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Trata-se da relevância, o motivo pelo qual tal pesquisa deve ser realizada. Aqui vai a escolha do tema, a delimitação feita e a relação que o pesquisador.

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2 Trata-se da relevância, o motivo pelo qual tal pesquisa deve ser realizada. Aqui vai a escolha do tema, a delimitação feita e a relação que o pesquisador possui com ele. Deve-se também expor as razões de ordem teórica e os motivos de ordem prática que tornará importante a realização do TCC.

3 Pode-se iniciar a justificativa através das seguintes dimensões:

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5 A justificativa é um elemento que contribui mais diretamente na aceitação do TCC pelo orientador. O texto deve ser criativo e convincente para convencê-lo. Geral Sistemas de importação utilizados no Brasil; Os sistemas de importação mais utilizados para compra de equipamento de RX; As vantagens/desvantagens do sistema utilizado na Pezzineitor Específico

6 3) descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.
Portanto, tente enfatizar na justificativa: 1) as contribuições que a pesquisa pode trazer para a sociedade em geral e em particular; 2) a possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto; 3) descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.

7 Tudo bem até agora? 7

8 É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc.), do tempo previsto, da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizará no trabalho de pesquisa.

9 Métodos aplicados: mostra-se como serão executados a pesquisa e o desenho metodológico que se pretende adotar: será do tipo quantitativa, qualitativa, descritiva, explicativa ou exploratória, um levantamento, um estudo de caso, uma pesquisa experimental.

10 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA, SEGUNDO A METODOLOGIA
+ Quanto à natureza - Pesquisa básica; - Pesquisa aplicada; + Quanto à abordagem - Pesquisa quantitativa; - Pesquisa qualitativa;

11 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA, SEGUNDO A METODOLOGIA
+ Quanto aos fins (ou objetivos): - A) exploratória; - B) descritiva; - C) explicativa; - D) metodológica; - E) aplicada; - F) intervencionista; São as mais utilizadas

12 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA, SEGUNDO A METODOLOGIA
+ Quanto aos procedimentos: - A) pesquisa de campo; - B) pesquisa de laboratório; - C) documental; - D) bibliográfica; - E) participante; - F) pesquisa-ação; - H) estudo de caso;

13 Propósito do Projeto Método Técnicas de coleta Técnicas de análise
(delineamento) Propósito do Projeto Técnicas de coleta Técnicas de análise PESQUISA QUANTITATIVA Pesquisa aplicada - Gerar soluções potenciais para problemas humanos - Experimento de campo; - Pesquisa descritiva; - Pesquisa exploratória. - Entrevistas; - Questionários; - Observação; - Testes; - Índices e relatórios escritos. - Métodos estatísticos (freqüência, correlação, associação...). Avaliação de resultados - Julgar a efetividade de um plano ou programa Avaliação formativa - Melhorar um programa ou plano, acompanhar sua implementação PESQUISA QUALITATIVA - Análise de conteúdo; - Construção teórica; - Análise de discurso. - Estudo de caso; - Pesquisa-ação; - Pesquisa participante. - Entrevista em profundidade; - Uso de diários; - Observação participante; - Entrevista em grupo; - Documentos; - Técnicas projetivas; - Histórias de vida. Pesquisa-diagnóstico - Explorar o ambiente; levantar e definir problemas Proposição de planos - Apresentar soluções para problemas já diagnosticados

14 A T E N Ç Ã O Leia o Texto 1 a partir da página 4 para ver como é a forma de fazer a análise dos dados; Leia o Texto 2 “nos caminhos da pesquisa” para entender melhor o procedimento metodológico; Leia o Texto 3 a partir do item 2.9 para aprofundamento sobre metodologia;

15 Os tipos de pesquisa (quanto aos fins)
Pesquisa exploratória: pesquisa que visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa. É feita onde há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Exemplo: saber como se dá o processo de internacionalização de uma empresa de saúde domiciliar.

16 A Pesquisa exploratória pode ser usada para:
Familiarizar, elevar o conhecimento e a compreensão de um problema de pesquisa; Auxiliar na determinação de variáveis relevantes a serem consideradas num problema de pesquisa; Verificar se pesquisas semelhantes já foram feitas, quais os métodos utilizados e quais resultados obtidos.

