Temperature Control on Daisyworld Introdução à Modelagem do Sistema Terrestre Camille Lanzarotti Nolasco Caroline Mourão Jussara Angelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA SOLAR.
Advertisements

A vida no planeta Terra Capítulo 08.
Climatologia.
Radiação Solar. Balanço de Radiação
Disciplina: CST 305 – Introdução a Modelagem do Sistema Terrestre Professor: Gilberto Câmara TEMPERATURE CONTROL ON DAISYWORLD CAPÍTULO 11 Alunos: Juliana.
GRUPO I Denilson Bezerra Luiz Gustavo Ricardo Siqueira São José dos Campos – SP 26 de julho de 2010.
Temperature Control on Daisyworld CST-305 – Introdução à Modelagem do Sistema Terrestre André Lyra Flávio Magina Isabel Pilotto.
Física Ilan Rodrigues Termologia - Calorimetria. 1. Introdução  C C C Calor é energia térmica em trânsito de um corpo para outro, devido a diferença.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
Luz e cor.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
6° ano - Geografia. Ilhas de Calor Colégio Senhora de Fátima.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
Estudo de ciências no 7º ano!!! Biodiversidade : você sabe o que é? É a variedade de espécies de seres vivos que existe em nosso planeta, assim como a.
 As “ilhas de calor” são uma anomalia do clima que ocorrem quando a temperatura em determinadas regiões dos centros urbanos fica muito maior do que a.
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres.
Site: UNIDADE 4 Capítulo 21 Site: 21 – Transmissão de Calor.
Termologia.
Estudo dos ecossistemas
Ciências da Natureza e suas
Maria Luiza-12 e Camille-1
GEOGRAFIA 1º ANO Prof. Gustavo Macieira C L I M A.
Ciências da Natureza e suas RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Professor: Guilherme Vieira
Ciências da Natureza e suas
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
Climatologia.
Índice de Vegetação Diferença Normalizada
Fatores de influência climática
Nascimento das estrelas
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
Climatologia.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
O Sol e a Heliosfera.
Fatores e elementos climáticos
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
1.2. Sistema Solar: a sua origem e os seus astros.
DINÂMICA DE POPULAÇÕES
Energia eólica.
Consequência s negativas da actividade vulcânica.
Ciências Naturais – 8.º ano
FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS: ENERGIA SOLAR
Ciências da Natureza e suas
Transferência de Calor
Radiação e irradiância
Efeito estufa.
Nascimento das estrelas
Ar.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC –2010.
Conceitos básicos da ecologia
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
Fundamentos em Ecologia
Ecologia.
A importância do calor para a vida na Terra
As reações químicas e a energia
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
Fatores e elementos climáticos Aula 2
Reflexão, transmissão e absorção
SERES VIVOS.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera,
AMBIÊNCIA CONSTRUÇÃO E CONFORTO TÉRMICO NAS INSTALAÇÕES ZOOTÉNICAS.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba Piúma/ES, 2º trimestre de 2019
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Temperature Control on Daisyworld Introdução à Modelagem do Sistema Terrestre Camille Lanzarotti Nolasco Caroline Mourão Jussara Angelo

Temperature Control on Daisyworld Hipótese de Gaia Fatores bióticos Fatores abióticos Auto-regulação A "Hipótese de Gaia", considera a Terra como um sistema único de auto-regulação, incluindo organismos bióticos e fatores abióticos. O modelo Daisyworld explora a forma como os organismos vivos tanto alteram como são alterados pelo clima, que é abiótico. Os organismos no modelo, são as margaridas e o fator climático considerado é a temperatura.

Daisyworld é um mundo cheio de dois tipos diferentes de margaridas: margaridas pretas e margaridas brancas. Eles diferem no albedo, que é a quantidade de energia que absorve o calor da luz solar. Margaridas brancas têm um albedo de superfície elevada e, portanto, refletem a luz e calor, arrefecendo a área ao redor delas. Margaridas pretas têm um albedo baixo da superfície e, portanto, absorvem a luz e calor, assim o aquecimento da área em torno delas. No entanto, há apenas uma faixa de temperatura em que certas margaridas podem se reproduzir, se a temperatura em torno de uma margarida está fora deste intervalo, a margarida não irá produzir descendência e, eventualmente, morrer. Temperature Control on Daisyworld

Quando o clima é muito frio, é necessário que as margaridas pretas se propaguem a fim de elevar a temperatura, e vice-versa - quando o clima é muito quente, é necessário que mais margaridas brancas cresçam, a fim de resfriar o temperatura. Para uma ampla gama de parâmetros, a temperatura e a população de margaridas eventualmente se estabilizam. No entanto, é possível que Daisyworld alcance uma temperatura muito quente ou muito fria, sendo que as margaridas não sejam capazes de manter a temperatura sob controle e todas as margaridas podem então, não sobreviver. Temperature Control on Daisyworld

A temperatura do Daisyworld está relacionada com a quantidade de energia que é refletida e, a quantidade de energia que é refletida. A diferença é a quantidade de energia solar absorvida. A quantidade de energia refletida de volta ao espaço depende do albedo do planeta. O albedo em troca depende da cobertura de margaridas brancas e pretas. O calor irradiado para o espaço está em função do quanto de energia que é absorvido. Temperature Control on Daisyworld

Ver o programa margaridas6.lua que gera os dados para reproduzir a figura 11.6 do livro Temperature Control on Daisyworld

Ver o programa margaridas_7_8.lua que gera os dados para reproduzir as figuras 11.7 e 11.8 do livro Temperature Control on Daisyworld