A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Vídeo Aula 1

2 CORRESPONDE AOS CONTEÚDOS ON LINE DAS AULAS 1 E 2.
VÍDEO AULA 1 CORRESPONDE AOS CONTEÚDOS ON LINE DAS AULAS 1 E 2.

3 OBJETIVOS DA AULA Conhecer a construção dos aspectos formais da ciência Conhecer o percurso da metodologia científica Conhecer os diversos tipos de conhecimento e de pesquisa

4 METODOLOGIA - MÉTODO A palavra vem do grego methodos que significa “caminho para se chegar a um fim” (RAMPAZZO, 2013, p. 13) É necessário que se estabeleça um caminho, um lugar pelo qual vamos transitar, com indicações, marcações, estratégias enfim, tudo devidamente registrado para futuras consultas 

5 METODOLOGIA - MÉTODO Ao conhecer mobilizamos nossos sentidos, bem como nossas capacidades intelectuais, processando informações que nossos sentidos nos trazem As “sensações” são transformadas por nosso intelecto em ideias, reconstruindo as realidades com as quais lidamos e construindo outras tantas

6 SUJEITO E CONHECIMENTO
Conhecer é um processo, ou seja, não se dá de forma pronta e arrumada O sujeito cognoscente - aquele que conhece - , faz uma apropriação do objeto que, nesse momento, passa a ser conhecido

7 NÍVEIS DE CONHECIMENTO
A complexidade do real faz com que o sujeito cognoscente procure formas de organizar o conhecimento De forma mais comumente aceita, o conhecimento pode ser estruturado e organizado a partir da seguinte classificação: (A) o conhecimento do senso comum ou popular; (B) o conhecimento científico; (C) o conhecimento filosófico; (D) o conhecimento teológico

8 NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento do senso comum ou popular
Conhecimento construído no dia a dia, no lidar do cotidiano Também é conhecido como conhecimento empírico, pois são as experiências vivenciadas que vão consolidando os saberes construídos

9 NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento científico
Apresenta certas características específicas: regularidade – busca ser geral e generalizável; objetividade – utiliza registros sistematizados; rigor na investigação e na redação – a ciência, para ser generalizável, tem que se pautar por caminhos claros e precisos nas investigações; observação e experimentação – de forma controlada e rigorosa; utilização de instrumentos – de acordo com as especificidades de cada área de conhecimento

10 NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento filosófico
Nutre-se das perguntas e da constante interrogação sobre as coisas do mundo Por exemplo, o conhecimento filosófico quer saber: por que existe a ciência? A quem atende os achados e descobertas obtidos através dos métodos científicos?

11 NÍVEIS DE CONHECIMENTO O conhecimento teológico ou religioso
Conhecimento baseado na fé, mesmo partindo de reflexões racionais e sistemáticas

12 O MÉTODO CIENTÍFICO Etapas

13 O MÉTODO CIENTÍFICO A escolha do método
A escolha do método de investigação diz respeito ao tipo de pesquisa que pretendemos desenvolver. Muitas vezes, os resultados da pesquisa não são fidedignos porque os instrumentos escolhidos para investigar determinado problema não foram condizentes com o tema e assunto da pesquisa

14

15 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
TIPOS DE PESQUISA NATUREZA FORMA DE ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS BÁSICA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA BIBLIOGRÁFICA APLICADA QUANTITATIVA DESCRITIVA DOCUMENTAL EXPLICATIVA EXPERIMENTAL LEVANTAMENTO ESTUDO DE CASO PESQUISA-AÇÃO


Carregar ppt "Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google