
Fichamento acadêmico:
A novela nas ondas do rádio
Resumo PARTE 2 Conteúdo: Sumarização
Questões sobre o positive accounting: crise com o Zimmerman
Colocar os autores seguindo exatamente a formatação do resumo
O mal existe?.
Colocar os autores seguindo exatamente a formatação do resumo
Virando YouTuber Andrey Cardozo.
Nome do Treinamento Seção 1: Certificação Lição 1: Introdução
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
Título do trabalho IMAGEM IMAGEM Introdução Resultados
TÍTULO DO ARTIGO CIENTÍFICO RESULTADOS E DISCUSSÃO
MODELO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-UFSJ CONFORME RESOLUÇÃO Nº. 005/2010 DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.
Filosofia da Ciência Licenciatura em Filosofia 2011-II
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
(Nome completo da 3º autoria), aluno, curso....,
AQUI VAI O TÍTULO DO TRABALHO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Apresentação do Plano de Projeto
Pesquisa Bibliográfica
XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Trabalho de Conclusão de Curso I
Alemanha Inicio do século 20
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
Metodologia da Pesquisa
Organização do trabalho
Programa Executivo Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes FGV/FIFA/CIES
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
TÍTULO DO TRABALHO RESUMO TEMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBJETIVO
ISTO É UM EXEMPLO. VOCÊ PODE USAR AS CORES E AS FONTES QUE PREFERIR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Pesquisa Bibliográfica
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
(Nome completo), vínculo institucional
RESUMO Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Disciplina: Orientação de Estudo Profs. Ana Cristina, Oscar e Rafael
Resultados e discussão
Como proceder? Encontro 1
Prof. Elisson de Andrade
Dicas sobre Referencial Teórico
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO.
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Prezado aluno(a), Este manual foi elaborado pelo equipe do Seminário Temático visando a oferecer a vocês uma ideia de como se construir uma boa redação da revisão de literatura em trabalhos científicos.

Havia uma árvore no topo do monte com frutos azuis e azedos.

Alguns pesquisadores começaram a estudar este fenômeno...

Na fazenda 01 há uma árvore que possui frutos azuis devido a sua posição estratégica no topo do monte, recebendo maior incidência dos raios do sol. Fernandes (2012)

O sabor azedo dos frutos azuis da árvore localizada na fazenda 01 provém da quantidade de raios do sol que esta recebe, pois os frutos das árvores que ficam abaixo, são doces. Vilhena e Cacique (2013)

Na verdade, os frutos da árvore da fazenda 01 não são azuis, mas, sim, verdes. Essa coloração não provém da luz do sol e sim de uma substância que pequenos bichos soltam no interior da fruta. Kakaroto et al (2014)

Os frutos da árvore localizada na fazenda 02, que também fica no topo de um monte e recebe raios de sol em intensidade semelhante à árvore da fazenda 01, também são verdes. No entanto, possuem menor quantidade de bichinhos no seu interior, por isso seus frutos são doces. Spetto e Camargo (2015)

A partir dos resultados dos estudos podemos organizar as ideias dos pesquisadores.

Ideias que se completam Fernandes (2012) Na fazenda 01 há uma árvore que possui frutos azuis devido a sua posição estratégica no topo do monte, recebendo maior incidência dos raios do sol. Vilhena e Cacique (2013) O sabor azedo dos frutos azuis da árvore localizada na fazenda 01, provém da quantidade de raios do sol que esta recebe, pois os frutos das árvores que ficam abaixo, são doces.

Ideias que se completam e contrapõem os autores anteriores Kakaroto et al (2014) Na verdade, os frutos da árvore da fazenda 01 não são azuis, mas, sim, verdes. Essa coloração não provém da luz do sol e sim de uma substância que pequenos bichos soltam no interior da fruta. Spetto e Camargo (2015) Os frutos da árvore localizada na fazenda 02, que também fica no topo de um monte e recebe raios de sol em intensidade semelhante à árvore da fazenda 01, também são verdes. No entanto, possuem menor quantidade de bichinhos no seu interior, por isso seus frutos são doces.

A redação final pode ser escrita segundo o modelo abaixo: A árvore localizada na fazenda 01, nos meses de junho e julho, germina frutos azuis e azedos. Fernandes (2014) afirma que a coloração azul desses frutos é determinada pela posição da árvore no topo do monte, onde há maior incidência dos raios solares. Vilhena e Cacique (2013) reforçam esse argumento, afirmando que as árvores localizadas abaixo do monte e que não recebem a mesma intensidade de raios de sol, possuem frutos doces. No entanto, Kakaroto et al (2014) contrapõem essa ideia afirmando que os frutos da árvore da fazenda 01 possuem a coloração verde. Essa cor não é determinada pelos raios de sol, mas, sim, por pequenos bichos no interior da fruta que liberam algumas substâncias. Spetto e Camargo (2015) adicionam, ainda, que o sabor azedo em nada se relaciona aos raios do sol, pois a árvore da fazenda 02 possui fruto doces, mesmo recebendo a mesma intensidade de sol da árvore da fazenda 01. De acordo com esses mesmos autores, o sabor azedo está relacionado à quantidade de bichos que vivem dentro do fruto, já que os frutos da árvore da fazenda 02 apresentarem uma quantidade pequena destes seres.

Prezado aluno, no seminário temático passado você já fez um esforço de pesquisa e organizou os fichamentos de suas leituras em uma tabela. Você recorda? Então, agora é o momento de utilizar as informações daquela tabela e organizar tudo em um texto coeso e coerente, seguindo as dicas e instruções apresentadas há pouco.

Caso necessário, busque novos trabalhos que possam enriquecer seu texto de revisão da literatura. Se encontrar dificuldades para pesquisar artigos sobre determinado tema, entre em contato com seu tutor. Ele pode ajudá-lo indicando sites. Comece pelo Google Acadêmico (scholar.google.com.br).

Lembre-se: a essência deste processo é ler e fazer o resumo dos principais resultados. Depois, verificar se há divergência entre autores ou se estes se complementam. Se possível, leia o artigo completo. Com a leitura você adquire habilidades para escrever de acordo com o rigor acadêmico que o TC exige.

Sabemos que muitos tem pouco tempo devido ao trabalho e outras responsabilidades. Se não for possível fazer uma boa leitura do artigo por completo, tente ao menos fazer uma boa leitura dos seguintes tópicos do artigo que você pesquisou:

RESUMO: dá uma noção geral sobre o que se trata o trabalho. INTRODUÇÃO: é mais explicado que o resumo. Neste tópico você terá mais detalhes sobre a temática do artigo, sobre o que o autores pesquisaram. Lendo a introdução você percebe se vale a pena continuar lendo ou se é melhor buscar outro artigo.

MÉTODO: contém os métodos e técnicas utilizados pelos autores para chegar aos resultados da pesquisa. A leitura deste tópico é interessante para você desenvolver ideias para os procedimentos metodológicos de seu trabalho. RESULTADOS e CONCLUSÃO: neste tópico você irá encontrar os principais resultados da pesquisa e os argumentos finais dos autores.

Esperamos que este pequeno manual ajude você na redação da revisão de literatura do seu projeto. Agradecemos a atenção. Música: Bolero de Ravel Compositor: Maurice Ravel