17 Métodos de pesquisa exploratória (quanto aos procedimentos):
Levantamento em fontes secundárias: Levantamento bibliográfico: procura em livros, revistas especializadas, dissertações e teses, jornais, órgãos governamentais, sindicatos, associações de classe, concessionários de serviços públicos, etc. Levantamento documental: pesquisas anteriores ma empresa, registros de gastos, número de vendas, dados sobre produção, recursos humanos, atendimentos mensais. Arquivos públicos também servem como pesquisa documental.

18 Métodos de pesquisa exploratória (quanto aos procedimentos):
Levantamento em fontes secundárias: Levantamento estatístico: é sempre importante estar atento na busca de dados estatísticos que ajudam no delineamento do problema: FIPE, IBGE, FGV, BOVESPA, Fundação SEADE, etc. Levantamento de pesquisa efetuada: essas pesquisas permitirão um contato com a metodologia utilizada e levar você a utilizá-la ou não.

19 Métodos de pesquisa exploratória (quanto aos procedimentos):
2. Levantamento de experiência A forma de levantamento de experiências compreende: entrevistas individuais, ou em grupo com especialista. É perda de tempo entrevistar pessoas com pouca experiência significativa, pouco conhecimento ou que tenha dificuldade em se comunicar.

20 Os tipos de pesquisa (quanto aos fins)
Pesquisa descritiva: pesquisa que exige uma série de informações e conceitos sobre o tema, dando condições do pesquisador de criar elementos para discorrer sobre os fatos. Expõe características de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. São caracterizadas por possuírem objetivos bem definidos, procedimentos formais e serem bem estruturadas.

21 Os tipos de pesquisa (quanto aos fins)
A Pesquisa descritiva é utilizada para: A) Descrever as características de grupos, p.e. obter o perfil dos usuários [através de sua distribuição em relação a faixa etária, nível educacional, nível socioeconômico e localização]; B) Estimar a proporção de elementos numa população específica que tenham determinadas características ou comportamentos, p. e. quantos são diabéticos? quantos são assistidos pela Agemed? Quantos fazem atividades físicas?

22 Os tipos de pesquisa (quanto aos fins)
A Pesquisa descritiva é utilizada para: C) Descobrir ou verificar a existência de relação entre variáveis, p.e. será que as pessoas de maior nível educacional preferem nossa clínica? Será que os adultos acima de 40 anos estão mais preocupados com sua saúde que os jovens? Porque a saúde mental é mais afetada em jovens na faixa dos 15 anos que em pessoas de 50 anos?

23 Os tipos de pesquisa (quanto aos fins)
Pesquisa experimental: é toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento, p.e. aplicar uma ferramenta de gestão na organização para observar o resultado. Pesquisa teórica: é toda pesquisa que analisa uma determinada teoria específica, p. e. saber o que é Escola Burocrática. Pesquisa Social: É toda pesquisa que busca respostas de um grupo social. Exemplo: Saber quais os hábitos comunicativos de uma organização específica.

24 QUANTO A FORMA DE ABORDAGEM
Pesquisa quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc...).

25 QUANTO A FORMA DE ABORDAGEM
Pesquisa qualitativa: não se preocupa com representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento da compreensão do tema. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa. Não requer os uso de técnicas estatísticas.

26 MEIOS DE COLETA DE DADOS
Consiste no questionamento, verbal ou escrito, dos respondentes para a obtenção do dado desejado, que será fornecido por declaração, escrita ou verbal, do próprio. O método da observação consiste no registro de comportamentos, fatos e ações relacionados com o objetivo da pesquisa e não envolve questionamentos e respostas, verbais ou escritas.

27 MEIOS DE COLETA DE DADOS
1. COMUNICAÇÃO: Quanto ao grau de estruturação e disfarce: - Estruturado não disfarçado; - Não estruturado e não disfarçado; - Não estruturado disfarçado; - Estruturado disfarçado; Quanto à forma de aplicação: - Entrevista: * Pessoal: + Individual; + Em grupos;

28 MEIOS DE COLETA DE DADOS
1. COMUNICAÇÃO: Quanto à forma de aplicação: - Questionários autopreenchidos: * Pessoal (casa, locais públicos, etc); * Correio/Fax/ /Web

29 MEIOS DE COLETA DE DADOS
2. OBSERVAÇÃO: Quanto ao grau de estruturação: - Estruturada; - Não estruturada; Quanto ao grau de disfarce: - Disfarçada; - Não disfarçada: Quanto aos instrumentos utilizados: - Humanos; - Mecânicos; - Eletrônicos; Quanto ao objeto observado: - Direta; - Indireta

30 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
É o instrumento pelo qual as perguntas e questões são apresentadas aos respondentes e onde são registradas as respostas e dados obtidos. PROJETO DO INSTRUMENTO A melhor maneira de começar é através da redação de um primeiro rascunho em que, procura-se redigir as perguntas e as formas de coletar as respostas (brainstorming).

31 PROJETO DO INSTRUMENTO
Deve-se ter em mente que você precisa apresentar ao orientador o instrumento para que ele seja modificado, criticado, revisto, ampliado, reduzido, até chegar a versão definitiva. DECISÕES QUANTO À FORMA DE RESPOSTA Conforme o tipo de dado solicitado e se o interesse maior está na quantificação ou qualificação do dado solicitado, deve-se optar pelas seguintes formas de registro de respostas às perguntas: + Pergunta com resposta: Abertas Fechadas (dicotômicas, múltipla escolha; escalas)

32 REVISÃO E PRÉ-TESTES Após ter sido construído o primeiro rascunho, discutido com o orientador, feitas as revisões necessárias, estando considerado pronto, pode-se passar para a fase do Pré-teste. O Pré-teste consiste em saber como o instrumento se comporta numa situação real. São seus objetivos verificar: # se os termos utilizados nas perguntas são de compreensão dos respondentes; # se as perguntas estão sendo entendidas como deveriam ser;

33 REVISÃO E PRÉ-TESTES # se as opções de respostas nas perguntas fechadas estão completas; # se a sequência das perguntas está correta; # se não há objeções na obtenção das respostas; # se a forma de apresentar a pergunta não está causando viés;

34 CONCEITO DE AMOSTRAGEM
Amostra é qualquer parte de uma população; Amostragem é o processo de colher a amostra de uma população. Censo Pesquisam-se todos os elementos da população Quando se pretende conhecer alguns aspectos de uma população, há dois caminhos a seguir Amostra Escolha dentro da população os que farão parte da pesquisa

35 CONCEITO DE AMOSTRAGEM Quando se utiliza o censo????
+ Quando a população for pequena; + Quando os dados a respeito da população forem facilmente obteníveis, ou já estejam semidisponíveis num cadastro; + Se os requisitos do problema em estudo impõem a obtenção de dados específicos de cada elemento da população; + por imposição legal.

36 CONCEITO DE AMOSTRAGEM Passos para a seleção da amostra
Passo 1 – definir a população de pesquisa; Passo 2 – Identificar uma lista de todas as unidades amostrais da população; Passo 3 – Decidir o tamanho da amostra; Passo 4 – Selecionar um procedimento específico através do qual a amostra será determinada; Passo 5 – Selecionar fisicamente a amostra tendo por base os procedimentos dos passos anteriores.

37 População de pesquisa é o agregado de todos os casos que se enquadram num conjunto de especificações previamente estabelecidas. Exemplos: Mulheres que fumam e moram na região Norte de SC; Homens casados, na faixa dos 40 anos, silíacos, moradores de Joinville;

38 Amostra da pesquisa é a unidade sobre a qual procura-se obter os dados.
Exemplos: População: mulheres que fumam e moram na região Norte de SC; Amostra da pesquisa: - Mulheres ‘estudantes do curso superior’;

39 CÁLCULO DE AMOSTRAGEM Há um site que ajuda no cálculo da amostra, utilize-o. Tem as instruções de uso e o que é cada item.

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